No passado sábado (25/07/09), o meu amigo Ricardo Travassos foi visitado pelos (amigos do alheio), gente que não respeita nada, nem ninguém, é "gentalha" que procura acima de tudo o lucro fácil. Com a crise tudo serve para fazer uns trocos, esquecendo o carinho, o trabalho e o investimento que os criadores fazem para manter os seus planteis.
terça-feira, 28 de julho de 2009
Roubo em Montemor-o-Velho - Coimbra
É já a seguir!
quinta-feira, 16 de julho de 2009
Iluminação artificial para julgamentos
Muitas vezes são questionados pelos Sres. juízes pela fraca iluminação (natural) para fazer um julgamento adequado das aves em exposição. Não devemos esquecer que a avaliação de uma ave é como a eleição de uma Miss ou um Mister, o que se procura é o melhor dos melhores, a miss e mister era no sentido figurado, claro. Mas, tudo conta.
Vamos ser positivos, vamos lá ver se, se faz luz, minha gente!
Então vamos falar de iluminação artificial para julgamentos (mais um custo para as associações/clubes). Ao dar uma volta nas minhas revista, livros antigas e apontamentos (pequenos monos), sobre aves, dei conta de uma revista da Federação Ornitológica Nacional Portuguesa (Portugal Ornitológica - Órgão Oficial da FONP) - Ano II, nº2, 2006, onde na pagina 53 vem um artigo sobre iluminação artificial recomendada pelo CNJ (Colégio Nacional de Juízes) para julgamento.
Muitos, se interrogam como se poderá fazer um aparato para tal efeito, pois bem aqui está o dito artigo que elucida muito bem tudo o que se pretende.
Fonte da informação: Revista - Portugal Ornitológico - Órgão Oficial da Federação Ornitológica Nacional Portuguesa - 2006
terça-feira, 14 de julho de 2009
O mais meigo e manso Babete que já tive e vi.
Obrigado às pessoas que se deixaram e que me pediram para ser fotografados com a ave.
Vou resumir para não ser demasiado longo.
Moro na alta da cidade de Coimbra, era Outono quase inverno, os dias já começavam a ficar frios e a chuva aparecia sem ser convidada, das minhas criações nasceram 6 Bebettes cor selvagem, os passarinhos foram crescendo e foram anilhados como outros, com o passar do tempo ficaram pássaros lindos.
Até que os separei dos pais, estavam agora por conta própria, destinados a participar na exposição ornitológica de Coimbra, até aqui é uma história vulgar mas, vão ver que não é!Fica a saudade, pois veio a morrer um ano depois (Ácoros, nos pulmões).
Esta é a minha singela homenagem ao MEU Babette.
Ps. As minhas desculpas a algumas pessoas vistas nas fotos, por não me ser possível obter o seu contacto, visando pedir autorização para publicação das mesmas mas, como no meu modo de ver este artigo não difama ou prejudica a imagem dessas pessoas.
Mesmo assim estou ao dispor dos visados para retirar alguma foto, bastando para tal enviar-me um emeil ou telefonar.
Arquivo do blog 2009
► Julho (4)
- Coimbra - Centro - Portugal
- Fotografia/photographia
- MUITO OBRIGADO
- Extinção ameaça 1.200 espécies de aves
- ► Junho (5)
- Alerta!! Urgente!!!!
- Aves exóticas- Diamante Sparrow
- Diamante Mascarado
- Diamante Mandarim
- DIFERENÇAS ENTRE ALGUNS EXÓTICOS 4
- ► Maio (7)
- Silvestrismo - Don Fafes
- Entre amigos com Hugo Pinheiro
- Tenebrios molitor /larva da farinha
- E os canários, Osvaldo?
- DEGOLADO Amadina Fasciata
- Tintelhão africano - Degolado
- MOMENTOS BIRDSBLOG
- ► Abril (8)
- Notícias ornitológicas - ao centro (Coimbra)
- Quem é pequenino hoje?
- LIVROS E EVISTAS
- Para sí, qual destas misturas p/ canários é a melh...
- Forpus Celestial
- Don Fafe - recordações de miudo ...
- DIFERENÇAS ENTRE ALGUNS EXÓTICOS 3
- Feira dos passarinhos - Porto
- ► Março (6)
- Entre amigos com Paulo Henriques.
- Bicos de chumbo versos Bicos de chumbo
- WikiAves - site informativo sobre aves do Brasil
- Periquito Princesa de Gales
- DIFERENÇAS ENTRE ALGUNS EXÓTICOS 2
- IBAMA apreende aves na Amazônia
- ► Fevereiro (6)
- DIFERENÇAS ENTRE ALGUNS EXÓTICOS 1
- Entre AMIGOS com Cláudio Carvalho
- Novidade nas aves exóticas.
- Comedouros para férias/criações
- As aves voltam a ser notícia! Correio da Manhã
- ÁCAROS - Ivomec pour-on, Noromectin pour-on na Orn...
- ► Janeiro (3)
sexta-feira, 10 de julho de 2009
Coimbra - Centro - Portugal
Depois de ser encontrado e entregue no ICNB no choupal, ficou ao cuidado do CERVAS.
Foi com satisfação que ao contactar o dono desta aves, este me adiantou que tinha recuperado o seu papagaio.
Final feliz para o papagaio e o seu dono.
quinta-feira, 9 de julho de 2009
Fotografia/photographia
MUITO OBRIGADO
sexta-feira, 3 de julho de 2009
Extinção ameaça 1.200 espécies de aves
Um relatório divulgado na quinta-feira (9) pela organização BirdLife International apontou que 1.200 espécies de aves (foto ilustrativa) ilustestão ameaçadas de extinção, sendo 190 em situação crítica. O documento, apresentado no Congresso Mundial da Natureza, em Barcelona (Espanha), revela que, a apenas dois anos da data estipulada para frear o desaparecimento de aves, a velocidade da perda da diversidade "ainda está longe da desaceleração", o que faz prever que as metas previstas para 2010 não serão cumpridas.
Segundo Alison Stattersfield, diretora da BirdLife e editora do relatório da entidade, como o ser humano tem mais conhecimento sobre as 9.856 espécies de aves do que em relação à maioria dos outros animais e plantas, este dado é preocupante na hora de avaliar a perda global de biodiversidade do planeta. A "lista vermelha" das aves, baseada no número e no estado das espécies ameaçadas, mostra que as aves "avançam mais rápido do que nunca" rumo à extinção e que os recursos disponíveis para sua conservação quase não aumentaram em dez anos, além de não serem suficientes.
De acordo com o documento, os principais causadores desta situação são a perda de florestas, a agricultura, a superexploração e o desenvolvimento das infra-estruturas, além da poluição.Das quase 10 mil espécies de aves do mundo, 45% são utilizadas pelo ser humano e mais de um terço é domesticada, enquanto uma entre sete espécies acaba caçada para servir de alimento.Apesar da situação crítica, 16 espécies de aves conseguiram fugir da extinção nos últimos anos graças a campanhas de conservação, enquanto outras 18 foram classificadas em categorias de menor risco.
Fonte: Yahoo!