Apesar de ter sido Campeão Nacional em Bengalins, em 2003 (preto cinzento e preto castanho) tem um gosto muito especial por Psitacideos.
sexta-feira, 27 de março de 2009
Entre amigos com Paulo Henriques.
Apesar de ter sido Campeão Nacional em Bengalins, em 2003 (preto cinzento e preto castanho) tem um gosto muito especial por Psitacideos.
terça-feira, 24 de março de 2009
Bicos de chumbo versos Bicos de chumbo
Muita atenção : estamos a falar de cores ancestrais (selvagem), porque em ambas as espécies há actualmente mutações muito interessantes, podem variar entre: o castanho claro, castanho escuro/cinzento, branco e branco azul.
São duas aves exóticas que ultimamente têm visto a sua popularidade crescer muito em Portugal.
Talvez por a importação de aves ter estado fechada (gripe das aves), muitos criadores resolveram dedicar-se a criação destas pequenas aves. A sua manutenção e criação em cativeiro e relativamente fácil, podem ser criados por amas(Bengalins) ou pelo próprios progenitores.
Quando são criados pelos pais verdadeiros o seu desenvolvimento é muito mais rápido.
Para terminar, devido a dificuldade em destingi-las, muitos criadores compram casais (cantans x malabarica), apesar de diferentes, eles reproduzem, tal facto não é positivo na minha opinião. Este cruzamento desvirtua as duas espécies, para que as espécies se mantenham o mais natural possível seria conveniente reproduzir: (L/cantans x cantans ou L/mamabarica x malabarica ) .
Espero desta forma ter ajudado. Se foi enganado!
Procure um criador, tente trocar as aves, para desta forma obter um bom casal "verdadeiro".
BOA SORTE!
segunda-feira, 9 de março de 2009
WikiAves - site informativo sobre aves do Brasil
Nota:
Periquito Princesa de Gales
Periquito Princesa
Linhagem real
Nesta ave tudo respira requinte e elegância, muito embora venha da palradora família dos periquitos, parentes próximos dos barulhentos papagaios. Foi baptizada com o nome científico de Polytelis alexandrae em honra da princesa Alexandra da Dinamarca que se tornaria rainha de Inglaterra ao casar-se com o príncipe Eduardo VII de Gales. O nome ganhou variações que foram até Periquito Rainha Alexandra.
Ele e ela O nome que mais diz sobre esta ave australiana é o de Periquito de Garganta Rosa, por ser esta cor aquela que melhor a distingue de outros periquitos, a par da sua coroa azul (cinzenta no caso das fêmeas) que sobressai sobre o tom maioritariamente verde da plumagem, a qual é mais garrida nas asas. O bico é de um vermelho coral, bem mais pálido no caso das fêmeas. Enquanto os machos têm íris cor-de-laranja, elas ficam-se pelo castanho. No que à coloração diz respeito, em que o verde predomina, há ainda duas outras mutações: albino e azul.
Coroada e com predicados É uma ave pequena, mas a sua estreita e longa cauda granjeiam-lhe quase meio metro de comprimento total. Mas quem apenas ouvir os seus chamamentos barulhentos poderia facilmente imaginar uma ave maior. Ainda que cada vez mais difíceis de encontrar em liberdade, são uma das espécies favoritas entre muitos avicultores, e as razões são de peso: podem chegar aos 30 anos, conseguem, perante um ambiente favorável, afeiçoar-se a mais do que um membro da família, e são aves adoráveis e de uma beleza surpreendente a cada dia.
http://www.instinto.pt/site/saude_formulario.php
A instinto conta com profissionais para o ajudarem. Ao entrar no site desta revista pode ainda encontrar: Fórum - Curiosidades - Notícias - Espécies - Educação - Entrevistas - Saúde - Contactos - Adopções e Especiais. Tudo isto para os seus animais.
Fonte : http://www.instinto.pt/site/index.php
terça-feira, 3 de março de 2009
DIFERENÇAS ENTRE ALGUNS EXÓTICOS 2
Podemos ver que nas imagens há pequenas diferenças mas, suficientes para podermos acertar num casal. Se observarmos com atenção numa boa iluminação a coloração avermelhada da fêmea na cabeça é menos colorida que a cor da cabeça do macho,
quando visto de barriga para cima podemos observar que o macho possui umas pequenas penas vermelhas na cloaca, coisa que as fêmeas não têm (cuidado que muitos "aldrabões", arrancam-nas para as venderem como fêmeas).
Na altura em que o casal esta prestes a criar pode ver-se perfeitamente as diferenças. A fêmea apresenta a barriga perto da cloaca dilatada devido a formação dos ovos; o macho apresenta um "espigão" saliente, que quase forma um "L" entre a base do espigão e barriga.
A foto em cima (duas fotos do lado direito da mesma) representa muito bem o que é um macho e uma fêmea, aliás, esta diferença pode ser válida para outras aves (canários entre outros). Este pormenor é bem perceptível entre os sexos .
Pode ver-se que a coloração das cabeças difere entre ambas as aves. Outra das diferenças é que os machos cantam e as fêmeas não.
Tudo o que escrvevi depende sempre da condição fizica das aves, plomagem, idade, etc...
Devo ainda lembrara que só os machos cantam, durante a corte de acasalamento o macho
dançam, ele curva-se perante ela, balança a cabeça por uns 10 segundos (nesta posição) e logo após, começa a saltitar com o peito estufado e com o olhar fixo na fêmea.
Como informação complementar, existem variações de cores entre o Diamante-de-gould: classícos, pasteis, azuis, amarelo e brancos, o curioso é que todas estas podem ter as cabeças de variadissimas cores: cabeça-vermelha, cabeça-preta, e cabeça-amarela, cabeça-laranja, cabeça-cinza entre muitas outras outras. Os criadores nunca estão satisfeitos com a cor que têm.