sábado, 11 de abril de 2009

DIFERENÇAS ENTRE ALGUNS EXÓTICOS 3

Canário da terra verdadeiro - Sicalis flaveola
Origem: Originário da América do Sul, mas disperso um pouco por vários países, pode ser encontrado na Colômbia, Equador, Venezuela, Peru, Brasil e Argentina.

No Brasil, pode ser visto no Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Minas Gerais.
Como se pode ver existe em vários lugares, essa dispersão populacional tem influencia na sua coloração, variando conforme a região do país existe.
A alimentação é tipicamente constituída de sementes (sementes para canários e exóticos) e vegetais folhosos.
Período de reprodução: Agosto a Novembro.

O ninho deve ser tipo caixa de periquito ou em corda fechado. Leva palhas, penas e outros materiais de modo a encher todo o espaço disponível, depois vai tecer uma tigela (tipo ninho de canário) no interior do ninho, chocando até 4 ovos. Os filhotes são da cor cinzenta ou parda , independente do sexo.
Na época da reprodução os macho canta seguidamente, declarando o território ocupado. É um canto formado por várias sílabas altas, repetidas a estes canto também é chamado "canto de estalo", com interrupções nos intervalos para depois iniciar toda a corte e demonstrar aos outros machos que aquele território já tem dono.
Dimorfismo sexual: Nestas espécie as fêmeas também cantam, a cor a melhor forma de destingir os dois sexos, como se pode ver nas fotografias a cor dos machos mais forte que as fêmeas, quando se tem um casal pode ver-se as diferenças, se forem pares de machos ou fêmeas as coisas podem ser complicadas.

Emberiza striolata
També é conhecido por: House Bunting, Escribano Sahariano, Bruant striolé, イエホオジロ e Gri başlı kiraz kuşu

Origem: África partir de Marrocos sul de Mali e no leste de Chade.
Alimentação natural alimentação consiste de insectos quando jovem, e outro sementes; em cativeiro, pode ser mantido com uma mistura tipo "aves silvestres" e canários, os bichos "Tenebrios Molitor ou Búfalo" devem fazer parte da sua E não esquecer o grit.
Se lhe proporcionar uns banhos de terra vermelho e um pouco de sol a aves ficara muito mais feliz.
A nidificação, o criador ou amante destas aves pode optar por um ninho fechado com buraco (tipo agapornis), porque na natureza nidifica em buracos de paredes e tijolos.
A postura pode ir de 2 a 4 ovos, a incubação dos mesmo leva 12 a 14 dias.
Neste período os insectos ou papa de insectos são muito importantes para o desenvolvimento da sua prole.
Aves que se adapta bem ao criador, tornando-se calmo, em muitos casos pode mesmo vir a comer à mão.
Como curiosidade, em Marrocos, a espécie é tradicionalmente considerado sagrado, e tornou-se muito manso, entrar livremente no interior casas, lojas e mesquitas onde se alimenta.
Atenção: Ave protegida

Tiaris olivaceus - Yellow-faced Grassquit
Esta ave pode ser encontrada: Do México à Colômbia e noroeste da Venezuela, nas Grande Antilhas, Estados Unidos e Havai.
Mas, nos dias de hoje já é possível encontrara este aves na casa de grandes criadores de aves exóticas na Europa.
Estes procuram estudar vários itens: , alimentação, comportamento, genética, condição de nidificação entre outras condições essenciais para a sua manutenção e criação em cativeiro.
Alimentam-se de grãos e sementes par exóticos c/ mistura dos periquito, frutas e pequenos insectos(Tenebrios molitor, pequenos).Também pode comer papa de ovo misturada com para de insectos, sementes germinadas e cus-cus "cozido" .
O grit deve estar sempre à sua disposição.
O seu ninho deve ser feito em corda ou madeira, de preferência de forma oval com buraco.
Durante a postura deve dar-se um suplemento de cálcio para ajudar a formação do ovos e postura.
A postura é por norma de 2 a 4 ovos, a eclosão deve acontecer por volta dos 12 a 14 dias depois do choco.
Os filhos quando emplumados são da cor da mãe, só ao fim de um ano é que se começa a ver a diferença entre as crias, então com a muda pode-se ver nascer as penas que dão a cor aos machos.
Bem sei que muitos são contra a criação de aves em cativeiro. Mas, penso que nenhum criador sensato tem aves destas, só por ter; estes, hoje em dia estão munidos de conhecimento e informação, e em muitos casos aconselhamento veterinário para as poder manter , criar e seleccionar, usando o estudo em genética para obter novas cores e espécies mais resistentes.
Eu sei que a criação de aves exóticas e silvestres em cativeiro é muito polémica.
Mas, temos que ter em atenção que a Ornitologia pratica evoluiu muitíssimo nos últimos 20 anos, hoje há grandes criadores que dedicaram muitos anos ao estudo das aves, usando métodos de ponta, como por exemplo a conservação de genes de grandes reprodutores, também as grandes imprensas ligadas a ornitologia investigam cada mais e melhor no que diz respeito às aves: as comidas, os suplementos alimentares, as vitaminas, os ninhos, as papas entre muitos outros produtos. O investido em dinheiro e tempo para se atingir um nível muito elevado neste mundo cada vez mais competitivo, leva ao crescimento da ornitologia.
Penso até que em muitas espécies existira mais variedade genética em aves em cativeiro que na própria natureza, li à relativamente pouco tempo, hoje há mais Diamantes de Dould em cativeiro que em liberdade, que até se pensa em recorrer aos criadores para repovoar algumas áreas devastadas pelos fogos e outras intemperes.
Os grandes zoos, os parques ornitológicos também eles têm veterinários e pessoas com competência cientifica para dar as melhores condições as aves, logo os criadores inscritos nos seus clubes ou associações podem criar aves em cativeiro.
Também eu, para fazer muitas das matéria para este blog sou obrigado a ir ler e pesquizar, isso também é apreder e ganhar conhecimento!

Sem comentários: