Nome: Miguel Gaudêncio
Clubes: COBL (Clube Ornitófilo da Beira Litoral)
AOC (Associação Ornitológica de Coimbra)
Com o STAM. Nº 972 H
Espécies que crio: Só canários (cor e porte)
Morada: Palmazes, Penacova
Contacto: 919924916 /
gaudencio_gaudencio@sapo.pt
Como já é hábito voltei a visitar um criador, perto do último dia do ano de 2008 fui visitar o canaril do Miguel Gaudêncio, posso dar-lhe os parabéns pelo seu excelente canaril, bem sei que ainda não está como ele quer, mas com o tempo as coisas irão ficar ao “fininho”.
Apostando em aves de muito boa linhagem. Procura sempre buscar “sangue” aos melhores criadores, assim trabalha os seus canários de modo a evoluir e obter futuramente bons resultados.
Para atingir o patamar que ambiciona no próximo ano investiu em bons reprodutores, mas sem entrar em “loucuras”, no decorrer da nossa conversa sugeri então que me escrevesse um pequeno texto (entrevista) para o
Birdsblog para acompanhar algumas fotos que fiz no dia.
“Dei início à criação de canários há cerca de 9 anos, mas só estou federado à uns anos para cá, depois de começar a contactar com alguns criadores. Desde miúdo que tive aquele bichinho pela passarada, tive todo o tipo de aves selvagens. Em seguida vieram as pombas seguidas dos Mandarins, Bengalins, Viúvas e Degolados; até que por fim os canários. Penso que herdei o gene da minha mãe, pessoa que nasceu com o gosto pela terra e pelos animais.
Dei início á criação com Fifes (10 casais), uma raça que recomendo a qualquer iniciado pois é acessível a nível monetário e de fácil trato, é uma raça meiga, calma e de boa reprodução.Com o decorrer do tempo tive necessidade de me envolver no mundo da canaricultura, dai ter adquirido ano a ano novas raças de canários mas mesmo assim ainda hoje não largo os Fifes que tenho como canário de eleição.
Crio actualmente com 84 casais de canários das raças: lipocromos vermelhos, brancos, amarelos e marfins, vermelhos mosaicos, castanhos vermelhos mosaicos, castanhos pasteis vermelhos mosaicos, Phaeo vermelhos mosaicos, Àgatas vermelhos mosaicos, Arlequim português, Gloster e Fife fancy. Dos quais os que mais prazer me dão de criar são os lipocromicos, apostando este ano nos castanhos vermelhos mosaicos com um toque especial.
Tenho um canaril de linha amarela com 36 viveiros e outro de linha vermelha com 48 viveiros de criação; cada um deles com duas voadeiras de 3 metros.
Alimentação: Sementes canário light da versele-laga com nutribird granulado tb da versele-laga balanceado em cerca de 50%; papas Orlux e Chemi-vit com probioticos, vitaminas e minerais tudo da linha orlux e utilizo muitos produtos da colombine para pombos-correios, a nível de antibióticos tudo da oropharma.
Tenho um plano de trabalho para a criação feito por mim o que aconselho pois assim vamos ajustando os métodos às carências que vão surgindo, tanto alimentares como físicas como também os registos que são fundamentais.
O que aconselho a quem começa é criar com poucos casais mas com pássaros de boa qualidade ou seja adquiridos a criadores e manter contacto com esses mesmos criadores para ajudar a dar inicio a esse grande "vício".
( Para terminar esta entrevista perguntei: Qual a opinião sobre as exposições ornitológicas Nacionais? Quais as suas perspectivas para o Mundial.)
Quanto às exposições não me vou prenunciar, já que não quero "espinhos" com ninguém, mas uma coisa te digo a nível geral todas tem vindo a melhorar o que é muito bom para todos os aficionados pela passarada.
Para o Mundial de 2010 esse está reservado a criadores noutro patamar que eu penso vir a alcançar, mas nunca se sabe o que o futuro nos reserva de qualquer modo dou os parabéns á direcção da FONP pelo trabalho realizado e espero que seja o melhor mundial de sempre.”
Muito obrigado ao Miguel pela maneira como me recebeu em sua casa, só tive pena pelo mau estado do tempo nada favorável para as fotos, mas fez-se o melhor, ficando no ar uma nova visita a combinar com mais dois ou três criadores.
Felicidades nas tuas criações para o novo ano 2009.