quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Notícias - PÁSSAROS 2008

O ano começa muito mal no que diz respeito à Ornitologia no centro do país!

Esta é a noticia de capa dos dois diários da cidade de Coimbra, para os amantes dos animais não foi uma boa noticia e para quem gosta de aves é muito triste.

Tendo sido esta obra tão estudada e tão cara, esteve a obra parada por problemas de alinhamento; ficam algumas perguntas. Como decorreu o seu estudo de impacto ambiental? As aves emigram todos os anos! As sua rotas podem ser monitorizadas e (são) conhecidas pelos especialistas da natureza.

Ainda fico mais preocupado com esta noticia, porque só agora se deu pela morte das aves, pelo que sei esta ponte foi oficialmente inaugurada, em 2004, veio permitir o acesso mais rápido à zona do Vale das Flores e Pólo II da Universidade, para quem vem do IC2 ou da margem esquerda da cidade. Quantas aves já padeceram nestes 4 anos?

Noticia retida do Diário das Beiras de 06/01/2008
Pássaros morrem contra acrílico transparente

As protecções sonoras na Ponte Rainha Santa e na via rápida que liga à Ponte da Portela estão a matar dezenas de pássaros, que chocam, em voo, com as placas em acrílico transparente.

Desenvolvimento no interior do jornal "Diário das Beiras"

Fonte da Informação: Diário das Beiras
http://www.asbeiras.pt/

sábado, 3 de janeiro de 2009

Entre Amigos com Miguel Gaudêncio




Nome: Miguel Gaudêncio
Clubes: COBL (Clube Ornitófilo da Beira Litoral)
AOC (Associação Ornitológica de Coimbra)
Com o STAM. Nº 972 H
Espécies que crio: Só canários (cor e porte)
Morada: Palmazes, Penacova
Contacto: 919924916 / gaudencio_gaudencio@sapo.pt


Como já é hábito voltei a visitar um criador, perto do último dia do ano de 2008 fui visitar o canaril do Miguel Gaudêncio, posso dar-lhe os parabéns pelo seu excelente canaril, bem sei que ainda não está como ele quer, mas com o tempo as coisas irão ficar ao “fininho”.
Apostando em aves de muito boa linhagem. Procura sempre buscar “sangue” aos melhores criadores, assim trabalha os seus canários de modo a evoluir e obter futuramente bons resultados.

Para atingir o patamar que ambiciona no próximo ano investiu em bons reprodutores, mas sem entrar em “loucuras”, no decorrer da nossa conversa sugeri então que me escrevesse um pequeno texto (entrevista) para o Birdsblog para acompanhar algumas fotos que fiz no dia.

“Dei início à criação de canários há cerca de 9 anos, mas só estou federado à uns anos para cá, depois de começar a contactar com alguns criadores. Desde miúdo que tive aquele bichinho pela passarada, tive todo o tipo de aves selvagens. Em seguida vieram as pombas seguidas dos Mandarins, Bengalins, Viúvas e Degolados; até que por fim os canários. Penso que herdei o gene da minha mãe, pessoa que nasceu com o gosto pela terra e pelos animais.


Dei início á criação com Fifes (10 casais), uma raça que recomendo a qualquer iniciado pois é acessível a nível monetário e de fácil trato, é uma raça meiga, calma e de boa reprodução.Com o decorrer do tempo tive necessidade de me envolver no mundo da canaricultura, dai ter adquirido ano a ano novas raças de canários mas mesmo assim ainda hoje não largo os Fifes que tenho como canário de eleição.

Crio actualmente com 84 casais de canários das raças: lipocromos vermelhos, brancos, amarelos e marfins, vermelhos mosaicos, castanhos vermelhos mosaicos, castanhos pasteis vermelhos mosaicos, Phaeo vermelhos mosaicos, Àgatas vermelhos mosaicos, Arlequim português, Gloster e Fife fancy. Dos quais os que mais prazer me dão de criar são os lipocromicos, apostando este ano nos castanhos vermelhos mosaicos com um toque especial.

Tenho um canaril de linha amarela com 36 viveiros e outro de linha vermelha com 48 viveiros de criação; cada um deles com duas voadeiras de 3 metros.

Alimentação: Sementes canário light da versele-laga com nutribird granulado tb da versele-laga balanceado em cerca de 50%; papas Orlux e Chemi-vit com probioticos, vitaminas e minerais tudo da linha orlux e utilizo muitos produtos da colombine para pombos-correios, a nível de antibióticos tudo da oropharma.

Tenho um plano de trabalho para a criação feito por mim o que aconselho pois assim vamos ajustando os métodos às carências que vão surgindo, tanto alimentares como físicas como também os registos que são fundamentais.

O que aconselho a quem começa é criar com poucos casais mas com pássaros de boa qualidade ou seja adquiridos a criadores e manter contacto com esses mesmos criadores para ajudar a dar inicio a esse grande "vício".

( Para terminar esta entrevista perguntei: Qual a opinião sobre as exposições ornitológicas Nacionais? Quais as suas perspectivas para o Mundial.)

Quanto às exposições não me vou prenunciar, já que não quero "espinhos" com ninguém, mas uma coisa te digo a nível geral todas tem vindo a melhorar o que é muito bom para todos os aficionados pela passarada.

Para o Mundial de 2010 esse está reservado a criadores noutro patamar que eu penso vir a alcançar, mas nunca se sabe o que o futuro nos reserva de qualquer modo dou os parabéns á direcção da FONP pelo trabalho realizado e espero que seja o melhor mundial de sempre.”



Muito obrigado ao Miguel pela maneira como me recebeu em sua casa, só tive pena pelo mau estado do tempo nada favorável para as fotos, mas fez-se o melhor, ficando no ar uma nova visita a combinar com mais dois ou três criadores.

Felicidades nas tuas criações para o novo ano 2009.

O Birdsblog, deseja a toda a equipe da instinto um bom ano novo, muita saúde e sucesso nos projectos para este ano (2009) que inicia.

Número 12 - Ano 02 - Dezembro 2008
Alimentação das aves
Papa a papa



Pensa seriamente em encher a sua casa com os trinados de uma ave? Então precisa destas breves noções sobre aquilo que devem comer, a fim de se manterem saudáveis e felizes. Logo que se decida sobre que espécie vai adquirir, informe-se acerca da sua dieta específica.
Cada espécie tem as suas necessidades específicas, as quais decorrem do seu habitat natural, onde as aves descobrem a melhor forma de se manterem saciadas e fortes recorrendo ao que o meio envolvente lhes oferece, com vista à sobrevivência e a manterem- se saudáveis. Daí que a busca de alimento as ocupe durante a maior parte do tempo. Quando em cativeiro, essa preocupação fica a nosso cargo, e com ela devemos perder o tempo necessário a fim de obter o mesmo resultado: aves saudáveis e felizes. A grande capacidade de adaptação das aves jogará a seu favor nesta tarefa, desde que os alimentos sejam nutritivos e nas quantidades adequadas
— Sementes são imprescindíveis, mesmo que diferentes daquelas a que a ave estava habituada.
— Nos primeiros dias de vida não lhes pode faltar alimento vivo, caso de insectos e minhocas ou larvas, por exemplo, pois é isso que, em liberdade, os pais dão às suas crias. Papas feitas em casa são outra possibilidade.
— Verdura, fruta e legumes são incontornáveis fontes de vitaminas.

— Por certo já viu o esqueleto de chocos em gaiolas e viveiros ou mesmo conchas de ostra ou simples conchas trituradas. Não só servem para se entreterem a afiar os bicos como são boas fontes de cálcio e sais minerais.

— É aconselhável variar de dieta de quando em vez — alternando papas e sementes, por exemplo — a fim de corrigir alguma carência alimentar não perceptível.

— Há quem defenda um dia de jejum semanal e quem opte por medicação que ajude a desintoxicar o trato digestivo. Sobre isto deve aconselhar-se ao pormenor junto da loja onde adquirir a ave ou de um veterinário.
Envie as suas dúvidas e questões :
A instinto conta com profissionais para o ajudarem.Ao entrar no site desta revista pode ainda encontrar: Fórum - Curiosidades - Notícias - Espécies - Educação - Entrevistas - Saúde - Contactos - Adopções e Especiais. Tudo isto para os seus animais.