quarta-feira, 20 de maio de 2009

Tenebrios molitor /larva da farinha

Os tenebrios fazem parte da alimentação de muitas aves incectivoras, também são muito apreciadas pelos filhotes de algumas espécies, por se tratar de uma fonte rica em proteína animal, gorduras, carboidratos, matérias fosfatadas e fibras digestíveis.

Nome comum: Tenébrio, tenebra, tenébrio molitor
Nome científico: Tenebrio molitor


Tenebrio molitor, mais conhecido por sua forma larval, a "minhoca" da farinha , é uma espécie de escaravelho da família dos Tenebrionidae.

Como todos os insectos segue um ciclo de quatro estádios diferentes durante a vida: ovo, larva, pupa (crisálida) e adulto (escaravelho).

Alimentação:Farelos de trigo , pão duro (vários tipos de pão), alguns tipos de farinha para pintos, para fornecer alguma água indirecta podemos colocar a sua disposição: maçã,cenoura e batata, estas devem ser cortadas em finas fatias 2mm de espessura, se optar por dar água, esta deve ser colocada num recipiente com algodão, deste modo evitamos o afogamento dos bichos, a quantidade deve ser totalmente bebida em 24 horas. Podemos fornecer alimento para uma semana mas, devemos levar em conta que os farelos ,pão entre outros são secos logo não devem faltar suplementos ricos em água.

A retirada de sobras fruta e outros alimentos de fácil oxidação e posterior putrefacção deve ser feita diáriamente, deste modo irá impedir o desenvolvimento de fungos na caixa.

A cultura de tenebrios, pode ser feita numa caixa tipo “taparué”, larga com cerca de 20 cm de profundidade, ai deve colocar-se o farelo como substrato e alimentação, deve então colocar esta cultura em local escuro mas, a uma temperatura constante, entre 26 e 32° C. podemos ficar sossegados, depois da transformação de pupas em escaravelhos , estes não voam, deve ser mantido em ambientes secos e escuros.
Nunca deve deitar fora o substrato “restos que ficam no fundo”pois é ai que as fêmeas colocam os ovos, em condições normais estes eclodem após 15 dias e alimentam-se também de farelos.

Atenção, se pretende ter tenebrios em vários estágios de vida pode escolher as temperaturas baixas, assim retarda o seu ritmo e correspondente ciclo de vida.
Pode ser encontrado nas casas PET, onde se vendam repteis, escorpiões e anfibios.

Sem comentários: