sábado, 26 de junho de 2010

Papagaio do Senegal


Número 06 - Ano 04 - Junho 2010

Melhor do que um papagaio
Massarongo do Senegal, a par do seu nome científico, Poicephalus senegalus, talvez seja a designação mais correcta, mas esta ave é comummente designada por Papagaio do Senegal, ficando em qualquer dos casos bem explícita qual a sua origem.

Menos é mais
Mais pequeno (apenas 25 centímetros quando adulto), menos dispendioso, menos barulhento e nada destruidor. É verdade, nem parece que falamos de um papagaio, mas é assim que é descrito o Papagaio do Senegal. Por isso, é muitas vezes recomendado a quem se inicia nestas lides. Menos, aqui, é mesmo mais, pois é igualmente gratificante e, com ele, o difícil é não estabelecer laços fortes de amizade e companheirismo, nem sempre associados a relações entre humanos e aves. Aos mais jovens pode ensinar- -se-lhes igualmente algumas palavras que passarão a repetir, mas o dicionário do Papagaio do Senegal é mais limitado do que outros familiares, inclusive da mesma região da África Ocidental.
Prima dona
Também não é caprichoso como muitos dos seus parentes, todavia, é do tipo temperamental, que necessita de atenção por parte do dono, caso contrário pode sentir-se negligenciado o que é fácil de perceber pois entra em stress e passará a fugir do contacto com humanos e a refugiar-se em cantos inacessíveis da gaiola ou adopta um comportamento mais apático. Não apenas não é desejável como seguramente não é esse o propósito de quem opta por um papagaio. O bom mesmo é ganhar tempo com ele (a expressão perder tempo não faz sentido quando em jogo está a ligação a uma ave tão especial e divertida). Puxe por ele, brinque com ele, ensine-o a palrar e cuide bem dele. No final, ficam ambos a ganhar. Atente apenas no facto de, apesar de pequeno e sociável, ter uma inesperada força no bico, pelo que mais vale agir à cautela, até se familiarizar com o seu temperamento e com os comportamentos típicos, e que variam de ave para ave. No que toca à alimentação, basta visitar uma loja da especialidade e encontrará tudo aquilo de que necessita para o manter saudável e saciado. Sempre que lhe introduzir legumes na dieta, estes devem ser bem lavados e deve vigiar as fezes do animal. Se forem demasiado líquidas quer dizer que aquele vegetal não é indicado. Basta que descubra aqueles de que ele mais gosta.

Vamos à rua
Caso não tenha um viveiro no exterior e queira que ele apanhe ar fresco no Verão, saiba que tem de colocar a gaiola sempre, sempre à sombra, pois este Massarongo não gosta de sol directo. Sob temperaturas demasiado altas, ele apreciará se o borrifar com água, desde que esteja à temperatura ambiente. A que deve estar sempre fresca é a do bebedouro.

Em parceria com o site instinto
Retirado do site: http://www.instinto.pt/

Sem comentários: