segunda-feira, 28 de junho de 2010

Notícias sobre aves


António Rosado
Leiria - Congresso Internacional junta dezenas de observadores
Observar pássaros é uma coisa séria


Vários especialistas estrangeiros já estão confirmados para 3.ª edição do Encontro Internacional de Observadores de Aves que vai decorrer em Outubro. Serra de Sicó e Pinhal de Leiria são locais privilegiados para contemplação das várias espécies.
Aquilo que para alguns não passa de uma actividade entediante é, para muitos, uma ocasião soberana para conviver com a natureza. No mundo são milhares, em Portugal são muitas centenas, os observadores de aves selvagens: Alguns vão reunir-se este ano em Leiria, no próximo mês de Outubro.
O programa do encontro é apresentado amanhã no Jardim Luís de Camões pelo Pólo de Turismo Leiria/Fátima, mas o DIÁRIO AS BEIRAS antecipa os pontos mais fortes do encontro.
Conferências
e saídas de campo
A realizar de 14 a 17 de Outubro no Hotel Eurosol, em Leiria, o encontro integra três grandes áreas: conferências e apresentação de comunicações, uma feira a decorrer em paralelo e saídas de campo, entre as 8H00 e as 11H00. Estas incluem transporte, acompanhamento por guias especializados e a disponibilização de algum material óptico. A organização a cargo da “Vertigem” vai desde já recomendando que os participantes utilizem roupa e calçado confortáveis, água e binóculos. Os binóculos são, aliás, o mais importante equipamento para esta actividade, até porque as aves selvagens não gostam de ser importunadas. Os modelos mais adequados de binóculos para a observação de aves são os que aumentam entre oito e 10 vezes, com um diâmetro de objectiva entre 30 e 50mm.
Este tipo de informação é – há que reconhecer – redundante para os especialistas que vão estar no Encontro Internacional de Observadores de Aves, quase todos eles com experiência de anos.

Biodiversidade
Além de conhecedores profundos da ornitologia, vêem nesta actividade uma possibilidade única de contribuírem para “o enriquecimento do património natural da região, bem como os meios que permitem proceder à implementação de acções, de forma sustentável, na protecção da natureza e da biodiversidade”, refere a organização.
Aves raras encontram-se em zonas lacustres
As zonas rurais em redor de Pombal, assim como o Pinhal de Leiria, principalmente na área de São Pedro de Moel, são as melhores zonas do distrito para a observação de aves. O site www.avesdeportugal.info explica que, embora não sendo especialmente conhecida neste capítulo, a zona de Pombal alberga diversas aves interessantes proporcionando bons momentos de observação: “podem ser identificadas duas zonas distintas de prospecção: as terras baixas no vale do rio Arunca e as encostas da Serra de Sicó”, refere o site especializado. Ao longo do rio podem ser observadas diversas aves aquáticas, como a galinha-d’água, o guarda-rios e a alvéola-cinzenta. Mais a sul, embora o Pinhal de Leiria se encontre muito alterado devido a incêndios e cortes de árvores, dada a reduzida ocupação humana, esta zona permite tomar contacto com algumas espécies que são pouco comuns no Litoral Centro. São os casos de espécies como o chapim-real, o chapim-azul, o melro-preto ou o pisco-de-peito-ruivo.
Reportagem que saíu no dia 12/06/10

Sem comentários: