sábado, 5 de junho de 2010

Canário Lizard


Espécies e Raças / Outros Instintos

Canário Lizard

Uma ave com escamas
Ainda que sendo um canário, no Lizard tudo é uma curiosa novidade.


Camuflado
A plumagem do Lizard distingue-o dos demais canários e é um dos seus principais traços distintivos. O dorso cobre-se de 'escamas', enquanto o peito é percorrido por riscas, duas marcas incontornáveis na sua classificação e que constam do standard do Lizard. A este padrão camuflado, uma mescla de amarelo com castanho acinzentado, deve o nome inglês com que foi baptizado e que mais não quer dizer do que lagarto. Ao traje soma-se uma coroa amarela — a calota —, a fazer lembrar uma boina. Isto no Lizard clássico, pois existem outras variantes com outras possibilidades de cor.

Resistência física
É robusto, vigoroso, saudável e muito activo. Ou seja, tudo aquilo que se deseja numa ave de companhia. Adapta-se tão bem a temperaturas altas como baixas, numa demonstração do quanto está bem preparado para sobreviver em diversos climas. Acresce ainda o facto de ter um temperamento dócil e ser de trato fácil.

Em canto
O seu canto, forte e melodioso, é característico e facilmente reconhecido no mundo das aves de estimação. O que nem sempre é tão líquido é conseguir distinguir macho e fêmea, pois também estas, quando ainda jovens, entram em animadas cantorias, embora os entendidos não lhe atribuam tanto brilho ou alegria quanto o canto dos machos. Com a idade, parece que também elas se apercebem disso, preferindo manter-se em silêncio a ouvir os machos, verdadeiros tenores. Não raras vezes, as fêmeas retomam as cantorias por volta do terceiro, quarto ano de vida, altura em que já se apresentam como rivais à altura. Como se tivessem dedicado todo esse tempo a aprenderem a cantar com os machos.

Dar asas à imaginação
Nada suscita tão facilmente sorrisos como observar esta ave num viveiro, onde literalmente dá asas à sua imaginação e felicidade. No ar, voa rapidamente e em círculos, brinca e extasias- -se com as suas próprias habilidades, trocando de poleiro ritmicamente. Não admira, portanto, o fascínio e paixão que suscita nos criadores, onde se incluem muitos portugueses.

Última nota
Canário Lizard clássico apresentase na versão Dourado ou Intenso, e na versão Prateado ou Nevado, em função da cor da sua calota (coroa de cor). Em qualquer os casos, um regalo para os olhos e ouvidos e uma excelente ave de estimação.

Parceria com a revista instinto.

Materia retirada da revista "Instinto"

Site:www.instinto.pt

Sem comentários: