domingo, 17 de outubro de 2010

O dia do (julgameto final). Segunda parte

Classificações desta exposição em: http://www.aocoimbra.com/
Caros amigos,
antes de tudo, quero agradecer a todos os associados (AOC) que estiveram hoje (domingo) no pavilhão da Revinha (ACIC), colocando sempre que lhes eram solicitadas as aves a concurso, pelos senhores juízes, foi um trabalho cansativo, moroso e de muita atenção, para quem não sabe como as coisas se processam, um dia destes vou tentar explicar como tudo se faz, (muitos não valorizam o trabalho que as associações fazem em prole da ornitologia nacional) mas, isso fica para outro dia.
No chão, estão as várias classes de aves à espera da sua vez para serem avaliadas, podem estar em equipas ou individuais.

Um olho bem treinado, valoriza alguns itens e penaliza outros, ao mesmo tempo ao lado do juiz (sénior) o aspirante, Joel Couto presta toda a sua atenção, para o seu aprendizado.

Quando se avalia uma classe, todas as aves devem ser colocadas ao mesmo tempo na mesa , para que o juiz as possa comparar e depois fazer a sua triagem , até aos 3 melhores (1º,2º e 3º lugar). Isto é valido para equipas ou individuais.

Ao mesmo tempo que faz as suas escolhas , o juiz vai fazendo as suas notas de eliminação, é obrigado a fazer uma folha de avaliação para todas as aves que sejam julgadas por este. Mesmo que as aves estejam: fora de classe (F.C.) , não julgável (N.J.) ou desqualificada.

Em caso de alguma dúvida, o Juiz pode pedir a um membro da organização para que este agarre a ave, para ser vista com mais pormenor pelo juiz.

Em caso de dúvidas em novas classes ou mutações é normal ver alguns juízes recorrer a livros científicos como ajuda ou pedir a outro colega uma segunda opinião (no caso deste ser juiz da classe em causa).

Em caso de uma iluminação natural deficiente, o juiz pode recorrer a iluminação artificial, mas esta tem vários critérios: distancias das lâmpadas em relação à mesa de julgamento, tamanho das lâmpadas, potência das mesmas e cor.

A prova.
O juiz oficial faz o julgamento e faz a fecha do seu julgamento, tapa o seu livro, chama o aspirante, este faz o seu julgamento, mostrando todos os ses conhecimento e competência, findo a prova, são comparadas as fichas de avaliação, são trocadas ideias, pontos de vistas, assim o aspirante sabe onde deve ter mais atenção no futuro, muitas felicidades ao Joel e boas avaliações.
Força amigão, esquece lá a multa, a vida continua.

Agora já vai ser à maneira, o arlequim português no bloco de avaliação, bem-vindo.

Sem comentários: