sábado, 9 de outubro de 2010

Gloster Fancy - One day show - Mealhada 2010

Foto reportagem, 2 horas : Osvaldo Sereno
Devo antes de iniciar esta foto reportagem e artigo, deixar um agradecimento ao meus sobrinhos (Diogo e David) por me terem possibilitado a visita desta exposição.

Decorreu este fim-de-semana (9/10/2010) na Mealhada, o “Gloster fancy - One Day Show”, a organização esteve a cargo de 5 amigos (Joaquim Lopes, Victor Dias, Hélder Rocha, Anselmo Gandarinho e Cláudio Carvalho), todos criadores desta magnífica raça de canários de porte, a organização teve a preciosa colaboração da Associação Ornitológica Cidade de Aveiro (A.O.C.A.).


Segundo a organização estiveram presentes 54 criadores, com um número aproximado de 520 glosters, os Juízes para este evento foram: Nacional – Jorge Quintas, Internacionais – Jean-Pierre Davignom e Robert Adam.
Não tenho muita experiência quanto muito criadores de gloster, no entanto devo dar os parabéns à organização deste evento, foi a minha primeira exposição de um dia, posso garantir que foi a
melhor que vi nos últimos tempo, a qualidade das aves ali expostas era muito alta, na minha modesta opinião, aves que nos ficam na memória no primeiro olhar, para quem gosta de glosters e ao mesmo tempo reconhece o seu standard, muito bom nível; os meus parabéns aos criadores
que se dedicam a esta raça, o nível apresentado tem melhorado a cada ano, exemplo disso foram os resultados obtidos no Mundial – Cidade de Matosinhos, não tenho duvidas, deve ser das aves de porte que mais tem progredido nos últimos anos, pois o gloster é um canário magnífico.
Foi alegria que reencontrei vários amigos criadores: Rui Soles, Joel Couto, António Ferreira, Gonçalo Ferreira, Ricardo Ferreira, Sr. Ernesto Almeida entre outros, é sempre bom ver “malta”
dos canários de cor neste eventos de canários de porte, no fundo aprendemos sempre alguma coisa nestes eventos, onde cada um procura saber um pouco mais, como é natural. O tema mais "batido" as pontuações e classificações das aves, são sempre tema de conversa, pois em cada
um de nós, há uma juiz escondido, até eu, em algumas situações tenho o habito de me perguntar, porque é que determinada ave não tem mais pontuação que a que obteve o primeiro lugar mas, os especialistas lá sabem (juízes). Digo eu com os nervos!!!!

Aqui ficam algumas das fotos deste evento, depois tirem as vossas conclusões.






Candidatos a subida de divisão!
Foi por pouco para alguns, para outros, repensar no que faltou para ..., é aqui se sabe (ou não) o que fazer para compensar as nossas aves! Não esquecer que a mesma aves pode obter pontuações diferentes noutro concurso, há pois é!!! Nada de atirar a toalha ao chão no primeiro embate!






Alguns canários têm dias não, nas exposições, alguns Juízes também!
No futebol, diz que é azia! Nos pássaros, deve ser dos olhos!!! Atenção errar é do homem.





Epá, este parece repetido, lá mais em baixo!!!




Está a gostar, então siga!!



Gosto muito deste passarinho! Só tem uma coisa mal, não é meu!!!



Quem não gostaria de ter algumas destas aves no seu plantel?

Coisa LINDA!!! Se o dono estiver farto dele, eu tenho lá uma vaga!!!








Fotografar aves neste tipo de eventos é complicado, quem gosta de fotografia tenta de todas as formas “driblar” as grades, o que não é fácil, devo pedir uma favor aos organizadores das exposição, sempre que possível, o bebedouro deve ser colocado o mais à esquerda ou à direita possível, se as exposições permitirem boas fotografias ganham todos, as aves que não são
incomodadas (jogo de escondidas, aves fotografado e bebedouro), colocando as aves em stress, se a foto sair à primeira o fotografo fica satisfeito e vai embora e depois quando se publica uma foto reportagem o resultado e mais favorável para todos, organização, aves, criadores e “fotógrafos”, devo recordar, como criador e ( fotografo), muitas aves morrem depois das exposição pelo stress que são sujeitas durante as mesmas, pensem nisto!!
Este simples procedimento evitaria muitas tristezas no fim ou decorrer das exposições até depois em casa.

Sem comentários: