terça-feira, 25 de junho de 2013

Entre amigos com Goldfinches Major/Pintassilgos Major do amigo Joaquim Lopes.

Já não fazia uma visita ao meu amigo "Quim Lopes" à quase dois anos,  foi numa tentativa para salvar um Don fafe que me tinham oferecido que se encontrava doente e eu não sabia o que fazer perante a agonia da ave, resolvi telefonar ao "Quim" para me ajudar, pelos anos de experiência que leva de dedicação e criação de varias espécies de aves: exóticos, canários de porte e fauna europeia, pensei logo, está ali talvez a salvação para o Don fafe.
Ao chegar a casa do Quim , reparei nas obras que tinha feito no seu canaril e nas novas instalações para a fauna europeia (Pintassilgo Major).
 Do melhor que já vi até hoje para este género especifico de ave, notasse que foi tudo pensado ao mais pequenino pormenor, desenhado e feito (pelo próprio) por quem gosta e sabe o que faz. A criação de aves requer muitos conhecimentos nas varias fazes, a construção do  Gaiolão geral,  esta dividido em duas "domas" que se dividem em 10 Gaiolas que se podem desmultiplicar em vários espaços, estes, podem ser adaptadas segundo as necessidades do criador por um sistema de separadoras de correr
(amovíveis), demonstra o cuidado, atenção e pormenor da criação que ele levou em conta, outro pormenor que reparei, a colocação de uma rede (tipo pesca) em frente às janelas (lado de dentro) que protege as aves que se soltem de um embate violento contra o vidro o que provocaria a sua morte,  esta rede amortece esse impacto, as janelas em alumínio com vidro duplo deixam passar a  luz natural e possibilita uma boa claridade, as janelas dão uma   ventilação do todo os espaço, também aqui foi tudo pensado, para evitar a invasão de aves exteriores e outro animais, (lagartixas, aranhões borboletas mosquitos etc...) foi colocada uma rede "mosquiteiro" nas janelas de alumínio que dessa forma podem ser abertas; o plano de eliminação artificial esta bem feito, trabalha num sistema em que as luzes vão acendendo à medida que o sol se põe, MUITO BOM. Um espaço livre entre a "doma" e as janelas é BOM, permite que se passa andar de volta da gaiola  principal sem dificuldades ...
Notasse que foi tudo bem calculado e pensado, a colocação de dois ninhos separados um do outro possibilitando à fêmea/macho a construção do ninho no local que lhe agrade mais,  atenção, junto ao ninho está um poleiro para que o macho possa fazer a "guarda" ao ninho durante a postura e choco, o que acontece por norma na natureza, os arbustos artificiais tornam o espaço mais escondido e ao mesmo tempo (natural), também o plano da alimentação não foi descorado, a colocação de vários comedouros por fora (de gaveta) , faz com que alimentação seja bem administrada e criteriosamente fornecida nas quantidade desejada  e evitando o stress  das aves, desta forma minimiza-se todos os transtornos que por norma esta operação faz às aves,  o manuseamento dos comedouros por dentro é muito mais complicado neste tipo de viveiro (comprido e alto) as aves se não estiverem ambientadas ao criador podem se ferir o que não é desejável de todo.
 A colocação de de substrato de "faia" no fundo das "domas" gaiolas é vital para a limpeza das patas e ao mesmo tempo evitar todas as humidades que possam instalar no fundo (os  bolores e fungos indesejados), quando a ave defeca, as fezes são logos envoltas no substrato, o que faz com que o fundo das gaiolas "domas" esteja sempre limpo, a limpeza diária do fundo (zonas mais sujas) é vital para a saúde do local e o bem estar das aves, desta forma se evitam as doenças  ao adultos e às crias que nos primeiros tempo podem andar no chão e serem tentadas a alimentar-se dos resto que ficam.
 Um bom conhecimento das aves, os tratamentos adequados na altura exacta, uma alimentação rica e variada em todas as fazes são um dos segredos do sucesso para a criação de Pintassilgos Major em cativeiro e isso o "Quim " mostro que sabe da "podá" a fundo, não facilita, o investimento que ali fez  é muito alto, o seu objectivo passa  por cria nas melhores condições as suas aves com vista a obter BONS resultados,  muitos pensam que o preço é porque os criadores são uns especuladores , mas se tiver em atenção TUDO o que se tem de fazer (investimento, licenças ICNB,  couta do clube, anilhas, e toda a alimentação e medicamentos e uma coisa que nunca se contabiliza O TRABALHO) para ter algum sucesso, depois só compra quem desejar ...
 Não tenho dúvidas que o meu amigo está bem lançado por vários motivos: porque fez o que tinha na cabeça, porque o fez com gosto, porque sabia o que desejava e como se fazia, porque também viu e aprendeu com outros criadores lá fora, porque já anda nesta coisa dos passarinhos à muito tempo,porque trabalha muito e conta também com  preciosa ajuda da sua mãe,  porque trabalha os seus passarinhos e os seus planteis e sabe o que quer e sabe onde querer chegar  ...
 Desejo-lhe as melhores criações e felicidades, que seja sempre a crescer ... 
para concluir esta postagem/artigos, o Joaquim Lopes tem pintassilgos nas seguintes  mutações: Nota: não estão por ordem das fotografias.
 Satiné, Bruno/Isabel Pastel Satiné ...
 Bruno cabeça branca, clássicos ...
 e portadores ...
 Algumas crias de Pintassilgo Major / Goldfinches Major , ano 2013
 Ajuda na alimentação das crias, fazem com o seu crescimento seja sustentável e que se percam muitos poucas crias ... atenção, nem tudo serve alimentar os pequeninos também aqui tem que saber!


 1 Isabel Pastel Satiné ...
 2 Satinés ...
 3 bruno ...


Aqui ficam os contatos do "Quim" para eventuais interessados: 
915571406
966255122
jmadlopes@gmail.com

  -  Como nota final: O Don fafe acabou por morrer uns dias mais tarde(com muita pena minha), pois a doença galopante foi mais rápida que o tratamento. 

4 comentários:

http://ocantinhodosmeuspassaros.skyrock.com/ disse...

Parabéns pelo que vi , bons pássaros e lindos filhotes já nascidos .
Boa Continuação de Criações Amigo .

Obrigado Osvaldo por divulgares aquilo de bom que se cria cá em Portugal

Com Amizade.
Manuel Marinho.

Birdsblog disse...

Olá!
É com muito gosto que recebo o seu comentário amigo Manuel Marinho, muito obrigado pelas suas palavras.
Tenho pena de não poder visitar todos os que gostaria, mas vou fazendo o que posso para ajudar, tento fazer quase sempre o melhor para divulgar e dar uma boa ideia às pessoas que visitam o Blog "Birdsblog", se ambos ficarmos contentes com o trabalho realizado, impecável. mais uma vez, obrigado. Aquele abraço.

armmoreira disse...

Parabéns pela reportagem!

Parabéns ao criador! :-))

Birdsblog disse...

Olá Armando!
Muito obrigado pelo teu comentário, temos que combinar uma patuscada ai no restaurante do Bernardo!
Boa sorte para os teus passarinhos, um grande abraço.