sábado, 1 de junho de 2013

Entre amigos com criador Brenardo Silva

Na passada sexta feira (24/05/13)  fui visitar um amigo criador que mora em Matosinhos, no final do ano passado falhamos o encontro a quando a exposição de aves que houve na "EURO AVES" - Matosinhos, o Bernardo tinha ido para a terra e acabamos por nos desencontrar. Mantivemos no entanto contacto pelo "facebbok " onde  trocava-mos algumas ideias sobre os Don fafes, este amigo para alem de criar fauna europeia (Don fafes / Bulfinch- siberianos) é também criador de bicos curvos. 
O amigo Bernardo é criador de Don fafes siberianos e outras espécies de psitacídeos (bico curvo)ring nek, 

roselas penante vermelhas, roselas caledonicas, papagaio do senegual, casal de burk, caledonica ,casal de periquitos suwift, cabeça de ameixa barrabant,casal de king e uns canários border que lhe ofereceram este ano.


Com o passar do tempo cresceu a minha vontade de ir ver ao vivo os Don fafes, por vários motivos: muitos rapazinhos  tive aves silvestres, mas os que mais me marcaram foram os Don fafes, na altura era uma raridade (anos 80), passados muitos anos e já adulto dediquei me como hobby à criação de exóticos pequenos  e canários de porte Glosters, e foi nestas andanças de visitar amigos criadores e fazer reportagens dos mundiais de ornitologia que voltei a ver estes magnificas aves criadas em cativeiro no mundial, um porte impressionante, umas mutações que nunca tinha visto, vai dai ..., tinha que ir fazer uma visita ao amigo Bernardo, era o único que eu sabia que tinha criado em sua casa com alguns casais o ano passado e que tinha algumas mutações. 
Como tinha escrito antes , sexta feira  lá fui eu, apanhei o comboio e "vira" à cidade do Porto, chegado a Campanhã, mudei para o metro e lá fui para Matosinhos, chegado lá fui ao Restaurante "Come bem"  que é do Bernardo, apesar de ter chegado um pouco depois da hora normal para o almoço ainda fui a tempo! 
"Vitela da costela mendinha"
O almoço estava MUITO BOM (não fosse o dono o cozinheiro), depois do movimento acabar deixe-me ficar a beber o café enquanto 
o Bernardo telefonava ao amigo Manuel Marinho (criador de fauna europeia) que tinha vindo da Bélgica no dia anterior, apara vir ao nosso encontro, depois de estarmos ali à "letra durante um bom bocado levantamos da mesa e  o Bernardo foi mostrar as suas criações, 
 lá foi explicando como fazia, foi falando dos seus bicos curvos e das dificuldades que o trabalho num Restaurante  é  sempre muito, e o tempo para os passarinhos por vezes é pouco, por esse motivo o seu sistema tem que ser simples, prático e ao mesmo tempo
 eficiente,


 dessa forma ainda arranja um tempinho para criar
 alguns bebes à mão, então mostrou-me os seus Don fafes, foi a primeira vez que vi esta espécie
 a chocar sem stress, aproveitei e fui fazendo algumas fotos de modo a não perturbar, devo confessar que fique encantado, se já gostava depois de estar junto deles fiquei rendido à sua beleza , ao seu porte e a sua mansidão, mostrou ainda a alimentação que lhes da e alguns cuidados que tem com eles.
Como o amigo Bernardo tinha coisas para fazer (do restaurante) aproveitei e fui mais o amigo Manuel Marinho visitar um pouco da zona que rodeia o mercado e já que estava ali porque não, lá fomos ver os passarinhos do Marinho. Darei conta da visita e numa próxima postagem.
Ao fim da tarde fui mais o Bernardo buscar uma coisa que lhe tinha pedido, e nessa altura foi-me oferecido uma das melhores prendas que tive até hoje ligadas à ornitologia, só um BOM amigo o fazia, o amigão Bernardo por saber que eu adoro esta ave ofereceu-me um dos seus macho de Don fafe seberiano. Fico-lhe muita agradecido e nem sei como lhe poderei (pagar) este gesto, mas estou certo que hei-de encontra uma maneira ... São estes momentos e atitudes de (pura) amizade que vale a pena andar na ornitologia, conhecer, fazer amigos e visita-los para depois mostrar o que criam , como fazem e como são como pessoas , mais uma vez, quero agradecer a forma como fui recebido , como bem fui tratado.

 Na próxima vista para agendar,gostava de juntar mais dois amigos (Armado Moreira e Armindo Tavares) que vivem relativamente perto  para  estar uma tarde no "paleio" sobre as suas aves etc.

Sem comentários: