sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Caça ilegal de Fauna Europeia - GNR - Aveiro

Nunca é tarde para lembrar, a captura de aves selvagens é proibida pela lei, salvo algumas excepções, podem encontrar-se aves de fauna europeia em algumas exposições mas, devo recordar que as mesmas devem ser portadoras de CITES e o seus criadores devem por sua vez, estar legalizados como criadores federados em clubes ou associações ornitológicas e no ICNB.


Na passada terça feira o (SPNA) Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente secção de Aveiro, deslocaram-se ao final da tarde a Anadia acabando por deter dois homens por se encontrarem a caçar com uma rede invesível, na altura da detenção este já tinham capturado 6 aves (Tintelhões, Pardais e Lugres).
Depois da intervenção das autoridades, estas aves foram libertadas uma vez que não tinham quais queres problemas de saúde, segundo informação recolhida, sempre que as aves apreendidas se encontram debilitadas, são ecolhidas para o (CERVAS) Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens.
Estes dois senhores foram notificados para se apresentar em tribunal.
A captura/caça é abrangida pela lei da caça, (Lei - 163/99) de 21 de Setembro.
Esta apreeção foi notícia também no Diário "As beiras " de terça feira dia 18/01/2010.
Agradeço desde já à SPEA secção de Aveiro a disponibilidade e pronta informação solicitada.

3 comentários:

Sónia disse...

Sim senhor andas lhe a dar bem .....Está fantastico....grande trabalho ..

Birdsblog disse...

Olá, muito obrigado pelo comentário.
Aos poucos o trabalho vai dando resultados.

armmoreira disse...

As aves selvagens estão protegidas por lei. É necessário lembrar que capturar não é preservar. Onde se tira e não se põe acaba por desaparecer. Por isso é necessário incentivar a reprodução em ambiente domestico, para garantir o futuro das espécies. Apanhar não é criar...