quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Diamante Bichenov/Corujinha/Double-barret Finch

O Bichenov Diamond (Taeniopygia bichenovii, às vezes chamado Poephila bichenovii filogeneticamente) é uma ave, a ordem dos Passeriformes, família e Estrildidae.
Distribuição geográfica e aclimatação:
Austrália.
Gosta de calor, tolera algum frio mas, deve estar protegido do vento directo.


Discrição:

A plumagem varia entre as cores bases, negro, cinza e branco (nas aves de ancestrais/clássico). No "rosto", é possível ver uma área das bochechas, de cor esbranquiçada, de onde se destaca o negro à volta dos seus olhos, as sua asas são ponteadas de branco, o peito de cor branca (escura ou clara) termina com colar negro que emoldura o "rosto" (descrito anteriormente), cor de marfim é separado do abdóme, um pouco mais escuro, com uma fina linha negra.

Dimorfismo sexual:


As diferenças sexuais entre exemplares de diamantes Bichenov não são claras para o olho destreinado, quando as aves são jovens, não fizeram a primeira muda. Em geral as linhas da plumagem dos machos são mais carregadas/demarcadas que as fêmeas, os machos cantam coisa que as fêmeas não fazem, a identificação é bem mais fácil quando se encontras várias aves no mesmo poleiro, porque se podem comparar umas com as outras, se temos só duas aves a coisa pode ser muito complicada



O Bichenov e as outras aves:

Esta é uma espécie pacífica, tanto com outros diamantes como membros da mesma família, como acontece com outras aves (diamantes de Gould, Babetes, etc). A altura de mais pressão é a altura de reprodução, não tolera muito bem outras aves perto do seu ninho e prole esse comportamento e natural em quase todas as aves.
É possível criar um casal ou um grupo pequeno numa gaiola ampla, meus amigos, uma coisa é certa, depois de acertar no casal, se tudo correr pela normalidade, vais ver que são como os "ratos".


É possível criar esta pequenina ave recorrendo a amas (Bengalins/Manon).




Tamanho:
O comprimento desta pequenina ave é aproximadamente 10 cm. Devido ao seu pequeno porte, deve-se ter em atenção todas as aberturas possíveis, as crias abandonam o ninho cedo e em muitos casos saiam da gaiola e morrem ou então ficam presas nos bebedouros, outro ponto a ter em canta.




Alimentação:
O grite deve estar sempre à sua disposição, uma boa mistura para exóticos complementada com algum alimento vivo (tenébrios ou búfallo) é um bom estimulante para a criação e uma boa fonte de proteínas animal para as jovens aves, durante a época de criação deve dar-lhe uma papa de criação, penso que é o suficiente para se ter sucessoo na sua criação.
As crias ficam totalmente emplumadas por volta das 3 semanas, ficando totalmente independente dos seus progenitores aos 3 meses, nessa altura deve ser vigiada, se os mantiver em gaiola pequena, como referi o seus pais não os iram tolerar perto do ninho de criação, podendo mesmo ser agressivos e provocar-lhe a morte.



Matéria complementar:
Alimentação das aves
Reprodução:

A anilha deve ser de 2 mm de diâmetros.

O Bichenov, se tiver as condições apropriadas nidifica facilmente em cativeiro, se pretender reproduzir em colónia deve ter em atenção o que escrevi antes, na altura da reprodução podem ser agressivos na defesa dos seus ninhos, logo estes devem ser colocados a uma boa distancia uns dos outros, se pretende criar com um só casal, uma gaiolas normal (50x30x40) onde o ninho se possa colocar no seu interior ou suspenso por fora é uma boa opção.
O ninho por norma é de caixa (com buraco ou smi aberto), deve colocar-se bastante material para que os casal possa fazer o ninho.





Consultar ninhos e material de construção em:
Ninhos para aves exóticas



A fêmea deve fazer uma postura que pode variar entre os 4 a 7 ovos, atenção em casos de 7 ovos, muitos criadores menos informados podem pensar que são duas fêmeas, a incubação será feita pelo casal, os filhos, nascem passados 12 a 14 dias, o seu crescimento é muito rápido, essa sensação é devido ao seu pequenino tamanho, quando há uma alimentação variada e em quantidade são fatores para o seu desenvolvimento é rápido.
Na minha opinião, se forem os progenitores a criar os próprios filhotes é melhor, se recorrer a amas, por norma crescem ainda mais rápida, os Bemgalins se forem bons, são verdadeiras máquinas de dar comida.


Ao contrário que muitos criadores pensam, o Bichenov é capaz de criar os seus próprios filhos, pode correr mal das primeiras vezes mas, se formos pacientes, a coisa marcha por si, só!


Mutação:
Canela ou Pastel
Agradeço aos amigos, Zé Manel e Paulo Henriques a possibilidade de fotografar estas magníficas aves.

Sem comentários: