terça-feira, 6 de outubro de 2009

EXÓTICOS - 7 - Cantor de Cuba

Nome comum: Cantor de Cuba, Cuban finch, Cuban grassquit, Cuban melodious grassquit
Nome cientifico: Tiaris canora
Origem: Pequenas Ilhas perto de Cuba
Habitat: Relvados, bosques abertos e fazendas.
Alimentação: O cantor de cuba exige uma mistura de sementes de boa qualidade (alpista, paínço branco, milho japonês amarelo e vermelho), gramíneas e algumas frutas (por exemplo, maçã e laranja) e vegetais (brócolos), insectos pequenos (búfalo,tenébrios).
Alojamento: estas pequenas aves podem ser alojadas em viveiros grandes, a criação em colónia só irá funcionar se o viveiro for grande (200x100x50cm), decorado o espaço com plantas artificiais/naturais, coloque terra humedecida no fundo do viveiro. Mas é possível mante-los e fazer com que um casal se reproduza em gaiolas mais pequenas (100x50x50 cm).
O melhor período do ano para a sua reprodução é no inicio do mês de Maio mas, em condições adequadas (temperatura, iluminação e boa alimentação) pode criar durante todo o ano, devendo no entanto evitar que estas aves procriem no Inverno.
Ambas as aves colaboram na construção do ninho espaçoso, este pode ser de tipo caixa de madeira ou plástico, o material para a construção de ninho é variado: fibras de coco, pelos de animal, pequenos bocados de algodão entre outros, o ninho deve ser colocado o mais alto possível, em gaiolas pequenos, já em viveiros/gaiolas grandes, este deve ser colocada entre 1 a 2 metros de altura, decorado com plantas, deste modo dá um pouco de resguardo ao ninho, o cantor de cuba pode reutilizar o ninho.A fêmea, pode fazer posturas de 2 a 4 ovos, são incubados durante 12 a 14 dias aproximadamente, as crias ficam emplumadas até aos 21 dias.
Anilha recomendada:2.0mm
Ambos reprodutores alimentam as crias mas, estas devem ser separadas assim que estejam totalmente empenadas, os pai as continue a alimentar crias,em viveiros/gaiolas pequenas o melhor e separar definitivamente os filhos quando este se tornem totalmente independentes, os pais podem mata-las na ânsia de voltar a acasalar, mais agressivas com os filhos (machos smi-adultos) depois da muda de pena.
Toda informação contida neste artigo é baseada na consulta do site: www. birdcare.com.au, um dos maiores e mais informativa do mundo, menos as fotografias.

Sem comentários: