sexta-feira, 2 de outubro de 2009

EXÓTICOS - 6

Madagascar Mannikin - Lonchura nana
O Mannikin Madagáscar é o único estrildid endémico da ilha de Madagáscar.
Dimorfismo sexual - difícil: Tanto o macho como a fêmea são de aparência semelhante, só uma observação metódica e prolongada pode dar frutos, o macho depois e encontrar o seu par, defende a sua fêmea com tudo o que pode, passa a "cata-la" mais tempo e dorme junto a ela, não tolera outros machos perto.

Em cativeiro esta pequeno ave africana é resistente, basta para isso servir-lhe: uma mistura para aves exóticas, o "Grit", deve ter sempre à sua disposição, papa de ovo com alguns insectos vivos.
Os alimentos vivos são muito importante para a reprodução, o acréscimo de proteína animal é fundamental durante a reprodução e alimentação das crias.
Se o viveiro for grande, podem ser mantidos em colónia com outras aves semelhante, a sua manutenção em viveiros pequenos pode ser difícil para as outras aves, os machos são muito agressivo na altura da reprodução, para evitar tal facto, mais uma vez recomenda-se uma gaiola grande, tornando a fuga das outras aves possível.
Se pretende criar este pequeno africano, a gaiola de criação deve ter algumas plantas artificiais, o ninho (caixa, fechada) deve estar colocado do lado de fora disfarçado entre as plantas, para a construção do interior do ninho pode colocar à sua disposição: fibras de coco e uma mistura mais macia para forrar o seu interior.
A postura deve acontecer assim que o ninho esteja concluído, a mesma pode variar 4 a 7 ovos, devem eclodir 12 a 13 dias dias após a postura do ultimo ovo. É muito importante fornecer uma alimentação às crias nascidas o mais variada possível, alimento recomendado aos pais neste período: papa de ovo (crias) , insectos pequenos (Búfalo)vivos, "Tenébrios", ovos de formiga, entre outros.
As crias devem manter-se com os pais no mínimo 3 semanas, devem ser "desmamadas" progressivamente pelos pais, em muitos casos os progenitores começam uma nova postura antes das cria abandonarem definitivamente o ninho, neste caso a macho continua a alimentar os filho enquanto a fêmea choca os ovos.

Ave não muito vulgar em Portugal, são poucos os criadores que mantêm e criam estas aves , por esse facto o seu preço ser muito elevado para uma ave tão pequena.

Sem comentários: