sábado, 14 de fevereiro de 2009

DIFERENÇAS ENTRE ALGUNS EXÓTICOS 1

Dimorfismo sexual
Veja e aprenda a identificar algumas aves exóticas, diferenças (macho /fêmea) !
Pequenos pormenores que fazem a diferença na altura de fazer os casais ou quando se vai a uma loja para comprar.

Diamante Bichenov - (Poephila bichenovii)

Ave muito popular entre os criadores de aves exóticas, em determinadas alturas o seu número foi elevado, causando mesmo alguns problemas para a sua venda, acontece algo muito curioso com o Bichenov nas lojas, sempre difícil de se vender, o facto é que estão lá (lojas)muito pouco tempo. Não é grande, não é colorido e não canta por aí além mas, hoje em dia há alguma dificuldade em encontrar casais disponíveis para venda a um preço médio.
Como se pode ver na foto em cima uma das maneiras de se distinguir estas aves é pela cor:o macho tem a máscara e a parte entre o bico e gola preta, branca mais claras do que a fêmea , além disso apenas os machos cantam, quando são muito novos é complicado distingui-los.

A diferença pode parecer muito suave mas, com uma iluminação natural fica bem mais fácil.
A identificação nas mutações em principio é igual mas, em alguns casos pode ser mais complicados de os identificar, as cores das penas diluídas e a alteração da cor do bico pode atrapalhar na altura de os separar.
Bico-de-lacre-comum -Bico-de-lacre-de-santa-helena - (Estrilda astrild)

Estas aves são originárias de África, vieram para o nosso país à alguns anos (perto de 20 ou mais) a traz e com o passar dos tempo tornaram-se muito populares, recentemente começaram a aparecer alguns exemplares em exposições ornitológicas, alguns criadores resolveram criar esta ave exótica em cativeiro.
Para aqueles que queiram dedicar-se à criação desta espécie em cativeiro pode ver que há diferenças entre machos e fêmeas.
O macho, tem as penas inferiores da cauda de cor preta, já as penas da cauda da fêmea são castanho escuro matizado com castanho claro, a mascara dos machos também é ligeiramente mais larga, comprida e mais colorida que a da fêmea.

Diamante Kittlitz - Diamante Tricolor - (Erythrura trichroa)
O kitlliz é originário do norte da Nova Guiné,os Celebes, os Moluques uma pequena parte norte da Austrália, pertence à família das Erythruras, o nome "Erythrura" palavra que significa em grego: de cauda vermelha. Para quem quer saber como se pode identificar os machos da fêmeas basta ver as fotos.
Diferenças: macho, com a "mascara" azul mais brilhante e maior que a da fêmea, como se pode ver nas fotos, vista de cima pode ver que o azul do macho vai mais para traz, na direcção da nuca.
Amadina -(Amadina erythrocephala)

As Amadinas são de origem Africana (Angola,Botswana,Namíbia e Zimbabwe), em Portugal, já há muitos criadores que conseguiram criar estas aves com sucesso mas, pelo que já ouvi não é muito fácil, pois as crias quando nascem se não forem criadas pelos progenitores, são abandonas pelas suas amas (Bengalins, Pardais de Javas ou outras), as crias são muito negras com bocas muito grandes e a medida que crescem são muito barulhentas na altura da alimentação.
São sem sobra de duvidas aves muito bonitas, as diferenças são só na coloração da cabeça, pois o resto da plumagem é muito igual em ambas as aves.
O local ideal para as crias: locar calmo e onde o ninho tenho pouca luz, alimentação variada e complementada com insectos.

Continua ...

Sem comentários: