segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

AVIXIRA 2008


O Pavilhão do Parque Urbano do Cevadeiro, em Vila Franca de Xira, acolhe de 28 de Novembro a 1 de Dezembro a Avixira 2008, um Concurso e Exposição Internacional de Aves Canoras e Ornamentais.

Organizado pelo Clube Ornitológico de Vialonga (COV) e pela Associação dos Avicultores de Portugal (AAP), com o apoio da C.M. de Vila F. Xira, a iniciativa visa constituir-se como um momento marcante no quadro nacional da especialidade. Prevê-se a participação de 4 a 5 mil aves canoras em exposição e a concurso, onde marcarão também presença diversas marcas, produtos e serviços ligados à Ornitologia.

Participaram nesta exposição 170 expositores/criadores, vindos de vários pontos do país: Vila franca de Xira, Setúbal, Samora Correia, Cartaxo, Brandoa, St. António dos Cavaleiros, Samora Correia, Linda-a-Pastora, Porto Alto, Entroncamento, Vialonga, À-Da-Beja, Brandoa, Benfica, Meia Via, Granja, Bairro da Cruz Vermelha, Torres Vedras, Montijo, Trajouce, Alto de Algés, Portimão, Moreiras Grandes, Massamá, Lisboa, Aveiro, Leiria, Rio de Mouro, Mintijo entre muitos outros.

O evento conta com a colaboração da Federação Ornitológica Continental e Insular Portuguesa e do Grupo Ornitológico "O Cartaxo".

No passado Domingo, dia 30 de Dezembro 2008, a Associação Ornitológica de Coimbra teve a ideia de organizar mais uma vez uma excursão à Avisan , no decorrer do trajecto escolhido a organização teve a ideia de passar na AVIXIRA, Vila Franca de Xira.

Este passeio foi dedicado aos criadores e seus familiares, tendo em vista um passeio em família.

O espaço é grande, bem decorado, com muito boas condições para a realização deste e de outro tipo de eventos, bom parque de estacionamento,com um contra a estrada e saída de veículos grandes, mas vale a colaboração dos vigilantes junto a estrada principal.


Fomos dos primeiro a entrara nesta manha fria e enublada.

Havia um pouco de tudo, um pequeno lago com carpas "koi" uma pequena quinta feita e decorada por uma escola, exposição de pombos, araras, vários espaços reservados a vendedores, um café/restaurante espaço agradável para se estar sem grandes apertos.

Área reservada ao concurso dos bicos curvos (Psitacídeos)

Muitos canários a concurso mas, o que me chamou a atenção foi a grande quantidade de canários de porte.

A secção das aves exóticas estava muito interessante, o mesmo posso a dizer dos híbridos.Reparei no entanto que também aqui havia coisas que não estavam bem, duas aves que se encontravam em classe trocada, F2-402/3 "Kitlliz tric. Erythrura e na gaiola estavam Babetes mutação, com 4000 aves por vezes os enganos aparecem e uma situação normal, mas atenção que há por ai criadores que se sentiriam muito mal se os pássaros fossem deles.



Quemmmmm levaaaa!!!
Reportagem fotográfica da passagem desta excursão por a Avixira.
Classificação individual e por equipas: http://avixira.no.sapo.pt/Classifica.htm

Sem comentários: