sábado, 8 de novembro de 2008

Lancashire - Canário de Porte



Número 11 - Ano 02 - Novembro 2008
Lancashire

Não poupe na poupa
Penteado para trás (sem poupa), ou com uma exuberante poupa, este canário de grande porte é uma ave… gira. Muito gira, mesmo. No sentido em que é bela, tem um ar divertido, apetece olhá-la e observá-la. O maior problema é que a sua população apenas agora recupera em número, bem como em pureza dos traços ancestrais.

Deve o seu nome ao condado inglês de Lancashire, mas poderá ter uma costela holandesa, já que a sua origem, insuficientemente documentada, avança como possível ascendente o Canário Holandês, levado para a Grã-Bretanha por artesãos flamengo, por volta do séc. XVIII. A popularidade do Lancashire e o apreço por esta ave levou a que fosse utilizado em cruzamentos com vista a melhorar outras espécies. De tal forma que a pureza da sua própria linhagem periclitou de forma preocupante. Inverteu-se, então, a situação e todas as raças que tinha ajudado a melhorar — caso da Crested, Norwich e Yorkshire — foram utilizadas para recuperar os traços da raça. Um processo longo iniciado na segunda metade do século passado e que só hoje conseguiu chegar a exemplares que recuperam os traços do Lancashire. Estes são bem específicos deste canário de grande porte:

Corpo
— O desejável são cerca de 23 centímetros, sendo que a tendência é aumentar ainda mais o seu tamanho.
— Cor amarela ou branca e sempre uniforme.
— Plumagem fina, longa e abundante.
— A cauda apresenta-se larga e comprida.
— Asas longas.
— Aparência graciosa.
Cabeça
— Sobrancelhas expressivas que caem sobre os olhos como uma franja.
— Testa larga, de ar robusto.
— Poupa.
A poupa e as sobrancelhas são os traços mais distintivos, bem como os mais apetecíveis e divertidos no Lancashire.
Por parecer um verdadeiro e bem aprumado corte de cabelo, poupa e sobrancelhas conferem-lhe um ar janota e muito fashion. Porém, o Lancashire divide-se em duas variedades, o Lancashire Plainhead e o Lancashire Coppy, e apenas esta última tem poupa. Mas tanto um como outro fazem as delícias dos amantes de aves.


Para quem quer criar e participar em exposição.




Envie as suas dúvidas e questões : http://www.instinto.pt/site/saude_formulario.php
A instinto conta com profissionais para o ajudarem.
Ao entrar no site desta revista pode ainda encontrar: Fórum - Curiosidades - Notícias - Espécies - Educação - Entrevistas - Saúde - Contactos - Adopções e Especiais. Tudo isto para os seus animais.
Fonte : http://www.instinto.pt/site/index.php

Sem comentários: