quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Conhecer melhor HVUC - Hospital Veterinário Universitário de Coimbra


A Unidade de cirurgia Experimental, anexa a este Hospital, destinada à formação cirurgia dos nosso alunos, e à Cirurgia Experimental, encontra-se concluída desde o final do mês de Abril, e nela ocorreram já actividades lectivas, de forma regular.
Depois de alguns contactos telefónico, foi possível fazer uma visita guiada a esta unidade HVUC - OneVet Group.   

Ao chegar deparei-me com um edifício magnifico, reparei que há um staff de cerca 10 médicos, médicos residentes: Dr. Pedro Oliveira - director clínico, Dra.Inês Fonseca,Dr. José Miguel Campos e Dra.Susana Faim, já como médicos colaboradores: Dra.Sónia Miranda, Dr. Hugo Vilhena, Dra.Tatiana Lima, Dr. Artur Alves, Dr. Carlos Henriques faltando aqui uma Dra. ...  não recordo de momento o nome.
Esta vasta equipa é responsável por tratar todos o animais (cães, gatos, aves e espécies exóticas) que ali se desloquem 24 horas por dia. 
Aberta à 1 mês,  foi esta a melhor altura para visitar este hospital, visto que já é possível ver o seu funcionamento e toda a azafama de um local como este.
Fui recebido pelo Dr. Artur Alves, estava de saída por falta de agenda , não pode fazer a vista , passando a acompanhar-me a visita a Dra. Susana Faim, passando a fazer-me uma visita guiada a toda unidade.
Fui conhecendo os 4 consultórios (dois para cães, 2 para gatos e espécies exóticas), sala de recepção e à medida que ia descobrindo
o hospital fui reparando que esta tudo muito bem organizado com espaços amplos e bem iluminados, passando pelo corredor que me levou a outras valências:
sala se radiografia, enfermaria, biblioteca, boxs de internamento cães, gatos e aves, sala de infecto-contagiosas,  
sala de banhos e tosquias,sala de cirurgia ... pátio exterior para passeio dos animais em recuperação ...)
pelo que vi e me foi mostrado pela Dra. Susana, este hospital vem colmatar uma das necessidades  veterinária da região centro.

 Depois de uma breve chamada telefónica com o Dr. Carlos Henriques  (medico especialista em espécies exóticas) foi-me confirmado, neste hospital as aves vão ter acompanhamento apropriado, lembrei que há na região centro vários clubes e associações ornitófilas /ornitológicas que representam muitos criadores e alguns coleccionadores de aves exóticas , que muitas vezes têm muitas dificuldades em encontrar um apoio durante o ano nas varias fazes da criação. Como há um interesse nas duas partes (criadores e veterinários /hospital) foi combinado para uma outra oportunidade uma visita mais especifica (aves ornamentais) .

 Quero agradecer à Dra. Susana Faim, a forma simpática como fui recebido e acompanhado durante esta visita.
Desejo as melhores felicidades e muito sucesso. 

Sem comentários: