terça-feira, 1 de outubro de 2013

Julgamento - Expo Aves do Marvão e breve explicação sobre os pontos, Secção e Classe (individuais e equipas).

Dia "D" para todas as aves participantes neste concurso, as aves são levadas aos respectivos juízes mediante a sua secção e classe, por uma ordem ou sequencial (descendente ou ascendente).  
Juízes presentes: Cláudio Martins,Luís Rebelo,António Silva,Tito Loureiro,Fernando Baptista,António Vicente e José Diniz.
 As aves individuais devem ser colocadas em cima da mesa de julgamento conforme a sua classe, na mesa devem ficar todas as aves da classe a julgar para que possam ser avaliadas segundo o seu standard, a pontuação é dividida em vários itens onde a pontuação final é de 100 pontos (muito raro).

 Quando são julgadas equipas (gaiola de exposição com as letras:número da gaiola seguido de das letras: A,B,C e D, todas as equipes devem ser colocadas ao mesmo tempo em cima da mesa para que se veja a qualidade das quatro aves segundo o standard e um padrão/harmonia possível entre as 4 aves.
 Por esse motivo nas exposições vemos gaiolas com o número exp: (4020 A, 4024 B,4678 C,4655 D) as letras "A,B,C e D"   representam uma equipa.  A pontuação obtida pelas quatro aves é que torna uma equipa vencedora. 
As pontuações podem ser individual e equipas, o valor máximo deve estar no regulamento da exposição, bem como o pontuação mínima para atribuição do terceiro lugar e lugares seguinte, segundo e primeiro lugar. 


A classe e secção equipa, por norma têm Classe A,B,C,D,E,F,G..O.-o (números ímpares) -1,3,5,7 representa as equipas:  O  "A,B,C,D,F,G,H..." (Classe) representam as características/standard dessa classe especifica, não esquecer ,  as aves inscritas como individuais são representadas por (números pares) -2,4,6, as letras  o  "A,B,C,D,F,G,H..." (Classe) representam as características/standard dessa classe especifica.
Nota: esta regra pode variar nos  canários (Harz, Malinois, Timbrado). 


Sem comentários: