domingo, 16 de setembro de 2012

Entre amigos com Eduardo Garcia

Eduardo Carlos Rigueiro Garcia, 30 anos.
Criador de aves exóticas, mais concretamente de Diamantes de Gould: Clássicos; Pasteis; Pratas; Azuis. Bengalins do Japão: Clássicos; Negro Cinzento, Castanhos Perolados; Cinza Perolados; Asas Claras, Brancos e Creminos.
Sócio do Clube Ornitológico da Beira Litoral (COBL) com o nº 70 com o STAM Nº 880E desde 1999.
Morada: Sangalhos, Anadia
Contato: 969 117 197
Facebook:
Natural de Figueira da Foz, desde muito pequeno que as aves estiveram sempre presentes, pois já o meu avô materno tinha aves em casa e uma para cada neto, talvez o gosto pelas aves viesse daí. 
Em 2000, iniciei a criação de pequenos exóticos, adquiri aves ao meu grande, amigo Rui Lopes, a quem eu agradeço por toda ajuda prestada nesse sentido.
Comecei então com 12 casais de Diamantes de Gould, entre clássicos, pasteis e azuis, 15 casais de bengalins do japão, nas mais diversas mutações e 4 casais de mandarins de exposição, cinzentos (clássicos) e cinza diluídos.

Em 2006 deixei os exóticos e comecei a criar canários de côr, mutação onix.
Adquiri aves de boa qualidade, pois o intuito era mais tarde começar a expor, e assim foi, adquiri aves ao meu grande mestre e amigo Nuno Monteiro a quem eu aproveito para agradecer por tudo o que me ensinou.

Alterei todo o meu espaço, retirei as gaiolas de madeira que tinha e adquiri novas gaiolas em pvc, com sistema de rolo, remodelei o espaço, colocando mosaico no chão, pois facilita em muito a limpeza.
A partir dai foi sempre a crescer, não só como pessoa, como criador.

Em 2008 conquistei o meu 1º prémio, tendo obtido o 3º lugar individual com um macho castanho onix amarelo mosaico.
A partir daqui conquistei vários prémios, em várias exposições locais, nacionais e inclusive no Campeonato do Mundo em França (Tours) tendo ganho 2º lugar com uma equipa de ágatas onix amarelo intenso. Em Reggio Emilia (Itália) conquistei 1º e 2º lugar em equipas.

Tendo também obtido vários prémios em campeonatos nacionais e também nos internacionais do Atlântico.
Penso que, enquanto criei canários, foram anos que valeram a pena, pois cresci como pessoa e criador, adquiri alguma experiência o que é muito importante para quem quer criar aves e ter sucesso.

Este ano (2012) deixei os canários, por opção própria e voltei para os exóticos, diamantes de gould e bengalins do japão.
E irei ficar pelos exóticos, a não ser que me aconteça alguma coisa de caris pessoal ou profissional, isto de andar a saltar de espécie em espécie tem muito que se lhe diga...

Hoje com instalações remodeladas, disponho de 30 gaiolas de criação em pvc com comedouros em gaveta, com sistema de rolo, para facilitar a limpeza, para o desmame/muda e manutenção disponho de 2 voadouros e um grande voadouro.
Para esta nova época de criação que se aproxima conto com cerca de 130 aves entre bengalins do japão e diamantes de gould.

A ave que mais me fascina, é sem duvida o diamante de gould, pela suas variadas e alegres cores.
São ave que enquanto juvenis são muito pouco vistosas, mas depois de fazerem a muda da pena são qualquer coisa de espectacular.

Esta temporada (2012-2013) irei criar com 12 casais de diamantes de gould e 18 casais de bengalins do japão.
Deverão estar a pensar, tão poucos bengalins para 12 casais de goulds…pois é, eu sempre que tenho oportunidade opto por criação direta, já esta temporada que passou o fiz e esta não será exceção.
Claro que se esta ou aquela fêmea não agarra ao choco, ou o casal estáa deixar morrer as crias, ai passo para os bengalins, agora fora disso, dou sempre a oportunidade de os progenitores criarem as suas próprias crias.  


Alimentação
Quanto à alimentação, utilizo sempre a mesma marca, Varsele Laga mistura para Exóticos Australianos onde junto 1 saco de alpista também da Varsele Laga, utilizo esta marca já alguns anos, é de muito boa qualidade por essa razão é da minha inteira confiança.
Quanto a papas, utilizo as da Orlux a “Gould Patee” e a Ovo Seco” onde junto 50%-50%.
Utilizo também a casca de ostra para ajudar na digestão das aves.


Cuidados Regulares
Penso que cada criador deverá ter a consciência de que só porque o outro dá o produto X ou Y eu também tenho que dar. Nada disso. Cada criador tem que adequar seja na alimentação, formas de tratamento, limpezas às suas necessidades e das aves, pois nem sempre o que o outro criador faz e diz poderá ser de todo o mais indicado para nós.

Tratamentos-Antibióticos/ Vitaminas, etc.
Muitos são os criadores que usam isto, aquilo como forma de prevenir certos e determinados problemas de saúde das suas aves.
Até digo mais, muitos são os criadores que têm uma autêntica farmácia no seu canaril ou exotil e que fazem este “tratamento preventivo” para isto, aquele “tratamento preventivo” para aquilo.
A minha filosofia é a mesma, fosse quando estivesse a criar canários, seja agora que estou a criar exóticos, os medicamente (antibióticos) são para combater algum problema que a ave tenha e que esteja diagnosticado, não é de todo para fazer tratamentos chamados de “preventivos”.

Por esta e por outras razões é que eu não faço qualquer tipo de tratamento ás minhas aves a não ser desparasitá-las (interna e externamente) e administrar um complexo vitamínico quando acho necessário.
Penso que fazer tratamentos com antibióticos é um completo erro, mas cada um sabe da sua.


Probióticos: Sim
Vitaminas: Sim
Minerais: Sim
Antibióticos : Quando é estritamente necessário.


Conselho ao jovens criadores.
Para começar deverá por adquirir aves de baixo custo e de fácil criação, que é para ganhar experiência, para um dia estar preparado para as diversidades que é a criação de aves.


Penso que seja fundamental fazer-se sócio de um clube, de preferência perto da sua localidade.
Ser sócio de um clube, não só vai permitir-lhe pedir anilhas federadas, como também partilhar experiências, troca de ideias, dicas com outros criadores, exposições, etc, etc.

Na criação de aves, é fundamental fazer uma pesquisa minuciosa sobre as aves que iremos criar ou já criamos, ser persistente, ter astúcia e acima de tudo ter muita paciência.
Quero agradecer, a si Osvaldo por me proporcionar esta entrevista, o meu obrigado.
Texto Eduardo Garcia, fotografia Eduardo Garcia, edição e montagem Osvaldo Sereno

Muito obrigado Eduardo por mostrar um pouco do teu trajecto na ornitologia, dessa forma motivas outros a iniciar este magnifico hobby, também é uma forma de terapia individual., muito boa sorte para mais esta aventura. Obrigado pela colaboração em nome do Birdsblog (Osvaldo Sereno)
"depois manda a conta!"

Sem comentários: