sábado, 16 de julho de 2011

Vacina,desparatizar ...

Em Fevereiro de 2009, postei sobre este tema, escrevendo na altura sobre o "Ivomec POUR-ON", "Noromenctin POUR-ON" entre outros, devendo ser feito duas vezes por ano (6 em 6) meses.
Nos dois últimos anos tenho feitos este tratamento com o "Noromectim pour-on", sempre o fiz em dias que a temperatura era baixa para o fresco e da parte da manha, como ainda há pouco tempo referi, isto dos pássaros tem muito que se aprender, e eu entendo que na partilha de experiências e que nos ajudamos uns aos outro.
Vamos então ao que aprendi com um facto que ocorreu comigo recentemente, espero ajudar outros a evitar o que parecia um acto normal e se mostrou um erro, resolvi vacinar os meus canários novos e reprodutores, era um dia com muito sol e quentinho, a temperatura estava quase nos 40º, era já meio da tarde, e aparente mente tudo correu bem.

Mas, no dia seguinte pela manha fiquei muito preocupado quando fui ver os canários, as aves estavam muito apáticas, pardas sem reacção, todos embolados, foi um choque para mim, só me recordei da vacinação, algo tinha corrido muito mal desta vez, numa "operação" limite, fui à farmácia e comprei um multi-vitamínico onde a vitamina B estava mais concentrada, agarrei cada ave e reparei que não tinham nada no papo e a íris dos olhos ocupava quase a totalidade do castanho do olho, só me ocorreu dar umas gotas de vitamina pura com um pouco de água com açúcar directa no bico (3 gotas), por cada aves, 1 hora depois repeti a dose, pelo meio, fiz um pouco de papa cria e dei directamente no papo a todos, uma das coisas que reparei que todos comiam avidamente courgette, ao final da manha todos mostrava grandes melhoras, devo salientar que não morreu nem um.

Depois mais calmo, analisei o que se poderia ter passado, as aves depois da vacina ficam letárgicas, sonolentas, devido a acção do produto, como o dia estava muito quente, as aves desidrataram, como o passar do tempo as aves não comeram nada, o que agravou o seu estado por passarem a noite, logo pela manha estava sub-nutridas (fome) e desidratadas (sede).


A minha conclusão.

NUMCA vacinar em dias muito quentes, evitar faze-lo depois de almoço, nunca vacinar se não poder vigiar as aves.

1 comentário:

armmoreira disse...

Ola Osvaldo!

O veneno em pequenas doses cura, mas em excesso mata.

Já passei por isso. O ano passado por altura da muda da pena comprei um frasco de Ivomec.

O frasco era sem rotulo mas foi aconselhado deitar 2 gotas por ave.

Não sei se o Ivomec estava devidamente diluído, se a dose eram excessiva, ou se as aves estavam fracas por causa da muda.

O certo é que também apanhei um susto como o Osvaldo. :-D

Muito cuidado com as doses de medicamentos, vacinas e desparazitantes, pois podemos sem querem intoxicar as aves ou em excesso matar com a cura aplicada.

Ainda bem que tudo não passou de um susto!

Cordiais cumprimentos

AM