quinta-feira, 7 de abril de 2011

Escolha o melhor para a(s) sua(s) ave(s).


Gaiola vs Viveiro


Escolha bem

A logística, para quem quer reproduzir ou apenas gosta de aves, deve ser uma das primeiras, senão mesmo a primeira das preocupações a ter em conta. A opção entre uma gaiola ou um viveiro não é pacífica, na medida em que implica com vários fatores: — Disponibilidade de espaço Um viveiro exige um razoável espaço exterior, com zonas de sombra e de sol, refúgios interiores para proteger comedouros e bebedouros e abrigos para nidificação, enquanto, pelas reduzidas dimensões, uma gaiola cabe em qualquer lugar. — Disponibilidade de tempo Se por um lado é bem mais fácil limpar uma gaiola do que um viveiro, esta exige limpezas mais frequentes do que um viveiro onde a quantidade de espaço livre dilui a acumulação de dejetos e resíduos. — Disponibilidade financeira É mais oneroso construir e manter um viveiro do que uma gaiola. — Espécies que se pretende manter em cativeiro Esta é a principal variante a ter em conta. Um casal de canários ou de periquitos, por exemplo, vive feliz numa gaiola de 75x75 cm, mas o mesmo não se pode dizer em relação a espécies como os Bico de Lacre ou os Peito de Fogo, que exigem mais espaço. Redondo? Não, obrigada Ainda que possam ser interessantes do ponto de vista estético, as gaiolas redondas são uma má aposta, pois podem induzir vertigens, além de que tendem a ser mais pequenas.

PRÓS Gaiola — Oferece mais comodidade e privacidade a casais de pequeno porte. — Permite selecionar e manter os casais para reprodução. — Permite ter maior número de espécies (em gaiolas separadas) que, em viveiro, lutariam entre si por questões de territorialidade.

Viveiro — Permite juntar maior número de espécies num mesmo espaço (desde que compatíveis). — Maior riqueza de ambiente social. — Espaço para voo e exercício físico. — Por estarem sujeitas aos ciclos temporais da natureza, as aves mantêm um ciclo reprodutivo mais natural, igual ao que desenvolveriam em liberdade. — As aves desenvolvem melhor condição física.



CONTRAS Gaiola — Permite pouco ou nenhum espaço para exercício físico e para voo. — Limpezas mais frequentes. — Ter de ir mudando a gaiola de sítio ao longo do dia a fim de permitir horas de sol, de sombra e de escuridão. Viveiro — Maior promiscuidade, o que impossibilita a seleção e fixação dos casais, que se vão formando e desfazendo naturalmente. — Limpeza e manutenção mais exigentes. — Espécies mais agressivas não podem privar com as restantes. — Aves mais tímidas ou medrosas não são felizes em viveiros


Retirado do site "instinto", o Birdsblog mantem uma parceria com o mesmo, para ver esta e outras informações sobre animais veja: http://www.instinto.pt/

Sem comentários: