sábado, 30 de abril de 2011

As criações dos amigos 2011 - Ricardo Ferreira

Aqui está o meu amigo Ricardo a (trabalhar) para o seu blog, depois de tudo limpinho, hufa!
Como o Ricardo foi tratar dos seus canários, aproveitei e fui lá ver como estava a correr a criação, estava animado mas, as coisas poderiam estar melhor, têm morrido alguns canários dentro dos ovos nesta segunda postura com alguns dos seus casais. Então, aproveitando a oportunidade e como tinha o relógio contra mim, fui buscar a maquina e saquei algumas fotografias que partilho com todos.

Ainda há ninhos com passarinhos a nascer, outros nascidos, o que conta é as suas criações continuem a "correr" bem.

Um abraço.

Exóticos - Diamates de Gould



Mais uma vez,
obrigado Zé Manuel.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

O "Birdsblog" hoje é pequenino!

Hoje, dia 26 de Abril de 20011.
Quatro anos depois desta aventura, este blog já foi visitado por pessoas de 134 países, conta com mais de 200.000 visitas, está entre os 5 melhores blog/sites nacionais, tudo isto é fruto de MUITO trabalho; claro, estou contente, o esforço vale sempre a pena.
Quero agradecer a todos os amigos, seguidores, criadores, parceiros, entidades e visitantes, só com a vossa ajuda foi possível chegar até aqui.
MUITO OBRIGADO.
Só posso (prometer) mais trabalho, qualidade e dedicação em prole deste hobby que adoro, se com este meu esforço ajudar outras pessoas, penso que o objectivo deste blog está conseguido, sinto que nos últimos anos cada vez há mais pessoas a fazer o que eu fiz à quatro anos (iniciarem os seus próprios blogs), a todos, os meus parabéns. Dessa forma a ornitologia desportiva cresce todos os dias, a partilha do conhecimento em rede é cada vez mais evidencia positiva.
Mas, devo relembrar respeitem sempre os direitos aurorais dos demais, não é só uma questão de educação é acima de tudo uma questão de respeito pelo trabalho dos outros.
Osvaldo Sereno.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

As criações 2011 dos amigos - Júlio Caldeira

Visita de "médico" ao amigo Júlio Caldeira.
Alguns dos seus reprodutores, não foi possível fotografar outros porque estavam com crias muito pequenas e alguns estavam a chocar.
As crias de 2011, onde o amigo, Júlio espera que estejam alguns vencedores!
Boas criações e rápidas melhoras.
Obrigado amigo Júlio por me ter recebido em sua casa, espero que goste do trabalho fotográfico.

domingo, 17 de abril de 2011

Para os amantes dos exóticos (Erythrura - Peale´s)

(Erythrura pealii ou Erythrura cyaneovirens Peali) - Fiji Parrotfinch, Diamante Peale´s.
Originário das ilhas Fiji/Sul do Oceano Pacífico/nordeste da Nova Zelândia.
Na natureza, tem hábitos semi-noturno, gostam de se alimentar até muito tarde/noite e início do dia, muito "vivo" sempre em movimento de um lado para o outro.

Quem gosta desta aves e gostar e quer saber mais, aconselho a visitar o site: http://www.avianweb.com/fijiparrotfinches.html

Quero agradecer ao meu amigo Zé Manuel a possibilidade de fotografar mais uma vez os seus belíssimos exóticos.

sábado, 16 de abril de 2011

Grandes momentos fotográficos com Osvaldo Sereno

Também eu, quis participar nesta nova categoria do meu blog, onde dou primazia a grandes momentos da fotografia de instantâneo, espero que gostem.






Mais uma vez, agradeço ao amigo Ernesto o ter colocado as suas aves ao meu dispor.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Os meus únicos glosters de 2011, até agora!

A criação não está a correr bem, quem eu queria que cria-se não está a criar, mesmo assim espero que a coisa melhore, até porque este ano sou capaz de ter juntado um dos meus melhores planteis.
Estes são aquelas pequeninas coisas que mostrei no inicio da minha época de criação.

Se não houver percalços, estes PROMETEM.

Para que as coisas fiquem piores, também a mãe deste ficou doente na segunda postura, já lhe tirei os ovos e coloquei noutra canária que está a chocar mas, vamos ver se os embriões não morreram. Há coisas para as quais tenho alguma dificuldade em entender, todos os casais que preparei (desparasitei, dei vitaminas, cálcio e vitamina E) não deram um único pássaros, o casal que eu nem apostava, não desparasitei, o macho tem mais de 4 anos, passou o Inverno na rua, não falhou; a fêmea foi encontrada numa loja quase sem penas na cauda e rabadilha é uma boa mãe.Ele há coisas, porrr......

sábado, 9 de abril de 2011

Problemas durante as criações. Algumas dicas.

Este pequenino artigo, pretende ajudar os criadores que estão agora a iniciar a aventura de criar canários.
É frequente termos perguntas e dúvidas às quais não sabemos responder, vou deixar aqui alguns exemplos.
Se a canária estiver para iniciar a segunda postura, pode começar por despenar os filhos com a ância de fazer novo ninho, pode ser um problema grave para os jovens canários.
O que fazer para o evitar?
Se só temos uma gaiola e na mesma já se encontra o casal e os filhotes, o que fazer?
Uma sugestão.

Colocar outro ninho do lado contrário, dando dessa forma passibilidade a canária de fazer um novo; não esquecer, colocar material em abundância para a construção do novo ninho, evitando que que a mesma arranque as penitas aos filhos.
Não há problema com as crias, continuam a ser alimentadas pelo macho mesmo depois da fêmea iniciar o ninho.
Outra sugestão.
Se a gaiola tiver condições, pode colocar uma rede/grade que separe os filhos do casal, a rede/grade tem duas vantagens: uma, defende os canários jovens da mãe que já não lhe pode arrancar as penas, outra, possibilita que o macho alimente as crias por entre as grades, dessa forma as crias crescem e fazem um desmame tranquilo, o ninho pode ficar ou ser retirado, tudo depende do espaço disponível.
Outro exemplo que pode acontecer com o seu/teu casal.
Porque morrem por vezes os filhotes nas primeiras horas ou dias de vida?
A fêmea é demasiado zelosa das suas crias por esse motivo não sai do ninho, o macho alimenta-a na esperança que ela alimente as crias, como está bem alimentada não se levanta, os filhos morrem à fome em poucas horas. Devemos estar atentos a estas fêmeas, se reparar que os filhotes morrem logo nos primeiro dias , este pode ser o problema.
Estas fêmeas em geral, meigas e muito agarradas ao ninho, mesmo quando pretendemos ver se os ovos estão galados ou os filhotes já nasceram, temos que as (arrancar) do ninho.
O que fazer?
Deve retirar o macho da gaiola de criação, desta forma a fêmeas quando tem fome ou sede vai ter obrigatoriamente que sair do ninho, possibilitando que os filhos vejam alguma claridade, sintam o ninho mexer quando a mãe volta para o ninho, instintivamente levantam a cabeça e pedem comida sem parar.
Se mesmo assim não resultar, então o que deve fazer?
Procurar outro casal com filhos da mesma idade e muda-los para lá, pode ser que sejam aceites pelos novos pais e sobrevivam.
Sempre pode fazer outra coisa, manter o mesmo casal.
Se este é de boa qualidade mas cria os filhos mal, quer garantir que vão nascer crias desse casal, então a solução é recorrer a um casal ou uma canária que já esteja a chocar ovos de menor valor, substituindo esses ovos por os outros de maior potencial (casal reprodutor), em muitos caso a utilização de amas é a solução.
Muitos criadores de referencia utilizam amas como criadoras dos suas ninhadas, isso não se deve aos PROBLEMAS como começo o artigo, é um método de criação.
Este método tem muitas vantagens, poupa brutalmente a saúde das fêmeas reprodutoras, aumenta e muito o número de crias obtidas por casal (se tivermos mais de uma ama por casal) aumenta a possibilidade de trabalhar com mais de um macho, como contra para que este método seja bem sucedido, só vejo um, necessita de muito espaço (gaiolas para as amas).
As amas podem ser canários vulgares, não devem ser velhos e devem já ter dado provas de boa competência, logo não devem ser muito caras. Digo eu!