terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Inglês ou Normal

Muitas pessoas gostam de aves, mas têm uma especial atracção pelos periquitos, vou salientar alguns motivos para que tal aconteça: muito comuns nas lojas de animais, feiras de aves, preço e muito acessível para a maior parte das carteiras, criam com alguma facilidade se lhes dermos as condições mínimas e para as crianças, vélos aos beijinhos e criar os filhos e sempre uma atracção que sai um pouco da rotina dos jogos de computador entre outras brincadeiras, talvez menos educativas. O periquito se for ensinado de pequenino pode assobiar e falar algumas palavras.
No entanto , muitas pessoas pesam que só há um tipo de periquitos, mas como se pode ver , afinal não é rigorosamente verdade. Existem os periquitos ditos normais ou ancestrais; são pequenos como se podem ver nos programas de vida selvagem (Austrália), depois há os periquitos Ingleses, fruto da evolução e apuramento da raça pelos criadores ao longos dos anos.

Em ambas as espécies podem encontrar-se um sem número de cores: verde, azul, amarelo, cinzento, branco, às malhas ou de cor única, com olhos vermelhos ou não, em alguns Países podem mesmo ser visto com poupa.
Devo no entanto recordar que os periquitos em estado selvagem são verdes com algum amarelo e penas de recrte (escamas)pretas .
As fotos mostram dois Machos (narinas azuis), o cinzento azulado e branco é um periquito "Inglês" o outros; amarelo, verde e penas pretas é uma periquito (ancestral) ou normal.
As diferenças são bem evidentes no tamanho, nas marcações (pontinhos pretos) que têm na "barbela". Muita atenção, não se deve deixar crias um inglês com um normal, isto para quem queira participar em Exposições Ornitológicas, o melhor seriam o cruzamento de InglesXIngles e (ancestral)normalX(ancestral)normal.
Não sou entendido na matéria, mas creio que não devo estar a mentir!

1 comentário:

Unknown disse...

Olá, só uma correção: periquito normal e periquito inglês não são duas espécies distintas. Trata-se de 1 só espécie. O inglês é um padrão apenas...