quarta-feira, 3 de março de 2010

Glosters - plantel para este ano (2010)

Meus amigos, esta é a minha pequena equipa de glostrs para este ano, apostar em algumas fêmeas minhas que vêm já de anos anteriores, parece-me bem, estas obtiveram bons resultados nas exposições onde participei nos últimos anos, já os machos, são quase todos novos, vindo de vários criadores.


Como as fêmeas que mantenho neste pequeno plantel têm o tamanho (cm) que pretendo, vou este ano tentar dar-lhe um pouco mais de forma e volume na cabeça, visto que no meu ponto de vista é onde devo melhorar. Depois de analisar as fichas das exposições, tento interpretar o porquê das negas dos juízes na pontuação final de cada ave, tentando melhorar no ano seguinte.


Bem sei, esta classe de canários deve ser das mais complexas de "trabalhar" por vários motivos: a pena, a cabeça, a posição, as asas, o tamanho, as coroas redondas e centradas
(nos corona), não é fácil, posso garantir-vos, cheguei a essa conclusão depois de falar com alguns amigos que se dedicam aos gloster à muito anos, (fartinhos de virar frangos).

Alguns destes criadores onde fui buscar os meus machos, obtiveram boas participações nos Nacionais e agora no Mundial de Ornitologia de 2010 - Matosinhos.

Vamos ver como vai "correr" a época de criação, juntei os casais só agora (fim de Fevereiro), e mesmo assim ainda penso que poderia esperar mais algum tempo, a metrologia não esta a ajudar, as fêmeas estão um pouco atrasadas e relação aos machos.

Estive em casa de amigos, já têm a primeira criação concluída, com passarinhos novo já comem e as fêmeas já estão na segunda postura mas, não tenho muita pressa, os dias maiores e o calor aonde vir, para quem não tem um plantel muito grande minimizar as possíveis perdas, é sensato.

Algumas fêmeas morrem durante o período da posturas, as baixas bruscas de temperatura na altura de postura, a falta de cálcio são um problema para quem não têm aquecimento não tem possibilidade de estar diariamente com as suas aves.

Das várias cores que existem nos glosters, gosto muito da cor canela, tanto em coranas como em consortes, apesar de não ter nenhum macho no meu plantel, ainda tenho a esperança de arranjar um casal, mesmo que para isso tenha que utilizar um macho verde portador de canela, ou de cor canela não visível, também se pode chamar assim, já vai sendo um pouco tarde para arranjar uma boa fêmea corona mas, mas, logo se verá!

Não sei se é correcto ou não, o meu plantel como podem ver nas fotos parece estar equilibrado entre machos e fêmeas, como informação final, posso adiantar que todos os consortes são fêmeas e todos os coronas são machos.
Agora, vamos ver o que estes sangue (genes) novos vão trazer aos meus canários.

A aventura para mim começa AGORA, muito boa sorte para todos que já estão adiantados e boa sorte para os outros como eu, que estão agora no início desta aventura.

Sem comentários: