sábado, 11 de abril de 2009

Don Fafe - recordações de miudo ...

Anos 80 e 90!
Talvez por ter nascido em Angola sempre tive contacto com animais, desde muito novo fui habituado a ver-los em grandes espaço. É o deslumbre de África, continente que ao longo dos anos serve para extraordinários filmes de vida selvagem.
Em minha casa (Angola) sempre houveram animais, destes, as aves sempre levaram vantagem, já em Portugal o espaço era limitado.
Como nos anos setenta e oitenta não haviam muitos divertimentos, os jovens eram levados a descobrir tudo o que os rodeava. Em frente a minha casa haviam árvores e arbustos, muitas vezes dava por mim a contemplar da minha varanda as aves. Na Primavera, altura em quem andavam numa azafama com a corte e a construção dos ninhos, tudo era como um “imane” para os meus olhos. Com o passar dos anos aprendi a identificar-las, a observação dos seus ninhos e os seu filhotes aumentavam a minha curiosidade, sempre que algum caia para o chão, em vez de o colocar de novo no ninho, eu, levava-o para casa, tentando fazer de seu progenitor.

Claro que muitos morreram, com o passar dos anos fui aprendendo a tratar deles, perguntando aos mais velhos como o senhor Beto da funerária, pessoa que nascera na aldeia e como tal tinha muitos conhecimentos e experiência, por fim, conseguia cria-los até á fazê adulta. Tive várias especies: Verdelhões, Melherinha, Pintassilgos ,Pintarrochos e até Pardais. Os canários eram coisa pouco vista nas pequenas lojas de animais, nessa altura eram aves muito caras, muitas pessoas optavam por comprar aves silvestres muito mais baratas que devido à sua abundância eram fáceis de capturar.

Foi por volta ano de 1982 que vi pela primeira vez numa loja de animais um Don Fafe macho, foi talvez o primeiro pássaro que comprei. Mantive-o durante algum tempo, depois morreu, talvez por não saber bem qual a alimentação mais adequada para ele.
Mas, nunca esqueci a cor salmão que tinha no peito, o seu “barrete” preto, o seu bico forte e o seus olhos redondos, aquele ar meigo e amigo.

Tentei adquirir outro uns anos mais tarde mas, faltava-me “tempo”(dinheiro) e foi assim que passaram os anos e dos Don fafes ficaram só as memorias.

Na época não havia inter-net nem grandes livros, nem revista sobre ornitologia a única coisa que se poderia ver, era um programa na televisão "RTP " aos domingos, o nome era " A Vida Na Terra" da responsabilidade de Félix Rodrigues de la Fuente, um naturalista Espanhol.
Passados quase 27 anos resolvi fazer uma matéria sobre a ave que me encantou quando menino, não é nada cientifico, vou simplesmente partilhar algumas fotografias que tive a oportunidade de tirar. Se gostam de aves em particular do silvestrismo, aves silvestres ou (fauna europeia).

Mais tarde, farei um outro artigo sobre os Don fafes, este mais virado para os seus aspectos particulares: Origem, alimentação, manutenção, criação e cuidados a ter com esta ESPECTACULAR ave .

Sem comentários: