sábado, 3 de janeiro de 2009

O Birdsblog, deseja a toda a equipe da instinto um bom ano novo, muita saúde e sucesso nos projectos para este ano (2009) que inicia.

Número 12 - Ano 02 - Dezembro 2008
Alimentação das aves
Papa a papa



Pensa seriamente em encher a sua casa com os trinados de uma ave? Então precisa destas breves noções sobre aquilo que devem comer, a fim de se manterem saudáveis e felizes. Logo que se decida sobre que espécie vai adquirir, informe-se acerca da sua dieta específica.
Cada espécie tem as suas necessidades específicas, as quais decorrem do seu habitat natural, onde as aves descobrem a melhor forma de se manterem saciadas e fortes recorrendo ao que o meio envolvente lhes oferece, com vista à sobrevivência e a manterem- se saudáveis. Daí que a busca de alimento as ocupe durante a maior parte do tempo. Quando em cativeiro, essa preocupação fica a nosso cargo, e com ela devemos perder o tempo necessário a fim de obter o mesmo resultado: aves saudáveis e felizes. A grande capacidade de adaptação das aves jogará a seu favor nesta tarefa, desde que os alimentos sejam nutritivos e nas quantidades adequadas
— Sementes são imprescindíveis, mesmo que diferentes daquelas a que a ave estava habituada.
— Nos primeiros dias de vida não lhes pode faltar alimento vivo, caso de insectos e minhocas ou larvas, por exemplo, pois é isso que, em liberdade, os pais dão às suas crias. Papas feitas em casa são outra possibilidade.
— Verdura, fruta e legumes são incontornáveis fontes de vitaminas.

— Por certo já viu o esqueleto de chocos em gaiolas e viveiros ou mesmo conchas de ostra ou simples conchas trituradas. Não só servem para se entreterem a afiar os bicos como são boas fontes de cálcio e sais minerais.

— É aconselhável variar de dieta de quando em vez — alternando papas e sementes, por exemplo — a fim de corrigir alguma carência alimentar não perceptível.

— Há quem defenda um dia de jejum semanal e quem opte por medicação que ajude a desintoxicar o trato digestivo. Sobre isto deve aconselhar-se ao pormenor junto da loja onde adquirir a ave ou de um veterinário.
Envie as suas dúvidas e questões :
A instinto conta com profissionais para o ajudarem.Ao entrar no site desta revista pode ainda encontrar: Fórum - Curiosidades - Notícias - Espécies - Educação - Entrevistas - Saúde - Contactos - Adopções e Especiais. Tudo isto para os seus animais.

Sem comentários: