quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Aves silvestres - Europa - Pisco-de-peito-ruivo

O Pisco-de-peito-ruivo Erithacus rubecula é uma pequena ave de apenas 14 cm de comprimento.
Tem no peito uma grande mancha cor-de-laranja bem demarcada, que se estende até à face, as partes inferiores são de um branco sujo, e por cima é de um castanho uniforme.
O canto é muito melodioso, variado, e por vezes um pouco melancólico.


Dimorfismo sexual: É impossível distinguir os machos das fêmeas com base na morfologia externa, embora os machos sejam, em média, ligeiramente mais corpulentos.


Habitat:
Comum como é, por toda a Europa, também ocorra no Médio Oriente e Norte de África.
Encontra-se desde as matas agrestes no alto das serras do norte até ao centro das grandes cidades.



Alimentação:
O Pisco é quase exclusivamente insectívoro. Na verdade esta designação genérica significa que se alimenta não só de insectos, mas também de pequenas aranhas e outros invertebrados, polpas dos pequenos frutos ou bagas, bagas de muitas espécies dos matagais mediterrânicos, como zambujeiros (ou oliveiras), aroeiras, medronheiros, madressilvas.



Reprodução:
Nidifica de Abril a Julho, mas ocasionalmente podem ser observados ninhos activos no Outono.
Os ninhos podem localizar-se em buracos no solo, taludes, muros, por entre raízes de árvores velhas e no interior de casas abandonadas. O ninho é volumoso, com uma base feita de folhas secas, e central de musgo, ervas e pequenas folhas, revestida de material mais fino, incluindo cabelos, fibras vegetais e ocasionalmente penas. A postura geralmente é constituída por 4 a 6 ovos brancos ou ligeiramente azulados.
As aves jovens são malhadas de castanho por baixo, e não apresentam tons alaranjados.



Curiosidades:
Para além deste há: O Pisco-de-peito- azul ( Luscinia svecica) e pisco-do-Oriente. Estas aves são dóceis, podendo mesmo em estado selvagem vir a comer a mão.

Sem comentários: