domingo, 14 de outubro de 2007

A MUDA DA PENA

A muda da pena nas aves é acontecimento comum, depois de nascerem sem penas, só com penugem, as aves crescem e com o seu desenvolvimento vêm as canudos (penas em desenvolvimento) e por fim as penas.
A muda da pena acontece, na transição de aves jovens para aves adultas, e depois da época de reprodução e todos os anos.
Esse tempo varia muito com a espécie e o tamanho da ave.
Este processo debilita muito as aves, porque o seu corpo tem de produzir os canudos, que com o crescimento dos mesmos se transformam em penas.
Não podemos esquecer que a ave muda todos as penas que a cobre, por várias fazes.
Para quem tem aves ornamentais em casa e normal ver no chão grandes quantidade de penas (pequenas e grandes) por muito que limpemos parece que nunca mais acabam as penas. Mas é assim todos os anos.
O que devemos fazer para melhorar a condição das penas das nossas aves.
Sempre que o tempo estiver quente, deixar uma banheira ou outro recipiente, não muito fundo de modo que as aves possam tomar banho. Esta operação deve ser feita várias vezes por semana.
Ajuda as aves a livrarem-se das penas mortas, das escamas dos canudos (pequenos bocadinhos parecidos com “caspa”).
Depois do banho podemos ver que as aves cuidam das penas novas, alisando-as e posicionando de modo que fiquem arrumadas, é usual ver as aves debicar ao de leve por cima da cauda.
Não há problema nisso, pois é aí que as aves possuem uma pequena glândula de gordura ou reserva de gordura que serve para impermeabilizar as penas, deste modo sempre que apanharem água não ficam molhadas rapidamente.
Nesta altura e muito importante fornecer um poli-vitaminico para ajudar a sua muda. Uma boa alimentação e papa com alguma oleosidade.
Também se encontra nas lojas de animais (AVES) alguns produtos específicos para esta fase.
Em muitos casos a muda da pena pode ser acontecer fora de época, por vários motivos além dos que já escrevi no princípio deste artigo.
Se o mudarmos para um lugar onde as condições de luminosidade seja muito diferente, mudança de frio para calor, estes são alguns motivos que podem levar as aves a entrara em muda.
Como curiosidade podemos provocar a muda de uma ave sem querer, se a aves estiver num local onde as pessoas acendam a luz durante a noite e por um longo espaço de tempo, a ave entra em muda com facilidade.
A altura da muda é muito critica para todas as aves adultas, mas é ainda mais perigosa para as novas crias e aves novas.
Muitas das vezes morrem jovem que já se encontram bem empenados e separados dos pais (independentes) e nos quais apostamos.
Para que tal não aconteça, devemos evitar correntes de ar, mudanças de temperatura muito bruscas, mudanças de lugar desnecessárias, fornecer uma alimentação adequada a essa época, podemos fornecer alguns produtos específicos para esta época, estas são algumas regras que devemos tentar cumprir se queremos que as nossas aves passem esta fase critica (a muda).

Sem comentários: