terça-feira, 15 de maio de 2007

Carduelis carduelis (Pintassilgo)

Aves comuns em quase toda a Europa, Ásia Central e Oriental, África Setentrional.

Porte: 12 a 17 centímetros, dependendo do local onde vive.

Diferenças no dimorfismo sexual: O bico do macho e ligeiramente diferente do que o da fêmea, também em alguns exemplares o vermelho ou alaranjado da cabeça e maior, em muitos casos os criadores e pessoas do campo reconhecem as diferenças entre ambos a olho nu, o vermelho nos machos passar para traz do olho em quanto nas fêmeas isso não acontece, outra maneira de os diferenciar e, a tonalidade da parte do (ombro) é mais negra nos machos enquanto as fêmeas apresentam uma tonalidade mais castanho claro.

Comportamento: Os Carduelis carduelis (Pintassilgos) são por norma aves sociáveis em viveiros grandes e espaçosos com outro tipo de aves, já em viveiros pequenos de criação o mesmo pode não acontecer.

Muitas vezes torna-se manipulador em relação aos comedouros competindo seriamente pelos mesmos. Há histórias de pintassilgos que impossibilitam as outras aves de se alimentar o que provoca uma morte aos outros em poucos dias por fome. Esta situação pode acontecer quando temos 2 aves num viveiro pequeno e só com um comedouro. Solução colocar mais que um comedouro e o mais afastados possível um do outro.

Ambiente: Esta ave de pequeno porte aguenta bem as variações de temperatura do nosso País, exigem pouco, um abrigo coberto e resguardado do vento frio que por norma se faz sentir nas noites frias de Inverno.

Alimentação: E uma ave granívora que tem como alimentação diária mais de uma dezena de sementes diferentes, como ave do campo é comum vê-lo empoleirado nos girassóis, nas nabiças, nos cardus enfim um pouco por todo o campo.Também gostas de insectos. O seu bico fino e uma arma fatal para os pulgões das plantas, limpado tudo o que poder.

Em cativeiro deve dar-se a comida dos canários, mas esta alimentação deve ser complementada com sementes de saúde, indispensável o grite, este deve estar sempre a sua disposição. As papas de ovo com níger e bocadinhos de bolacha,fruta são umas guloseimas que também aprecia.

Uma das causas da sua morte em cativeiro é uma má alimentação o que lhe provoca problemas no aparelho digestivo e no fígado.

A doença da (faca) e talvez a principal causa de morte desta ave em cativeiro.

Criação: Em viveiros pequenos não e fácil apesar de haver quem consiga bons resultados. Em viveiros ao ar livre a sua manutenção e criação torna-se muito mais fácil.

Na Natureza: O ninho e feito em (coníferas) ou em arbustos densos, mas também podem escolher para criação árvores de fruto.

Por norma tem uma postura média de três a seis ovos de uma cor azulado claro pintalgado de pequenas manchas acastanhadas. Na altura da criação e frequente ve-los a alimentar-se de verduras tais como (dente-de-leão, bolsa-de-pastor, morrião-dos-passarinhos, leitugas etc).

Após um choco de 13 a 15 dias nascem os filhotes. Estes crescem rapidamente, ficando cobertos de uma plumagem castanho claro, isto poderá levar três a quatro semanas.

Os filhotes só adquirem as cores dos progenitores depois da primeira muda das penas.

E frequente os pais voltarem a criar outra prole semanas depois dos primeiros filhotes abandonarem o ninho.

O Carduelis carduelis (pintassilgo) e sem dúvida uma ave bonita, excelente e melodioso cantor, ave irrequieta.

Atenção: Estas aves são proibida de se criar e híbridar ou manter em cativeiro degundo as leis de Portugal. Já em algumas regiões da vizinha Espanha, a sua manutenção, criação e captura e legal, mediante uma autorização especial (CITES).

O Pintassilgo Europeu por ser tão bonito, bom cantor, versátil é criado por muitos criadores de vários países Europeus (Itália, Espanha entre outros) bem como Sul-Americanos (Brasil).

A investigação feita durante anos por estes criadores fez com que actualmente haja

um numero muito interessante de mutações com muito boa qualidade. tenho visto fotos de híbridos espectaculares. Todas estas aves são criados em países em que a lei dos mesmos o permite, não esquecer. Também a COM (Confederação Ornitológica Mundial) reconhece estas aves desde que devidamente anilhadas com anilhas oficiais do criador, tanto os híbridos, as mutações bem como as aves (selvagens) podem ser julgados no Campeonato Mundial de Ornitologia.