Depois de uma visita à Feira dos Passarinhos no Porto e de um bom almoço de convívio onde eu o João , o Tiago , o Francisco e o Ricardo falamos das criações, dos passarinhos de cada um,e uma vez que o dia já estava "pago", por nossa conta, fomos ver as novas instalações do Ricardo Sútil.
Mais tarde lembrei-me de juntar as fotos e fazer uma pequena entrevista, tipo, perguntas curtas e respostas o mais concretas possível, porque não é a mesma coisa que estar frente a frente, mesmo assim gostei , porque divulgo o trabalho/hobby dele e ao mesmo tempo mostro um pouco do seu espaço, o resultado está aqui para todos que gostam da ornitologia verem.- Qual é o plantel que tens actualmente e número de gaiolas ou voadeiras ?
Actualmente nas minhas novas instalações tenho 38 casais, 3 voadoras e uma para o "desmame" das novas crias, digo (novas) porque anteriormente vivia perto do Marvão onde tinha outras instalações.
Como podes ver as mutações são: Diluídos, dorso claro, pasteis e brancos e este ano tenho uns poupas , por curiosidade, mas quero melhorar os que tenho.
A que mais gosto mesmo, são as que crio!
Fora de brincadeira, tenho um fraquinho pelos diluídos.
- Reparei que já estás adaptado as novas tecnologias de iluminação, qual a razão dos leds, e se isso te trouxe já vantagens?
Os leds para mim são fundamentais, possibilitam ter mais horas de luz no local onde tenho as minhas aves, esse tempo longo de iluminação acaba por ser fundamental na alimentação das crias , pois o ano passado criei sem leds e o número de casais que retiraram aves foi muito menor.
- Qual a origem genética do teu plantel, no teu ponto de vistas , que vantagem isso tem no teu plantel ?
- O meu plantel e um pouco diverso na proveniências de aves e (sangues), tenho apostado em criadores nacionais como: Sr. António Magalhães, do Paulo Ferreira, Rui Oliveira,pela qualidade e fiabilidade que as aves apresentam e algumas aves que vou comprando a outros criadores que vou gostando. Também tenho aves estrangeiras da Holanda, Bélgica, Espanha e Itália, mas de referir que tem a ver com sangues pois a maioria são aves nacionais pois a qualidade dos "tugas" é muito grande. Tenho em vista dentro do standard da classe mais e melhor o meu plantel de um modo a poder obter com alguma fiabilidade as aves que gosto.
Não sou uma pessoa de ideias fixas gosto de ler e partilhar ideias com outras pessoas do ramos, apesar de hoje ter uma visão mais exigente dos mandarins por ser também aspirante juíz de exóticos , classe onde o mandarins se integram.
- Que sementes e papas utilizas nos teus mandarins, para ti que vantagens há em relação a outras marcas de mercado?
- A nível de sementes utilizo "Manitoba"
Para mim tem uma qualidade muito boa, pois anterior mento utilizei quase todas as marcas ou mesmo todas, e sem querer desprestigiar ninguém mas tinha um desperdício de comida de cerca de 20 a 30%. Desde que mudei tenho cerca de 5 a 10%
Alem de no meu ver a "Manitoba" ter uma variedade de sementes muito grande na ração
Papas utilizo "whitemolem" (acho que se escreve assim) com um pouco de insectivora e "Cédé" exoticos, adiciono polen de abelha, spirulina, levedura de cerveja e proteína, as quantidades são fruto da minha esperiencia e balanceado para as minhas aves, pois cada criador sabe o que as suas aves mais gostam e qual o melhor aproveitamento se pode tirar delas.
Muito recentemente estou a experimentar uma nova papa, claro que não dou a todos , pois as experiências como o nome indica tem sempre duas possibilidades, correr bem ou mal, sei que não é a melhor altura para mudanças, pois estou a meio das criações, mas, temos que arriscar, estou apostado em dar o melhor e tirar o maior potencial dos alimentos que forneço aos meus mandarins, todos queremos ser bem sucedidos ano após ano.
Para concluir este magnifica visita feitas pelo Tiago, o João , o Chico e o Osvaldo, gostava agradecer a vista, o almoço que tivemos. Gostava deixar um desabafo, o facto de ter estado algum tempo como presidente do Clube exóticos de Marvão e ter organizado 2 ERUTHRURA, fez de mim um criador, uma pessoa muito melhor, até mesmo no facto de ter a oportunidade de ser aspirante a juiz, deu-me uma visão muito mais alargada com um sentido de responsabilidade no mundo da ornitologia. Pois ao organizares eventos como estes permite-nos ouvir os "desabafos" de criadores, juízes, e até mesmo dos visitantes.Sempre foi o meu objectivo cultivar um a boa ornitologia entre todos os aficionados !
Quero no entanto agradecer ao amigo Osvaldo o enorme trabalho que vem realizado em retratar o de melhor no mundo da Ornitologia!
Foi com enorme prazer que tive na presença de amigos e passar um óptimo dia, depois de umas trocas de ideias com almoço a mistura, tive o prazer de mostrar as minhas humildes instalações e a minhas aves.
OBRIGADO - Ricardo Sútil.