quinta-feira, 31 de março de 2011

Fotografar a evolução e crescimento destes canários é fantástico.

Hoje esteve um dia com muito sol e muito calor, ideal para tirar algumas fotos mais elaboradas, os modelitos estiveram muito descontraídos, até correu bem.




Para quem gosta de ver o crescimento e evolução dos canários, pode ver as fotos anteriores, onde se pode ver passo a passo, nascimento e crescimento destes modelitos.

Já abriram os olhos e a crescer!

Como tinham a barriga cheia estavam a dormir.


Devo realçar uma coisa, a mãe destes 3 passarinhos matem um comportamento invulgar para uma ave criada em cativeiro, faz o que muitas aves fazem na Natureza, eliminam as fezes das crias do ninho, ao vê-la comer as fezes das crias logo no terceiro dia, isso fez-me ficar a observar tal comportamento.


Como se pode ver em toda as fotografias o ninho está limpinho e as crias sempre impecáveis.

Já tenho canários faz alguns anos e nunca tinha visto este comportamento, de inicio tinha reparado na forma cuidadosa como fazia o ninho, apesar de outras fêmeas o fazerem de igual modo, a diferença esta na limpeza do ninho.

Na Natureza algumas espécies de aves fazem-no para eliminar os fungos, formigas, ácaros, outros predadores das crias indefesas.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Crescer, crescer o que isso implica. Separação dos pais

Como já referi, não posso estar todos os dias ao pé dos meus canários, com tal, é a lei da Natureza que manda. Dos quatro que nasceram, o último nasceu com dois dias de diferença, logo mais pequenino, frágil; isso no meu caso faz toda a diferença. Se estivesse em casa tinhas duas opções: mudava-o para outro ninho com passarinhos da mesma idade ou ajudava na sua alimentação de modo a acompanhar os irmãos, acabou por morrer ao fim de 8 dias, os mais fortes vingam!

Estes são os que permanecem vivos.


Para as pessoas que tem menos experiência na criação de canários vou dar uma dica em casos vulgares de morte subita dos filhotes, logo nos primeiros dias ou já com uma semana ou mais, atenção que pode haver outras.

Muitas canárias, por serem tão boas mães recusam sair do ninho com medo de perder os filhos, então os macho vão ao ninho para alimentarem as crias mas, como as fêmeas não se levantam (sair do ninho) os machos acabam por lhe dar a comida, ficando os filhos com fome. Com o tempo as crias ficam mais fracas e acabam por morrer de fome no ninho.


Para podermos ter a certeza que é isso que acontece , devemos colocar papa, sementes germinada ou outra coisa atractiva e ficamos alguns minutos para ver o que a fêmea faz, se ela não sair do ninho e for alimentada pelo macho e não alimentar as crias, o que devemos fazer?


Retirar o macho da gaiola, este deve ser colocado longe para evitar que a fêmea o ouça cantar e fique de novo com o cio e abandone o ninho e filhos, esta operação vai fazer uma coisa interessante, a mãe não vai poder ficar sempre no ninho à espera da comida do macho, logo vai ter que sair do ninho para ir comer, ao voltar, os filhos sentem a sua presença porque ela ao tocar no ninho faz com este trema e o que fazem? Pedem comida sem parar. Claro que devemos vigiar a fêmea, como em tudo na vida, há boas mães e outras nem por isso.

Depois dos filhos criados e desmamados podemos juntar de novo o casal.

Um bom casal não requer este cuidado, ambos os progenitores alimentam as crias.

Depois de fazer uma observação deste casal é o que tenho de fazer para ver se esta ninhada vai adiante, esta é uma daquelas fêmeas muito zelosas com o seu ninho e se esquece das crias que estão por debaixo dela, como não tenho de momento amas para me ajudar vou retirar o macho de perto dela, desta forma espero que ela seja uma boa mama!

domingo, 27 de março de 2011

Os "pimpolhos" lá se vão safando!

Parece que os filhotes estão com um desenvolvimento normal. As primeiras anilhas de 2011 já estão. Com calma a coisa vai!


Depois das anilhas estarem colocadas, ficaram um pouco activos, pois estavam com fome.


Foram mais um pouquinho para junto dos pais , com a comidinha no papo a coisa acalmo.


Quanto às cores?

Certo,certo todos vão ter canela, talvez para as próximas fotos já fique sem dúvidas.


Agora vamos ver como correm as coisas nos próximo ninhos a ultima canária que entrou em choco, hoje tinhas os ovos galados, as outras onde os ovos estavam brancos, com a colocação novamente dos ninhos vão para a segunda volta.

Primeira Exposição fotográfica - online

Para melhor ouvir e ver a minha exposição, desligue a musica do vídeo, canto inferior esquerdo.




Nesta galeria virtual, estão 23 trabalhos (fotografias), procurei representar quase todos as áreas da ornitologia dita normal. Espero que gostem, é uma experiência nova para mim e foi quase uma teimosia.

Para quem gosta de saber como se faz: Este (vídeo) de 1 minuto e pouco, demorou perto de 6/7 horas seguidas, divididas da seguinte forma: idealização, planificação, execução,montagem e edição.

Também está no YouTube.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Este macho não falhou. Já os outros?

As coisas poderiam estar melhor no que diz respeito a ovos galados, na primeira postura 3 casais deram brancos mas, este foi à maneira, parece o "Nuno Gomes" quando é chamado marca, quatro ovos , quatro passarinhos.
Pela cor que os olhos apresentam, um poderá ser escuro (verde) e os outro 3 (branco, canela ou amarelo), como já referi, não vou aos pássaros todos os dias e pelo que vejo, estão a crescer normalmente.
O pai - verde portador de canela X mãe - canela de fundo branco.

A Associação Ornitologica de Coimbra informa.

Esta associação, informa todos os interessados que a sua exposição anual mudou o local onde a mesma se vinha realizando neste últimos anos.



Com vista a melhorar as condições físicas do local de exposição, este ano a EXPO-AVES vai mudar para CERNACHE (arredores da cidade de Coimbra).

quarta-feira, 23 de março de 2011

Exóticos em Maio? É verdade.


Com o nascimentos das crias, vem a alimentação complementar!

Com mais luz diária, também aumenta a abundância de alimento na Natureza, é na Primavera que tudo acontece. Chegou a altura das criações, alterar a alimentação das nossas aves faz todo o sentido, também na natureza os progenitores o fazem.

Com as nossas aves confinadas às gaiolas de criação o criador deve ajudar as suas aves nesta altura tão crucial para as crias. Há muitos conselhos, cada criador utiliza o seu método, por indicação de uma amigo ou porque a experiência assim o encimou mas, de uma coisa eu sei, todos queremos que os filhotes cresçam de boa saúde e em plena forma física. Já em tempos abordei este tema, para quem gosta destas coisas, aqui ficam os links que dediquei à criação e sua alimentação.

Cous-cous.


Papa semi-seca.


Semente germinada enrequecida com papa de ovo e cous-cous

Semente germinada.


Outra opção à semente germinada é a semente cozida.



NOTA - Ter sempre em atenção o aparecimento de fungos na alimentação suplementar, estes podem prigar toda a sua criação (pais e filhos). Para quem gostar de saber mais, visite:





Boas criações.

Alguns banners que já fizeram a imagem e história deste blog.

O "Birdsblog" tem mais de 1.000 fotos minhas: canários, pássaros exóticos, fauna europeia e outras espécies de aves, entrevistas aos criadores,alguns artigos , lista de classificados e uma lista de telefones de criadores, muitos vídeos e uma boa variedade de fóruns e links.
Conta ainda com um número de amigos e seguidores muito interessante. Como responssável deste blog, agradeço a todos a perferencia.
El "Birdsblog" tiene más de 1.000 fotos de : canarios, pájaros exóticos, vida silvestre y otras especies de aves europeas, entrevistas con los criadores, algunos artículos, listas de clasificados y una lista de teléfonos de criadores, muchos videos y una buena variedad de foros y enlaces .
También tiene una serie de amigos muy interesante y seguidores. Cómo responssável deste blog, agradezco a todas las preferencias.


Le "Birdsblog" a plus de 1000 photos de moi: canaris, oiseaux exotiques, les animaux sauvages et d'autres espèces d'oiseaux d'Europe, des entretiens avec des éleveurs, des articles, des annonces classées et une liste de téléphone des éleveurs, nombreuses vidéos et une bonne variété de forums et des liens .
Il a également un certain nombre d'amis très intéressant et suiveurs. Comment responssável ce blog, je remercie toutes les préférences.

Il "Birdsblog"ha più di 1000 foto di me: canarini, uccelli esotici, animali e altre specie di uccelli europei, interviste con gli allevatori, alcuni articoli, annunci classificati e un elenco telefonico di allevatori, molti video e una buona varietà di forum e link .
Essa ha anche un certo numero di amici molto interessante e seguaci. Come responssável questo blog, ringrazio tutte le preferenze.

在“Birdsblog拥有1000多照片,我说:育种一些文章,分类信息育种家的电话清单许多视频和链接论坛和好多种金丝雀,珍奇鸟类,野生动物和鸟类等物种的欧洲,访谈
它还有一个非常有趣的朋友追随者如何responssável这个博客,感谢所有的偏好。



The "Birdsblog" has more than 1,000 pictures of me: canaries, exotic birds, wildlife and other species of European birds, interviews with breeders, some articles, classified listings and a phone list of breeders, many videos and a good variety of forums and links. It also has a number of very interesting friends and followers. How responssável this blog, I thank all the preference.

Die "Birdsblog" hat mehr als 1.000 Bilder von mir: Kanarienvögel, Exoten, Wildtiere und andere Arten der europäischen Vögel, Interviews mit Züchtern, einige Artikel, klassifiziert Inserate und ein Telefon Liste der Züchter viele Videos und eine gute Auswahl an Foren und Links .
Es hat auch eine Reihe von sehr interessanten Freunde und Anhänger. Wie responssável diesem Blog, danke ich allen den Vorzug.

Muito obrigado a TODOS!
Osvaldo Sereno

terça-feira, 22 de março de 2011

Grande momento fotográfico.


Chapim-de-poupa (Parus cristatus)
Foto retirada do site "olhares"
Galeria do Autor: Zé Bicho - animais
Os meu parabéns por esta magnifica fotografia.

segunda-feira, 21 de março de 2011

Primeiro dia da Primavera - 21 de Março

Opá, no primeiro dia da Primavera nasceu mais um gloster, fixóla!

Calma, afinal há mais um passarinho a nascer, coitadinho está quase livre do seu ovo.

Com o passar dos dias as minhas fêmeas fazem o caminho normal, preparam os ninho para a sua primeira postura.
Agora vamos ver como se portam os machos, elas estão a "tope", as posturas estão boas, 4 ovos em quase todos os ninhos.
Os passarinhos que estão a nascer são do primeiro ninho, vou aguardar para ver como as coisas correm.
É sempre um problema para mim nesta altura, pois devido ao meu trabalho, não posso acompanhar diáriamente os meus canários, vou ver as minhas aves de dois em dois dias e por vezes três, sei que é muito pouco tempo de acompanhamento, tentei arranjar um método levando em conta o tempo que posso dispor para esta paixão. Claro que há coisas positivas e negativas!
Mas, talvez por as aves gozarem de mais calma durante os dias que não estou perto delas, as crias desenvolvem-se de um modo normal, tenho no entanto reparado numa coisa interessante, a lei natural, tem neste método uma prevalência muito forte, só os mais fortes sobrevivem, não tenho muitas crias por época, mas as que sobrevivem quando sujeitas às exposições ornitológicas obtêm boas classificações, já pensei recorrer a amas, no meu caso não dá muito jeito, não tenho espaço para mais gaiolas.
Sou da seguinte opinião, cada criador deve adaptar o melhor método para as suas criações, levando em conta o seguinte factor, tempo disponível que pode dedicar às suas aves,método de alimentação (comida, água e papa) tendo em vista a obtenção de bons resultado sempre que isso for possível.

Opá, o primeiro gloster deste 2011




Agora só espero que tudo corra bem.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Bengalese finch -Lonchura domestica - Bengalin - Manon. Algumas classes

Exóticos - Classe: F1-138
Preto cinzento

Exóticos - Classe: F1-132
Preto castanho

Exóticos - Classe: F1-136
Vermelho castanho

Exóticos - Classe: F1-142
Vermelho cinzento

Exóticos - Classe: F1-156
Selado

Exóticos - Classe: F1-152
Perolado castanho

Exóticos - Classe: F1-148 (o facto da aves não estar de perfil, dificulta a avaliação da sua classe)
Creme-ino, mas ...

Exóticos - Não contem classe
Mostra a diferença entre um adulto e uma cria.

Agradeço ao meu amigo Paulo Henriques (criador de exóticos) o facto de me ter emprestado algumas das suas aves para eu fazer as fotografias desta postagem.
O meu agradecimento ao Sr. João Carlos Badalo (criador e juiz de exóticos) pela ajuda prestada na identificação das classes.
Boas criações e um bom ano ornitológico.

terça-feira, 15 de março de 2011

As minhas criações 2011

Depois de algumas visitas aos meus amigos (Quim, Ricardo e Ernesto) vi a evolução das suas criações.
Os meus glosters resolveram dar-me boas novas, aqui ficam as minhas primeiras posturas neste novo ano (2011).
Fêmea consort- canela de fundo branco

Os primeiro 4 ovos deste ano.

Fêmea consort - canela de fundo amarelo

Fêmea consort - variégada

Os segundos 4 ovos desta época.

Fêmea consort - cinzenta (azul)

Terceira fêmea a fazer postura.
Agora, vamos ver como é com a fertilidade das mesmas.
Dos sete casais, estes tomaram a dianteira nas criações, bem que gostaria a estar mais presente nesta altura mas, vamos ver como correm as coisas.
Muito boas criações para todos.