segunda-feira, 27 de outubro de 2008

VII CONCURSO MONOGRAFICO DE EXOTICOS DE MÉRIDA




Algumas fotos deste evento amavelmente cedidas pelo Clube Exóticos do Marvão










Algumas palavras retiradas do seu sate:

... "Um concurso que tanto prestigio tem e no qual, nós portugueses demonstramos que também temos boas aves." ...

Se pretende mais algumas informações: http://clubexoticosmarvao.com.sapo.pt/

Mais uma vez em nome do BIRDSBLOG, obrigado por facultar as fotos.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Como ser Babysitter
Criar Agapornis à mão





Quando
As crias devem ser separadas dos pais entre os 15 e os 20 dias de vida, logo que se distinga a coloração das penas, mas há quem o faça logo que nascem.

Onde
Devem colocar-se as jovens aves num ninho cujo fundo tenha sido forrado com aparas de madeira, panos ou outro material que lhes proporcione uma cama fofa e cómoda. Coloque-o num local pouco iluminado.

Alimento
Usar papa própria para a criação à mão, a qual deve ser embebida em água mineral ou água da torneira fervida até obter uma papa semelhante à dos bebés, cuja consistência se assemelhe à do iogurte. Deve depois ser ligeiramente aquecida em banho- -maria. Não deve ser administrada nem demasiado quente nem demasiado fria, para evitar queimaduras e facilitar a digestão.

Comer quanto e a que horas?
Alimente-os apenas durante o dia. Depois de retirada a agulha, o tubo de uma seringa é o biberão ideal. A papa deve ser colocada apenas na boca — não na garganta das pequenas aves, para que não sufoquem — e dada aos poucos. A melhor forma de avaliar se lhes está a dar a quantidade certa é saber que a digestão de cada refeição não deve exceder as cinco horas. Se ao cabo deste tempo ainda for perceptível papa no estômago da ave, é sinal de que está a abusar nas doses. O melhor é dar-lhes menos quantidade de cada vez, mas mais vezes ao dia.

De volta à gaiola
Vai perceber quando o Agarponi necessitar de mais espaço e luz, pois começará a dar muitas voltas no ninho. É chegada a hora de sair da incubadora e voltar à gaiola. No fundo desta, comece a deixar tigelas com pão, fruta, legumes e sementes, para que comece a depenicar, e um recipiente com água, para que se acostume.

À colher
Nesta altura, incentive a autonomia da ave, oferecendo-lhe a papa numa colher.

Desmame
Logo que perceba que começam a petiscar das tigelas de comida sólida, vá retirando aos poucos a papa, reduzindo as refeições dadas com a seringa. É um momento decisivo na vida das aves. Poderão perder peso, por isso, apenas retire a papa por completo quando estiver seguro de que a sua saúde e bem-estar já não dependem da papa.

Importante
— Manter o ninho limpo.
— Cada refeição deve ser preparada na hora. Não guarde os restos da refeição anterior, pois fermenta e azeda com facilidade. Pela mesma razão deve lavar-se muito bem tudo o que esteve em contacto com a papa: taças, seringas…
— Não deixar que caia papa sobre a ave. Se assim acontecer, limpar bem as penas.
— Não use sondas para alimentar as crias, podem perfurar-lhes os pulmões ou o ventre.

Envie as suas dúvidas e questões : http://www.instinto.pt/site/saude_formulario.php
A instinto conta com profissionais para o ajudarem.
Ao entrar no site desta revista pode ainda encontrar: Fórum - Curiosidades - Notícias - Espécies - Educação - Entrevistas - Saúde - Contactos - Adopções e Especiais. Tudo isto para os seus animais.

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Exposição ORGANIZA PELO CLUB EXOTIM

Notícia - RELEVANTE

El Museo Abierto de Mérida acoge un concurso de pájaros exóticos


"..., 26 de octubre el VII Concurso Monográfico de Pájaros Exóticos, donde se podrán ver unos 600 ejemplares. "


"... Olivera indico que este certamen es un atractivo turístico más para la ciudad que daba contenido al museo abierto."


Retirado do site: Jornal da Extremadura, secção Noticias

Não escolhi está notícia por acaso.
O motivo porque resolvi escrever sobre este evento é só um.
Veja-se como os nossos amigos espanhóis são ajudados pelas entidades e os jornais regionais.
Em Portugal este tipo de evento tem muita dificuldade de ser considerado um evento cultural de interesse turístico, aqui se nota mais uma vez a diferença entre nós e os espanhóis!
Já que se copia tanta coisa de lá de fora, porque não copiar este exemplo cá para dentro!!!!!
Só quero recordar que a preparação, montagem e desmontagem deste e de outro tipo de exposições ocupa muitas pessoas por vários dias, essas trabalhadores têm que almoçar, lanchar, jantar e em muitos casos dormir perto do local dos eventos, já para não falar depois no número de visitantes que as mesmas podem atrair às cidades e vilas onde as mesmas decorrem.
As cidades e os clubes/associações ganham em vários aspectos: a nível de visitantes; estes aproveitam para conhecer um pouco os seus monumentos a cidade e a gastronomia da região (isso é turismo!), ganham os clubes que aproveitam para fazer novos sócios; socialmente, aproveitam para dar a conhecer os seus clubes/associações á população em geral; culturalmente, a divulgação das várias espécies (exóticas, canários, psitacídeos, galinacios e outras) fazem parte
da cultura de muitos, este género de eventos poderia ser inserido nas aulas curriculares de ciências e meio ambiente, pois não é todos os dias que podemos observar ao vivo tantos exemplares de Continentes tão diversos: África, América, Ásia, Austrália entre outros destinos, recolher informação sobre as mesmas, por norma os criadores estão ali presentes.
É a biodiversidade das aves que se leva às pessoas em dois ou três dias, assim se pode motivar os mais novos a cuidar do planeta e das espécies que nele habítam.
Concluindo, sempre que acontece um evento deste todos podem ganhar.

Daí eu salientar esta notícia.

Momentos Bisdrsblog


terça-feira, 21 de outubro de 2008

A minha " Joaninha"

Forpus

Espécie: Forpus coelestis
Família: Psittacidae
Pode ser encontrado: Oeste do Equador e Noroeste do Peru
Habitat: florestas secas tropicais secas ou subtropicais , florestas subtropicais ou tropicais húmidas de baixa altitude, matagal árido tropical ou subtropical.
Tamanho: + ou - 12 a 13 cm
Alimentação: Alpista, girassol, aveia, painço, niger, frutas e verduras.
Mutações: azul, cinzento e amarelo
Historia da "joaninha"
Antes deste forpus já tinha tido um outro oferecido pelo Alex (Alexandre) que vive na Tocha.
Esse teve um acidente e acabou por morrer ainda pequeno.
Então, ... .

O (BEIRÃO), ou por outra Senhor Beirão, como vem nas factura!!!
Criador desta espécie, ofereceu-me um pequeno passarinho.
Decorria o ano de 2005, era na altura uma pequena bola que tinha pouco mais que uma penugem branca, foi alimentada com uma seringa durante algum tempo.


Com o passar do tempo, foi crescendo tornando-se um forpus meigo; gosta muito de festas, gosta de tomar banho, gosta de comer açúcar do pacote e pão, não gosta muito de estar só, os barulhos dos plásticos mais rijos irritam-na.


Não se cala se alguém entra na cozinha (tipo cão de guarda), o modo de a acalmar é fazer lhe umas festinhas que tudo volta ao normal!



Já foi "ferrada" por um papagaio africano na cabeça, o que lhe provocou um rasgo na pele da cabeça (escalpe), tratada por mim com 6 pontos, alguma "Betadine" e pomada cicatrizante.

Como podem ver , correu bem.


Para experimentar o meu novo Mini estúdio portátil, recorri ao meu "modelito", como podem ver tudo esta bem, até dá para "curtir " uma de limpeza no dia da estreia.

Agora está a dormir, mas assim que se fizer dia e alguém for a cozinha, lá está a "joaninha " esperando por uma festinha!

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

APOSTA PARA 2008

Já com a primeira muda feita.

Plumagem de juvenil
Gloster corona, fundo branco.

APOSTAS PARA - 2008



Está gloster corona é uma das minhas aposta para este ano.
Filha de pai corona canela e mãe consort verde.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Livros e revista - Ornitología práctica

ORNITOLOGÍA PRÁCTICA

Sou criador de aves exóticas e canários de porte e um apreciador de boa fotografia, descobri há pouco tempo uma revista que tem várias coisas boas, excelentes fotografias de aves e artigos muito interessantes.
Vai daí! Resolvi adquirir uma revista; depois de uma leitura mais pormenorizada fiquei muito bem impressionado com esta, posteriormente falei com outros amigos criadores que comentaram já ter conhecimento desta revista há algum tempo, fazendo notar na altura um problema "os pouco locais de venda ao publico" depois de dar uma volta na Internet reparei que já se comentava a dita revista em alguns fóruns sobre aves.

Já o problema da aquisição, pode ser resolvido de duas formas: pela Internet (site da própria revista) ou na própria revista, pois em ambos os locais é possível pedir a subscrição (formulário de encomenda) ou pedir alguns números que se encontrem em falta no caso de quem só agora tomou conhecimento da "Ornitología Prática".

A revista “Ornitología Prática” é uma revista que pertence à (Croma press,s.a.) e tem uma tiragem mensal, com 96 páginas, escrita em espanhol , mas de fácil compreensão.

Está dividida em vários temas: Canários de Postura, Canários de Cor, Pistácideos, Exóticos, Fauna Europeia, Mutações, Iniciantes, Silvestres, Veterinária, entrevistas e opiniões, podendo variar um pouco na sua ordem de apresentação.

Todos os temas abordados são muito bem elaborados, muito cuidados e sempre acompanhados com excelentes fotografias, toda a revista é de uma dinâmica de envolvência de modo a levar o leitor a querer ler o seu conteúdo até o final.

A revista “Ornitología Prática” mantém ainda na sua parte final uma série da anúncios onde é possível ver alguns criadores e paginas Web.

É uma revista de referência para muitos criadores que gostam de acompanhar a ornitologia além fronteira.







Para os interessados a mesma pode ser consultando na Internet em:
http://www.ornitologiapractica.com/

quinta-feira, 2 de outubro de 2008


Periquito de Bourke
Bourke sim!
O melhor para o Periquito de Bourke


— Quase extinto nas décadas de 30 e 40 do século passado é hoje, na Austrália, sua terra Natal, uma espécie protegida
— Necessita de um amplo alojamento, um aviário é mais indicado do que uma gaiola
— Mantenha-o longe de ambientes húmidos e da exposição directa ao sol
— Idealmente, agrupe-os em casais e separados das restantes aves
— A melhor dieta consiste numa mistura de sementes (milho, alpiste, aveia descascada, mistura para periquitos ou canários), verduras, legumes e fruta. Durante a época de acasalamento deve dar-lhes suplementos vitamínicos
— Entre Janeiro e Fevereiro, com o início da corte de acasalamento, coloque vários ninhos no aviário que devem ter 20 x 20 cm por 30 cm de altura
— Durante a postura, de um total de quatro a cinco ovos, não devem ser incomodados, começando a incubação após a postura do terceiro ovo e prolongando- se por cerca de 18 dias
— As crias nascem cobertas de uma penugem branca e o seu crescimento é rápido
— Ao cabo de um mês, a serem alimentados pelos pais, devem ser separados dos mesmos para que os progenitores possam iniciar novo ciclo reprodutivo
— Deve limitar-se o número de posturas a duas ou três por ano para evitar o esgotamento ou mesmo a morte da fêmea.


O melhor do Periquito de Bourke

— É uma ave dócil, pacífica, discreta e tranquila
— Não é barulhenta
— A sua 'voz' é agradável
— Não rói a madeira
— As suas cores: rosa, azul, castanha e cinzenta
— Pode conviver com outras espécies
— Ao abrigo de boas condições de alojamento, a sua reprodução não oferece problemas
— Enquanto a fêmea se mantém no ninho protegendo as crias, o macho encarrega-se de alimentar toda a família
— São mais activos ao amanhecer e ao entardecer, talvez por isso os indígenas australianos lhes chamam periquitos nocturnos, pois é no fim do dia que se reúnem em grupos para ir beber.


Número 09 - Ano 02 - Setembro 2008
Foto de Osvaldo sereno

MOMENTOS BIRDSBLOG

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Fotografias de aves

O Birdsblog coloca em destaque este site e saliento a excelente qualidade fotográfica, as diferentes secções: flores, natureza, paisagem, animais ,etc; sendo mais de 20 e por ultimo, evidência o momento único da fotografia, o clic que permite a transformação do momento em memoria visual.



Como amante de aves e de boas fotografias, destaco sem dúvida as fotos das aves. Muitas "cortar" a respiração.

Para visualizar as fotos das aves deve ir à parte inferior deste site.
Espero que gostem, pois se tal acontecer vão perder algum tempo neste site.

Fotos publicadas com a autorização do responsável do site.