Passar pelo famoso Mercado Municipal Eng. Silva e privilegie o contacto directo com as gentes do nosso povo, veja a diversidade de legumes ali exposto, o peixinho fresco,
a castanha da época e ao sai, recorde os aromas florais.
Saindo deste espaço histórico, vá (esticar) as pernas até à Marina, aproveite para beber um café junto das docas, aprecie os magníficos iates ali “estacionados”, como a Figueira tem
mais coisas para ver, vire o “azimute” em direcção a Serra da Boa Viagem, estacione junto à muralha em Buarcos,
aproveite, subas as escadas para visitar o “Museu do Mar”, local muito bonito que muitos não sabem onde fica, falta talvez um sinal a indicar onde o mesmo se encontra.
Vem o almoço, um dos pratos mais típicos desta cidade `a bera mar “plantada” são as sardinhas assadas ou o bom carapau fresquinho assado na brasa com batatas cozidas com pele, uma boa salada de legumes, temperadas o bom azeite e alho e um pouco de vinagre, uma boa broa, tudo isto bem regado com um bom tinto, tudo requer um bom grupo de amigos ou família; já lhe abri o apetite?
Então ainda está a tempo, pois a exposição tem inauguração oficial, sexta-feira – dia 12 de Novembro e termina dia 14.
Para os aficionados de Ornitologia, (os passarinhos ornamentais).
O Clube Ornitófilo da Figueira da Foz, surgiu da ideia de 46 amigos “passarinheiros” depois de algumas ideias e de arestas limadas, estes, resolveram oficializar a sua ideia, fundando em 12 de Junho de 1997 a COFF.
O COFF (Clube Ornitófilo da Figueira da Foz) organiza a sua 13 Expo Aves, a mesma decorre na Esplanada Silva Guimarães “Meetting Point”, estão inscritas perto de 1000 aves, de 33 criadores de quase todo o país, sendo a maior parte, associados desta
colectividade, das perto de 1000 aves inscritas: canários de cor, canários de porte, exóticos e pistacídeos, os canários de cor superam todas as outras classes.
Mas, a Figueira da Foz tem mais para ver, se tiver carro, passe a ponte em direcção à Cova da Gala, siga
na direcção de Leiria e aproveite para visitar o “Museu do Sal”, se a condição física estiver boa,
Já de regresso, volte à cidade e bebe um café e coma um gelado perto do Casino da Figueira da Foz.
Curiosidades
Pontuação Geral
Campeão Geral da 13 Expo aves da COFF, ave mais pontuada Sr. Renato Seiça (Agata branco 92 Pontos).
Campeão – Canários de cor Sr. Nuno Mendes
Campeão – Canários de Porte – João Lé - Jovem promessa
Campeão – Exóticos – Ricardo Travassos
Campeão – pistacídeos - Renato Seiça
3 comentários:
Olá Néné
Mais uma vez não posso deixar de fazer mais um comentario ao teu artigo publicado hoje.
Achei o teu artigo magnifico(ñ estou a escrever estas palavras por simpatia), mesmo muito bom,no mesmo artigo falas-te dos passaritos e de toda a exposição como tambem fizes-te um pequeno roteiro da cidade da Figueira, foi um bom cartão de visita da excelênte cidade.
Vem na mesma linha daquilo que fizeste em relação á exposição em Coimbra, agrada-me bastante este tipo de reportagem. Muito bom.
Mais uma vez, com grande pena minha, não vou puder visitar a exposição.
Olá Carlos!
Boa noite, muito obrigado pelas tuas amáveis palavras, como podes ver este é um blog que dá muito trabalho, mas se gostamos do que fazemos, fazemo-lo com gosto e prazer, é também uma maneira de mostrar que se pode fazer um bom fim-de-semana juntando dos passarinhos, é também uma mais valia para mim e para o nosso país, sendo este blog visitado por muitas pessoas de fora de Portugal é uma forma de mostrar o nosso país aos outros, vamos ver como "correm" as coisas.
O Birdsblog procura a evolução, todos dias, tento dessa forma servir os interesses de todos os visitantes do blog, aos quais agradeço. MUITO OBRIGADO.
Possivelmente amanha se tudo for normal, irei visitar a Avixira, na cidade de Vila Franca de Xira.
Um abraço, amigão.
Olá!
EU sou o Pedro Lé e faço parte da actual direcção do COFF. Antes de mais os meus parabéns não só por este artigo/ fotos, mas por todas aquelas que compõem o seu blog. Ficando responsável pela criação de uma página no facebook deste mesmo clube tomei a liberdade de partilhar no mural este fantástico artigo da sua autoria... espero que não se importe.
Cumprimentos,
Pedro Lé
Enviar um comentário