A sua origem é um pouco confusa, há entendidos que afirmam ter esta raça surgido na Holanda, já para outros, é uma raça oriunda da França, este canário era conhecido na Holanda por

“ Holandês do Norte” mas, foram os franceses que trabalharam a sua genética, fazendo cruzamento com canários de plumagem bastante frisada, a que os franceses davam o nome

de “Trompeta do Rei”, de uma coisa podemos ter a certeza, os criadores destes dois países, foram os grandes responsáveis pela sua evolução enquanto raça.

Pertence a classe dos canários de porte e posição, este canários pode ser encontrado e várias cores, tais como: branco e de fundo branco, amarelo e variegado.

Algumas características importantes para quem se quer dedicar a esta raça. Atenção, não sou criador nem especialista, mas do que li e perguntei ao meu amigo Humberto Rodrigues, criador de canários do Norte. Penso que deu para uma pessoas menos experiente aprender alguma coisa, como eu penso que aprendi.

Então, vamos ver se entendi bem o que me explicaram e o que li.


, o pescoço deve estar saliente ao resto do corpo e deve delgado, a cauda (rabo) deve acabar em forma de (rabo de peixe) e “M” com penas lisas até a “rabadilha” na parte superior e até às pernas (sovacos) na parte inferior.

Algumas informações retiradas site “ Canário Frisado do Norte” de João Carvalho, outras foram fornecidas pelo amigo Humberto, e algumas dicas foram retiradas da ficha de inscrição, no inicio da postagem. Para aqueles juízes de "bancada", tenho um desafio a fazer; temos aqui fotografias de frisados brancos, amarelos e "variegados", segundo o standard que esta no fim e a ficha do julgamento, qual destes três passarinhos é o que deveria ter mais pontos?
Curiosidade
Algumas diferenças entre as duas classes:
Frisado do Norte:
Posição: Erecta a 65º
Tamanho: 17 cm
Manto: Simétrico e bem marcado
Aletas: Salientes até fora
Jabot: Em forma de coração
Abdómen: Liso
Cabeça: Lisa
Patas: Compridas, ligeiramente flectidas
Cauda: Completa, comprida, terminada em M
Frisado do sul:
Posição: Em forma de 7 incipiente
Tamanho: 17 cm
Manto: Simétrico e bem marcado
Plumagem: Volumosa
Jabot: Em forma de ninho de andorinha
Asas: Aderentes ao corpo e sem se cruzarem
Cabeça: Serpentiforme com pescoço comprido e solto
Patas: Compridas e rígidas com pouca plumagem
Cauda: Estreita e perpendicular ao poleiro
1 comentário:
O meu julgamento a "olho", primeiro, o branco
segundo, o amarelo
terceiro, o variegado
era assim que eu julgava, como dentro de cada criador há um Juíz, esta era a minha classificação.
Osvaldo Sereno - criador canários de porte (Gloster e Fife - Fancy)
Enviar um comentário