sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Grandes momentos fotográficos com Marie Will

Com vista a dar continuidade a este espaço de grandes fotografias, andei a dar uma "voltinha" pela "WEB".
Descobri por acaso o trabalho da senhora Marie Will, segundo ela "amiga dos pássaros: Marie Will usa uma aspersão e usa um jumper vermelho para atrair colibris a seu jardim para obter suas fotos incríveis".
Esta senhora aproveitou o que a Natureza lhe deu, aproveitou o seu jardim de sua casa e converteu-o num estúdio fotográfico vivo onde faz muitas fotografias com colibris, escolhi esta porque me parece magnifica.

Quem gostar de saber mais poderá consultar o site de onde recolhi a informação para este poste.
Aqui esta a senhora Marie Will tentando fazer aquela fotografia, mesmo que a primeira estaja boa, há que tentar fazer outra ainda melhor e mais bonita.




Site de onde foi retirada este informação:
Daily mail reporter
http://dailyanimalfwd.blogspot.com/

Para pensarmos nos acontecimentos de Londres, e outros países!

Uma grande verdade que ninguém quer assumir.

Hoje ao visitar o facebook, reparei numa coisa que me fez pensar, ao mesmo tempo gostaria que todos reflectissem nesta sábias palavras.
Um entre muitos exemplos , as andorinhas ensinam tudo o sabem às mais novas, para que elas um dia sejam capazes de fazer a sua migração.


"Há uma Educação que é GRATUITA: A QUE VOCÊ PODE INCUTIR AOS SEUS FILHOS.
Ensine-os a Respeitar, a Não Destruir, a Não Mentir, a Não Roubar, a Ser Responsáveis, Esforçados, Solidários, a Terem Valores, a Não Serem Violentos e a não se de deixarem manipular.
É muito bom lutar por uma EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, MAS a educação começa em CASA.
Esta é a única maneira de mudar o presente para que tenhamos um futuro melhor."


Será que os políticos não sabem estas coisas?


Não somos nada perto dos bichos, pois eles ensinam-nos muito!

sábado, 13 de agosto de 2011

Andorinhão Preto - Andorinhão das torres - Apus apus

Resolvi fazer este poste, porque todos os anos me trazem aves pequeninas para cuidar e depois libertar, já mais de uma vez me enviam email a pedir ajuda nesse sentido.


Devo ainda relembrar que estas aves são protegida, se encontrarem uma e não souberem cuidar ou não se sentirem à vontade, devem contactar o (SEPNA) Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente - GNR.

A aves que está do lado esquerdo da fotografia é o Andorinhão preto ou Andorinhão das torres, do lodo direito da fotografia, representa a Andorinha-dos-beirados ou Andorinha vulgar (Delichon urbica), são diferentes mas, têm alguns hábitos comuns, tais como: ambas são grandes voadoras, ambas são insectívoras, ambas, são migradoras e têm uma visão fantástica

O andorinhão,
é muito maior , tem uma envergadura de asas verdadeiramente grande para o seu corpo, tem uma boca larga e grande onde estão implantados pequeninos "bigodes" sensoriais, o que possibilita apanhar as suas presas em voo, chega a (dormir) em pleno voo a quando das migrações, é uma ave insectívora, logo a sua alimentação base são insectos (moscas , libelinhas, borboletas, aranhas em suma, quase tudo o que lhe caiba na boca), insectos esse que captura durante o tempo que voa, com pernas pretas e são mais curtas que a andorinha vulgar , está tem no entanto uma unhas em forma de garra , muito fortes, isto possibilita que nidifiquem nas torres das igrejas, castelos antigos e telhados, usando as unhas para se agarrarem nessa altura, o Andorinhão escolhe estruturas muito altas porque não é capaz de levantar voo do chão.
É normal, ver-se jovens andorinhões caídos nos passeios ou no chão durante a época de nidificação, como escrevi antes estas aves não sabem levantar voo do chão, são muitos hábeis no ar, por isso escolheres prédio com telhados altos entre outros, fazendo uso das suas grandes asas quando se lançam tendem a planar de imediato, utilizando depois as correntes de ar quentes para subir para o céu, local onde aprendem a caçar, fugir dos predadores, chamar e conviver com os demais.

Feita esta pequena apresentação, vamos ver o que fazer quando se encontra um andorinhão pequeno abandonado.
Para os mais "afoitos"vamos ver como se deve fazer.
Andorinhão jovem, deve ser mantido numa caixa escura (simula o escuro do telhado) mas ventilada, a mesma deve ser forrada com papel absorvente (ajuda a manter as fezes secas).
Claro, deve abrir para se alimentar o bichinho!

A alimentação deve ser gerida consoante o tamanho do andorinhão (duas em duas horas ou de quatro em quatro horas), alimentar, devemos estimular a aves tocando com o alimento vivo nos "bigodes", aproveitando essa altura para introduzir a comida na boca, quando a aves estiver satisfeita não reage ao alimento, no entanto devemos ter atenção, se a mesma come algum alimento, se a ave não abrir a boca devemos forçar a entrada de algum alimento, a água, deve colocar um dedo dentro de um copo com água de depois fazer com a outra mão a simulação de alimento e deixar que a aves "mame" no dedo (umas gotas), no caso de alimentação viva, a ave retira a água dos alimentos, alimento seco, o mesmo deve ser humedecido antes com um pouco de água tépida, a alimentação deve ter um pouquinho de tudo.

A ave engordar dia -a- dia, isso e facilmente visível no peito da aves.

Alimento vivo: (ver fotografia)


1º - Zofobas (Zoophopbus sp.)

2º - Tenébrios molitor, mais pequenino que as zofobas

3º - Asticô, larvas de mosca, usadas na pesca

4º - granulado para cachorro (cães bebés), muito ricos em óleos farinhas vitaminas entre outros.
5º - (não está na fotografia) compre papa para aves insectívoras (feita á base de insectos), basta fazer pequenas bolinha e humedece-las em um pouco de água e dar-lhe.


Os alimento vivos pode ser adquirido em casas que vendam alimentos para repteis e anfíbios, casas de pesca, o granulado , em qualquer pet-shop que venda granulado avulso, s e então dar à aves humedecidas comum pouquinho de água.

Como tempo a aves fica mais forte e desenvolvida, passando mais tempo a "catar" as penas, nessa altura deve arranjar uma caixa maior, a ave tem que ter mais espaço para exercitar os músculos das asas, quando o andorinhão estiver esperto e a tentar voar está feito o trabalho de (pai adoptivo), escolha um dia (fim de semana) com pouco movimento nas ruas, escolha um local com algum vento, com sol e com calor, suba a um prédio alto e la do topo, agarre a ave com as duas mão e num movimento ascendente levante o andorinhão o mais alto que poder, depois é vê-lo dar as asas muito rápido e começar a planar, a altura par a sua libertação é muito importante, esta deve coincidir com o maior numero de andorinhões no céu, nunca ao fim do dia, pois a aves não terá muito tempo de luz para se alimentar nem procurar local onde dormir.


Atenção, as andorinhas, andorinhões são aves insectívoras, não comem comida de canários, nem papa de ovo para canários, como já ouvi alguém contar.


Espero ter ajudado.


Em caso de dúvida, contactar o (SEPNA) Serviço de Protecção da Natureza e do Ambiente - GNR.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Bebedouros para aves ornamentais

Patrocínio: O link "saidacasca" é no banner.


Bebedouros, há um pouco de tudo, acrílico transparente, azul, verde (garrafa), depois ainda há em plástico branco, azul ou amarelos, com varias formas , tamanhos e feitios.


Para levar muita água (grandes), pouca água (médios) e pouquinha águas (pequeninos); os grades, são indicados para gaiolas com muitas aves ou para gaiolas com poucas aves mas, em que a pessoas se ausente dois ou três dias, os médios, são por norma para gaiolas com uma ou duas aves, onde se deve mudar a água dia sim dia não e por fim temos os pequeninos este servem por norma para, fazer pequenos tratamentos e desparatizações. Também a forma do (bico) encaixe na gaiola , bem como formato por onde a agua sai é diferente, variando este de marca para marca, neste aspecto devo relembrar um tema que já abordei no blog, há bebedouros que o copo fica junto `a base do bebedouro, estes devem ser eliminados por não deixar fluir a água normalmente para o exterior , morrendo as aves à sede, com o bebedouro cheio de água.

Pequena amostra de alguns tipos de bebedouros à venda no mercado, claro que haverá muitos outros mas, cada criador deve escolher aquele bebedouro que lhe dê mais garantias de fiabilidade.







Outro modelos mais evoluídos, onde se procura poupar tempo na criação e manutenção de grande quantidade aves, gaiolas ou voadeiras.





A fotografia mostra sistema para seis gaiolas mas, podem ser para muitas mais. Estes sistema têm ter um tanque de reserva, onde a água deve sair filtrada e deve estar em boas condições de salubridade.

Muita atenção.

Estes são falsos bebedouros que vêm nas gaiolas, estes objectos são comodouros, por norma servem para colocar:papa, grite, semente de saúde ou outros alimento.

Muitos ao ver estes FALSOS bebedouros, vão recordar más experiências com eles.






As aves ao ver a água tentam entrar por esta abertura (ratoeira) o que lhes é fatal, pobre , morrem por afogamento, as aves depois de entrar raramente conseguem sair.


Muito obrigado ao "saidacasca" pelo material enviado, algum deste faz parte do conteúdo deste artigo.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Revogada portaria que autoriza caçar ao melro

Fonte da Notícia: http://www.cmjornal.xl.pt/Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural retirou ave da lista de espécies cinegéticas
O secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Daniel Campelo, anunciou esta terça-feira que retirou o melro da lista de espécies cinegéticas, revogando a portaria que permitia caçar esta ave.


De acordo com a portaria n.º 147/2011, publicada em Abril em Diário da República, o melro poderia ser legalmente abatido durante as próximas três épocas de caça.

Uma decisão com a qual Daniel Campelo, novo secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, não concordou, pelo que mandou proferir um despacho que retira o melro da lista de espécies cinegéticas.


"O melro nem sequer é uma questão para os caçadores que não fazem questão de o caçar. Acho que não fazia sentido manter esta ave na lista de espécies a caçar", salientou.


Daniel Campelo falava aos jornalistas à margem de uma visita ao Parque Natural do Douro Internacional.


O governante acrescentou que quem fez a proposta pensou apenas "num lado do problema".


A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) contestou a possibilidade de caça ao melro, depois de mais de 20 anos de proibição.


A Federação Portuguesa da Caça (FENCAÇA) considerou que a permissão de caça a esta ave interessava mais aos agricultores do que aos caçadores, já que o aumento da população de melros em Portugal estará a causar estragos sobretudo ao nível de culturas como morangos, cerejas ou uvas.


quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Momentos Birdsblog



Coimbra - Milhafres recuperados regressaram à natureza

Escrito por Patrícia Isabel Silva

"Duas aves juvenis e uma adulta foram ontem devolvidas à natureza pelos técnicos do CERVAS, na Mata do Choupal


O Sky, o Biquinho e o Mondego já voam livres pelos céus de Coimbra. Durante o Verão, é nas árvores do Choupal que estes três milhafres-pretos deverão encontrar descanso, mas quando chegar o Outono batem asas para outras paragens de calor. Depois de recuperadas no Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens de Gouveia (CERVAS), estas aves selvagens foram ontem devolvidas à natureza na Mata Nacional do Choupal, num dia em que mais três milhafres-pretos, três mochos-galegos e uma galinha-d’água regressaram ao seu habitat natural, em S. Joaninho (Santa Comba Dão), São Lourenço do Bairro e Sangalhos (Anadia), Fermentelos (Águeda) e Oliveira do Bairro.
António Madeira passava na estrada do campo quando reparou numa ave caída no chão, entre a vala do Choupal e o Centro Hípico. «Andava aos tombos e estava muito mal tratada», recorda o “padrinho” do Mondego, que ontem, juntamente com a filha Diana, de nove anos, ajudou a ave a levantar voo. "
Retirado do site:http://www.diariocoimbra.pt - Quarta-Feira, 3 de Agosto 2011
(Leia mais na edição impressa do Diário de Coimbra)