quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Revogada portaria que autoriza caçar ao melro

Fonte da Notícia: http://www.cmjornal.xl.pt/Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural retirou ave da lista de espécies cinegéticas
O secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Daniel Campelo, anunciou esta terça-feira que retirou o melro da lista de espécies cinegéticas, revogando a portaria que permitia caçar esta ave.


De acordo com a portaria n.º 147/2011, publicada em Abril em Diário da República, o melro poderia ser legalmente abatido durante as próximas três épocas de caça.

Uma decisão com a qual Daniel Campelo, novo secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, não concordou, pelo que mandou proferir um despacho que retira o melro da lista de espécies cinegéticas.


"O melro nem sequer é uma questão para os caçadores que não fazem questão de o caçar. Acho que não fazia sentido manter esta ave na lista de espécies a caçar", salientou.


Daniel Campelo falava aos jornalistas à margem de uma visita ao Parque Natural do Douro Internacional.


O governante acrescentou que quem fez a proposta pensou apenas "num lado do problema".


A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) contestou a possibilidade de caça ao melro, depois de mais de 20 anos de proibição.


A Federação Portuguesa da Caça (FENCAÇA) considerou que a permissão de caça a esta ave interessava mais aos agricultores do que aos caçadores, já que o aumento da população de melros em Portugal estará a causar estragos sobretudo ao nível de culturas como morangos, cerejas ou uvas.


2 comentários:

Rose disse...

Eles apenas comem as frutas!!! Por que caçar essas criaturinhas fofas ?
Não gosto nada disso...

Osvaldo Sereno disse...

Olá Rose!
Muito boas noites.
Eles não podem caçar esta aves, foi proíbida a caça.
Obrigado ,pelo seu comentário e por ser fiel ao Birdsblog.