sábado, 9 de abril de 2011

Entre Amigos com - Ricardo Correia

Foi depois de uma breve conversa com amigo e também criador de glosters Armando Rodrigues, resolvi acompanhá-lo numa visita a uns amigos e criadores de gloster, lá para os lados de Lisboa, marcado o dia, lá fomos.
Agradeço em meu nome e julgo que também em nome dos outros participantes (Armando e Paulo Sousa) o magnifico repasto/almoço proporcionado pelo amigo Ricardo depois, já de peito feito e barriguinha cheia fomos ver os passarinhos.
Aproveitando a ocasião, levei a minha máquina fotográfica e no fim junto da sala dos seus troféus e prémios, fiz-lhe uma pequena entrevista,mesmo ali, para que a garganta estivesse sempre húmida, tínhamos umas cervejinhas frescas.
Fica o meu agradecimento ao Armando Rodrigues, Paulo Sousa e Ricardo Correia pelo bom dia passado.
Nome: Ricardo Correia
Associado: G.C.P., A.A.P., C.O.P., C.O.A. e C.O.A.C.
Stam: AD-75
Morada: Alcabideche
Contacto: 918 287 789
Como um simples criador, fiquei espantando com tantas gaiolas e voadeiras, o número de aves que ele ali estavam, umas para criação, outras para exposição, eu parecia um "puto" numa loja de brinquedos. Ópa aquilo é mesmo grande!
O que estão a ver, é o seu canaril.
Saliento a qualidade das instalações deste criador.
Vamos então conhecer um pouco melhor a história e instalações do amigo, Ricardo Correia.
Olhem esta pinta, e só estão a ver uma parte, porque atrás de mim há outra parte quase igual.
A ornitologia surge por Influenciado pelo seu pai e porque desde miúdo ter tido contado com pássaros, começou a sua aventura na ornitologia desportiva com várias raças de canários, então optou pelos canários porte (Gloster), isso já faz mais ou menos 15 anos.
Com tantas gaiolas e aves o local de reprodução deve manter o ar sempre limpo e purificado.
Cada nova época de criação é uma trabalheira, começa com o fazer os casais de criação, gosto de ver a sua experiência na criação destas belíssima classe de canários de porte, só de ver, cansa; agora imaginem o trabalho que deve dar.
Ufa! Eu só tenho 8 casais e já me lamento!
O seu canaríl é composto por norma por, 100 gaiolas de criação e 32 voadeiras, onde são colocados consorts e coronas separados, há nesta canaríl quase todos por cores de gloster e mais uma! Não é como a história do "Futre" este não é chinoca!
Hora, vamos a números!
O amigo Ricardo, só cria todas as cores de gloster, para alem de criador é um estudioso desta raça, neste dia, tive o privilégio de ver e fotografar pela primeira vez em sua casa um gloster ainda pouco visto, esta nova cor em glosters
resulta do cruzamento de um gloster azul pastel e um canários asa gris, o resultado é muito bonito mas, já leva perto de 9 anos no apuramento desta cor, o seu objectivo é obter um gloster com uma cor nova muito perto do standard desta raça. Este é local ideal para quem gosta de Glosters!
No final desta entrevista podem ver melhor as fotografias desta nova cor.
Muitas das aves do seu plantel são provenientes dos melhores criadores do mundo, há muito trabalho feito pelo Ricardo na selecção do tipo de gloster pretendido para si, depois é tudo uma questão de empregar toda a sua experiência, conhecimento de muitos anos de dedicação e prática, sempre na procura daquele gloster que seja o mais próximo possível do standard (quase perfeito), direi eu “muitos anos a virar frangos”, como diz o povo!
Meus amigos, em casa deste criador podemos fazer o nosso plantel, pois o leque de escolha é diversificado, há glosters de todas as cores: gliseles, ágatas, pasteis, variegados, amarelos entre outras cosres, basta saber o que se pretende, o amigo Ricardo está sempre disposto a dar um conselho a quem está no início.
Participa com regularidade em exposição em Portugal como no Estrangeiro, tendo quase sempre obtido bons resultados, este criador é muito dedicado e gosta de mostrar nas exposições, os frutos do seu trabalho anual.
Participa com o objectivo de elevar o seu nome ao nível dos melhores, e por arrasto elevar o nível da ornitologia portuguesa, mostrando dessa forma lá fora, que também os criadores portugueses se adaptam e quando (querem) são capazes de grandes feitos.
Cuidados regulares com os seus canários.
Tem um programa anual para cada ocasião específica: pré-criação, criação, desmame, muda, preparação par as exposições e manutenção.
Optou por uma alimentação a base de sementes da Versell –Laga e Pet Cup, os suplementos como a papa que dá, são feitos com base na sua experiência, optou por fazer a sua própria papa , dessa forma consegue uma papa que é a mistura ideal para as suas aves, com o passar dos anos e com a sua experiência ele sabe, um pouco desta , outro bocadinho da outra, corrigi, depois mais um pouco mais de papa húmida e fica no ponto, faz isso com as sementes e papa.
Na sua opinião um bom criador deve ser: persistente, ter força de vontade, saber olhar para as suas aves e ser capaz de ser crítico, saber escutar os outros mais entendidos, ler bons artigos, e sempre que possível falar com criadores de referência na raça que pretende criar, deve ainda começar com raças mais acessíveis e saudáveis.
Aconselha todos os novos criadores a serem associados de um (ou mais) clube (s) ou associação(ões), dessa forma podem trocar ideias com outros criadores, o facto de estar inscrito vai possíbilitar fazer o pedido de anilhas para as suas aves, dessa forma poderá começar a gerir as suas criações de um modo mais adequado se o objectivo for progredir como criador,
levar sempre que possível as suas melhores aves às exposições ornitológicas, só dessa forma os novos criadores podem avaliar o seu trabalho durante um ano.
Este criador, é um grande defensor de clubes específicos de raças ex: Gloster, Raça Espanhola, Frizado, Diamantes de Gould, Mandarim, Degolados entre outros, estas raças devem ser julgadas pelo seu standard, na sua opinião os clubes específicos permitem um
melhor conhecimento das qualidades e defeitos da raça, uma selecção mais apurada dos reprodutores com bom património genético, melhores linhas; em suma, um crescimento na qualidade da reprodução de cada raça o que impreterivelmente vai levar a um aproximar do standard ideal da raça.
O Ricardo é uma pessoa muito conhecera, muito simpático, gosta de falar das suas aves e das suas experiências, na minha opinião as suas instalações são das melhores que vi, muitos criadores gostariam de ter umas instalações, não estou exagerar, muito obrigado pelo almoço e pela visita guiada ao seu canaril.
Pessoalmente, dos muitos canários de vi, gostei muito de uns brancos malhados de canela, desculpem , não sei se é assim que se deve escrever o nome mas, foi assim que os vi, são muito fixolas.
Oi, lá vai mais um conselho do Ricardo.
Gritt, sempre à disposição durante todo o ano mas, muito importante na sua opinião na altura das criações,tenção, este deve ser retirado quando se fizer algum tratamento, alguns componetes do gritt neitralizam a assão dos medicamentos.
Mas, os azuis (cinzentos), são os que o motivam mais, todo o seu trabalho nesta cor visa obter um bom canário gloster azul, tão bom ou melhor que um verde, melhor que muitos que se vêm em muitos bons concursos a nível nacionais e internacionais.
Com orgulho mostra os seus glosters, mas lembra, "estão aqui muitos anos de trabalho, Osvaldo."
Por isso investe em trabalho, tempo e dedicação e no estudo de novas cores, relembra, "para que se vejam os resultados de algumas experiencias, são nessecários por vezes anos e é isso que muitos não entendem", os grandes criadores além fronteiras fazem-no à muitos anos.
O Ricardo gosta de visitar bons criadores, onde muitas vezes compra para melhorar os seu plantel e porque nessas visitas se aprende muito e vê, o que vai fazendo por esse mundo fora.
Este corona, com a coroa centradinha, mostra o quanto pode ser belo um gloster desta cor, o seu fundo é cinzento mas, o meio e bordo da pena é em ton de canéla, muito bonito.
Reparem na penas desta ave, para mim, que ando nesta coisa há relativamente pouco tempo, comparado com o tempo que o Ricardo e outros, foi uma agradavel surpreseza ver esta cor em glosters, já tinha visto algo parecido mas, em canarios de cor.
Este consort, é magníficos, para quem gosta de glosters!
PARABÈNS, são realmente bonitos, já sabes, se tiveres algum por aí a mais e não tiveres espaço para ele, amigo Ricardo eu tenho!

Devo ainda salientar que esta entrevista já deveria ter sido postada á muito tempo, as minhas desculpas ao Ricardo Correia por só agora o ter feito.

Foi com muito gosto e satisfação que conheci o Ricardo Correia, quero ainda agradecer ao amigo Armando Rodrigues (Lousã) por me ter levado na visita que fez a este criador , não esqueci o Paulo Sousa, agora penso que é criador de periquitos inglês (faz sentido, também são de porte), estou a brincar, não sei se ainda mantém os glosters no seu plantel mas, sei que mesmo tendo mudado continua a gostar de glosters.

Um grande abraço para estes três amigos.
Saudações ornitológicas e boas criações.
Osvaldo Sereno

Sem comentários: