terça-feira, 8 de setembro de 2009


Ensinar ave a usar o ´bacio´

Quando tudo acontece no papel que cobre o fundo da gaiola, ninguém se preocupa com as rotinas intestinais das suas aves. Mas tudo muda de figura quando o local eleito não era o previsto. Este treino serve em particular as aves que têm o privilégio de passear no ombro dos donos ou simplesmente têm liberdade para, de quando em vez, sair da gaiola. Evite manchas indesejadas no chão, tapetes, camisas…
1 — Observe a ave e os seus hábitos intestinais, a fim de perceber quais as horas do dia em que, por norma, costuma defecar (é normal que seja uma das primeiras coisas que fazem logo de manhã).
2 — Aprenda qual a linguagem corporal que antecede o acto, como sejam abanar a cauda ou andar para trás.
3 — Escolha uma palavra para a ordem de comando, bacio, ou agora servem perfeitamente, ou, na verdade, qualquer outra, desde que a repita sempre que perceba que a ave vai fazer as necessidades.
4 — Quando percebe que ela se prepara para o grande momento ou está simplesmente na hora a que usualmente o faz, peça-lhe que suba para o seu dedo ou palma da sua mão, ou simplesmente pegue-lhe e segure-a em cima de um saco de plástico, de um jornal, de papel higiénico ou qualquer outro material que considere adequado e fácil de deitar fora (uma boa dica é usar pratos de papel ou plástico). Utilize a ordem de comando e elogie-a e mime-a se a ordem for obedecida, ainda que, inicialmente, tudo se deva à coincidência e não a uma verdadeira causa/efeito.
5 — Repita o procedimento até perceber que a lição foi aprendida e que ele procurará o bacio certo.
6 — Para que isto seja eficaz, deve respeitar o ritmo do animal e não esperar que ele aguente demasiado tempo.
7 — Quanto maior é a ave, mais tempo aguenta sem fazer cocó. Papagaios grandes, por exemplo podem reter as fezes durante horas ou mesmo um dia inteiro, mas não é aconselhável nem saudável que o façam.
Fonte deste artigo: http://www.instinto.pt/

Sem comentários: