segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Entre amigos com Manuel Marinho - Matosinhos.

 Foi uma combinação rápida, o João Zananar nunca tinha ido ver a "Feira dos passarinhos " no Porto.
Eu tinha combinado levar uns calendários a "malta " da feita para ver quem gostava de ter um lá em casa, aproveitado a viagem, levava umas bagas e pinhas para as aves do amigo Bernardo. Então foi agarrar o telefone e prontos, depois de chegar à feira de mostrar a variedade sementes e gaiolas e onde se pode ver um pouco de tudo, demos mais uma volta e outra ...
Fui encontrado amigos e conhecidos entre a malta que gosta dos passarinhos, lá estava o meu amigo Manuel Marinho!
 Como o tempo passa rápido, olhei para o relógio e como não tínhamos nada marcado para a parte da tarde, resolvemos ir fazer uma visita ao amigo Manuel Marinho. Arrancamos em direcção a Matosinhos e  acabamos por almoçar perto do mercado, já no fim de almoço, bastou um telefonema e o café ficou logo marcado!  
 Fomos recebidos de um modo familiar, passamos à parte da casa que mais nos diz respeito a "passarada", porque, lavar a louça não é muito a nossa praia! Mas, éramos senhores para o fazer, claro! Brincadeiras à parte , fomos ver os" pintas" do Manel, eu já conhecia, o João como é criador de exóticos (Mandarins) foi falando e ouvindo as diferenças dos pintassilgos, as mutações e clássicos, parva e major etc.
 Como é uma pessoas que gosta de mostrar como faz , foi falando de varias coisas: das misturas , das sementes germinadas, das papas, das vitaminas e alguns tratamentos ...
 Fomos até ao seu escritório lá estava na parede o calendário do "Birdsblog" (obrigado) , então mostro alguns dos seus aliados nas varias fazes (pré-criação, criação, muda e defeso) fomos vendo algumas coisas que não há em Portugal, fomos falando das diferenças entre a realidade da Bélgica e a nossa ... e ali passamos o resto da tarde.
Voltamos para juntos das suas gaiolas de criação onde já era possível ver a preparação para a época de criação. Apesar de alguns dos seus "pintas" estarem ainda atrasados.

Mostrou uma erva que dava ; a "Murogem dos Prados - (Stellaria media), então reparei que perto das floração a planta apresenta uma sementes brancas que eles adoram, mas comem toda a planta.


Com o tempo passa rápido quando a conversa flui e é agradável e há 3 bons conversadores, quando olhamos para o relógio estava na hora de parti, mas ficou marcado um próxima! 
Mais uma vez agradeço a forma como o amigo Manuel marinho nos recebeu, gente BOA só pode ser assim :)

Para fazer uma viagem mais calma até Coimbra , acabámos por lanchar logo ali perto da casa do "Manel".  
A coisa não acabou ali ... não perca um breve " Entre amigos com João Zananar."

2 comentários:

armmoreira disse...

Parabéns por mais esta bela reportagem! Já fazia falta na lista de criadores uma referencia ao nosso amigo Manuel Marinho sabio criador de pintassilgos.

Foi um prazer ler e degustar as fotografias.

Uma boa continuação ao Birdsbloger O. Sereno.

Abraço

Armando Moreira

armmoreira disse...

Parabéns por mais esta bela reportagem! Já fazia falta na lista de criadores uma referencia ao nosso amigo Manuel Marinho sabio criador de pintassilgos.

Foi um prazer ler e degustar as fotografias.

Uma boa continuação ao Birdsbloger O. Sereno.

Abraço

Armando Moreira