sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Entre amigos com João Zananar , criador de exóticos!

Já tinha sido convidado para visitar as instalações do amigo João, mas por falta de oportunidade e também um pouco por falta de tempo, tal não tinha sido possível.
Por vezes as coisas sem programação previa até fazem coincidências porreiras. Depois de uma vista rápida à " Feira dos Passarinhos" no Porto, eu e o João Zananar acabamos por ficar por Matosinhos, fomos  visitar o amigo Manuel Marinho, foi uma tarde muito proveitosa e bem passada. 
Já no regresso a casa, paramos em Cantanhede. Como ainda não era muito tarde para o jantar o João convidou-me para ir ver as suas instalações e os seus Mandarins. Já me tinha falado uma semana atrás das suas gaiolas, por causa de uma cola para pvc que eu andava à procura , nessa altura falamos por "alto" sobre a sua obra, pois   tinha idealizado e feito as coisas à sua maneira  e até tinha corrido bem. 
Ao chegar, vi que não tinha ficado bem , estava excelente, muito bom. Boa iluminação , um bom espaço onde se pode circular a vontade, com tudo muito organizado , deu logo para ver que aquilo não era para uma pessoas que não sabia o que desejava para as suas aves e para o seu plantel.
O seus mandarins estão nesta altura em criação , por isso não ter tirado muitas fotos, também porque foi uma visita rápida sem eu contar , pois a maquina fotográfica não veio. A foto do macho já foi feita no meu estúdio em casa, pois o amigo Zananar, deu-me este macho e aproveitado o modelo ... 
Como se pode ver nas fotos feitas pelo telemóvel o João conta com mais ou menos 24 gaiolas de criação, 6 boas voadeiras e 4 gaiolas para quarentena e pequenas escolhas (fêmeas e macho suplentes) .
 Também tem algumas gaiolas de exposição para os seus futuros campeões!
 Os seus ninhos são de plástico, estes podem ser colocados por dentro da gaiola ou na grade frontal, nesta altura estava a colocar aninhas numas crias  e tinha mais uns ninhos com fêmeas a chocar e outros que iam nascer nos dias seguintes.
O seu sistema que usa no fundo das gaiolas é muito pratico,  facilita muita a limpeza, puxa de um lado o rolo que vem é limpo, saído o sujo por o lado contraio, as gaiolas em suspensão, logo sem estar em contacto com o fundo evita muitos problemas de fungos , lixo nas patas entre outras vantagem que ele deve ter calculado. 
 Os comedouros tipo gaveta, são igualmente práticos no seu manuseamento diário e ao mesmo tempo permite uma visão rápida das necessidades das aves, a "gaveta" é mais uma grande vantagem depois na reposição dos alimentos, outras das vantagens, provocar o mínimo stress às aves em criação e depois  nas voadeiras.
Enquanto ele ia tratando as suas aves, explicava as diferenças entre as varias classe, eu ia ao mesmo tempo fazendo uma coisa que vem de "Puto" ," bora" lá cuscar os ninhos!
 Estes pequeninos (foto em baixo) tinham pouco tempo de vida , o ovo que vêm de plástico , serve para varias coisas: manter a fêmea choca e agarrada ao ninho, serve ainda para evitar que as mais mais zelosas esmaguem as crias nascidas, servem para evitar más formações no crescimento das aves (aves com as pernas demasiado aberta , quase a fazer espargata), e mais algumas coisas.
Aqui, já é possível ver um jovem madarins empenado (com o corpo coberto de penas)e desejoso de se "pirar" para fora do ninho.
 Outras crias já numa fase de desmame (altura que as criam iniciam a sua alimentação sozinhas), o plantem do João e de muito boa qualidade, aves provenientes da Holanda, outras de criadores de referencia da raça em Portugal, fruto do seu trabalho, este ano já obteve algumas classificações interessantes nas exposições onde participou com as suas aves, Coimbra e Torres Vedras - Campeonato Nacional de Ornitologia 2014.
 Também tem mandarins de linhas inglesas, com um bom porte, mas ele sabe que ainda falta para chegar onde quer... o tempo ajuda as pessoas a conhecerem melhor o que criam, o tempo ajuda a melhorar o seu plantel e com trabalho e dedicação , devagar vai chegar onde deseja. 
Reconhece que há bons amigos nos pássaros, reconhece que há pessoas espectaculares, reconhece que fazem boas amizades e bons amigos, sabe reconhecer os que têm ajudado muito mas ... 

Lamentou a falta de união entre muitos criadores, coisa eu que já lhe tinha falado durante a viagem ao Porto, quando alguém tem um problema grave ou não, muitos sabem como resolver mas ... , mas .., outros têm o mesmo problema e tentam resolver pelos seus meios , nunca assumindo que o tiveram, tem um criador expor algumas fotos , para logo vários relatarem que estão/ou estiveram com o mesmo problema. 
 Há alguns criadores com uma visão muito diferente, que tentam mostrar como se deve  fazer apara evitar que as nossas aves morram, erros todos cometemos, nos ajudam a procurar onde os antibióticos ou medicamentos se vendem ...Pode ser que um dia isso mude ,mas estou crente que deve demorar muito, mas muito tempo ,nos para nos associarmos e nos unirmos é muito complicado!

 Pois é amigo Zananar, os meus parabéns pelas instalações , obrigado por me mostrares e receberes no que é um pouco do teu "mundo" ornitológico. 

Boas criações , um abraço.

1 comentário:

comentario disse...

Boas , amigo joao ,boas criaçoes