sábado, 8 de dezembro de 2012

Entre amigos com o criador de exóticos, Luís Baleia.

 Luís Miguel Marques Baleia
 Idade : 35 
Associado da Associação de Avicultores de Portugal
 Stam é o DH76 

Foi com imenso agrado que recebi este convite do amigo Osvaldo do "Birdsblog", para participar nesta rubrica (Entre amigos com...), que vejo com muito interesse na divulgação dos criadores, tudo que seja sobre aves deixa-me fascinado, parece que gira tudo em volta disso, sinceramente para mim é como uma "droga" mas, uma "droga" saudável!
 Este contacto diário com as aves por pouco que seja faz-me sentir que estou noutro mundo, num mundo de liberdade, num mundo em que esquecemos o stress do dia de trabalho, das discussões em casa,dos gritos dos nossos filhos...etc.
Pois bem, depois desta introdução vou começar por contar como entrei neste espectacular mundo das aves!
Sempre que me lembro sempre tive pássaros  mas comecei mesmo a ter mais gosto quando fiz um viveiro e juntei lá vários casais de Pardal de Java, criavam todos bem e  eu ia levar as minhas crias a um senhor que vendia na feira e assim ia ganhando uns trocos...
Depois parei durante um certo tempo, voltando mais a sério sensivelmente a cerca de 2 anos  por intermédio de um primo meu que também criava algumas aves.
Todos os dias depois do trabalho passava por casa dele e ficava fascinado com tantas aves e tão bonitas e comecei por adquirir um casalito de cada vez.
Entretanto o meu primo deixou de fazer criação e deu-me algumas aves outras vendeu-me, e com as gaiolas foi igual e assim fui evoluindo.
Comecei com 1 espaço de 3 m de comprido por 1,5 m de largura e 2 m de altura, numas instalações feitas por mim e pelo meu pai que é pedreiro, o resto pladuro ,roofmate, alumínios  vidros etc. Com estas mão dobra (barata),  fiz poupando uns trocos bons!
No ano seguinte, decidi aumentar o meu espaço para 5 m de comprimento,1,5 m de largura e 2 m de altura deixando as gaiolas na mesma,  mas aproveitando todo o espaço que tinha para fazer 1 viveiro interior plano de maneira que pudesse assim ter mais espécies e conseguisse assim também resolver alguns casos de gordura a mais, principalmente nos Diamantes Forbes,mas que ao mesmo tempo se sentissem mais livres e pudessem acasalar na mesma visto terem bastantes espaços verdes!
Introduzi várias plantas artificiais e muitos ninhos espalhados e fiz um sitio para poderem tomar banho diariamente.
A ração que utilizo é a Petcup Profissional  para os Australianos adicionando um pouco mais de alpista e milho japonês, para os Africanos também dou esta mas adiciono outra mistura e mais algumas sementes.
Na altura da criação costumo fazer uma mistura que inclui papa de ovo da SUPERVITE,adiciono uma papa verde da Raff mais um patéé da Verselle Laga insectívora  adiciono depois o Breedmax e Levedura de cerveja.
Cada criador tem a sua papa de criação,por isso vamos ouvindo umas coisas por aqui e por ali (não acreditando em tudo)e vamos fazendo as nossas experiências  se virmos que temos melhorias poderemos continuar nessa linha e tentar introduzir outros nutrientes que possam ajudar as nossas aves.
Costumo dar também 1 a 2 vezes por semana Taubengold, 1 vez por semana Sedochol e outras 2 vezes por semana Cálcio , dou tudo na água!

Participar em exposições nunca aconteceu porque não é uma coisa que tenha como objectivo, crio aves pelo simples prazer de tudo o que rodeia, não crio com outro objectivo, claro que também tento fazer uma selecção do que penso ser as melhores aves mas como disse anteriormente o objectivo não é as exposições, penso que para o ano sou capaz de participar pela primeira vez, mas o sonho que tenho é mesmo ir participar a uma exposição e ao mesmo tempo expor os quadros que pinto em acrílico sobre aves exóticas (só pinto quando estou mesmo inspirado)o que é raro, mas vai acontecendo...

Penso que era uma boa ideia poderia têr feito isto este ano, já que me surgiu o convite de expor aves e fazer a exposição dos quadros, mas ainda não está na altura certa...quem sabe para o ano!
Em relação ás aves que tento fazer criação de momento são as seguintes : Peito Celeste de cabeça azul(Uraeginthus Cyanocephalus);
 Pytilia de Asa Amarela(Pytilia Hipogrammica); 
Diamante Peale(Erythrura Pealli)
Cantor de Cuba(Tiaris canora); 
Diamante Estrela(Neochimia Ruficauda) mutação corpo Amarelo; 
Diamante Sparrow(Emblema Guttata) mutações Prata de rabo Laranja e rabo Vermelho;
Diamante Forbes(Erythrura Tricolor) Clássico e mutação Verde Mar;
 Diamante Tricolor(Erythrura Trichroa) Clássico e mutações Lutino e Verde Mar; Diamante Papagaio(Erythrura Psittacea) Clássico e mutações Verde Mar ,Pastel e Pastel Verde Mar;
Diamante Bichenove(Poephila bichenovili) mutação Pastel; 
Diamante De Gould(Chloebia Gouldiae) Classicos e Mutações Azul e Lutino.
Estas são as espécies que tenho de momento mas tenciono ainda adquirir: Lonchura Griseicapilla, Diamante Phaeton e Amarantes, depois voltar a adquirir Emblema Picta, capuchinho de cabeça Branca e Mandigoa Nitidula.
Para mim o problema de fazer criação de aves é conseguir só mantermo-nos fieis a 2 ou 3 espécies, isso para mim não dá, gosto de ir variando de espécies e ter várias ao mesmo tempo!

Para finalizar gostaria de dar umas dicas para quem anda nestas lides.

Nunca acreditem em tudo o que ouvem, quando fizerem negócios sejam sinceros para com o comprador,comprador satisfeito é comprador que volta!

Muito cuidado quando comprarem aves a pessoas que não conhecem e sem ter visto as aves (de vez em quando pudemos ter uns dissabores) comprem mas, a pessoas de confiança!

Por último tratem as aves como se fossem os nossos filhos e nem vale a pena também avisar que quem queira meter-se nestas lides para ganhar dinheiro que esqueça isso, porque todos sabemos que ao fim do ano a fazermos as contas em comida e suplementos e outras coisas ainda ficamos é a perder...

Abraço amigo a todos os que participam neste Blogger maravilhoso sobre aves e aproveito para dizer que passem pelo meu blog, que está simples mas está feito também com muito gosto!
Cumps

Texto e fotografias: Luís Baleia
Montagem e edição : Osvaldo Sereno

Muito obrigado ao amigo Luís pela sua entrevista, é sempre um gosto ajudar a divulgar o trabalho que outros criadores nacionais fazem durante o ano.Um abraço.

Sem comentários: