domingo, 8 de maio de 2011

Problemas com ovos picados

Ontem ao ver o blog do meu amigo Aramando Moreira, vi que estava a ter problemas com um macho de pintassilgo, pois este danificava os ovos ao ponto de ficar como se vê na fotografia (foto - retirei do seu blog) para melhor ilustrar este artigo. Penso que ele não vai ficar aborrecido comigo!

Uma das soluções para que tal não aconteça é: estar presente se que possível depois da fêmea fazer a postura do ovo, deve ser removido antes que haver estragos.

Em tempos dei uma vista de olhos num livro italiano de pintassilgos onde este problema era abordado, mas devo recordar que pode acontecer também com outras aves, claro que gostaríamos que tudo corre-se normalmente o que nem sempre acontece.

Outra solução, fazer um buraco no fundo do ninho por onde o ovo possa cair sem se partir, para poder recuperar o mesmo em boas condições basta cortar o punho de uma camisola/meia antiga e coze-lo ou loca-lo ao fundo do ninho, com o ovo fora do alcance do "malandro", só tem que o retirar quando chegar a casa e esperar que a fêmea continue a sua postura.

Outra solução ainda mais fácil é colar, prender com arame um pequeno copo de plástico com algodão dentro, este vai amortizar a queda do ovo.

No final da postura pode colocar os avos numa ama, tapar o buraco do ninho e colocar ovos de plástico para que a fêmea agarre o choco, substituindo pelos verdadeiros depois, mas deve vigiar na mesma, caso o macho continue com a mesma mania, deve ser retirado de pé da fêmea, esta cria os filhos só.


Poderá haver outras maneiras de resolver este problema grave, esta é só uma forma de ajudar os criadores que não sabem o que fazer.

Um abraço e boas criações.

1 comentário:

armmoreira disse...

:) Ola Osvaldo!

O problema esta resolvido, pois é o macho que pica os ovos.

Retirei o macho e e fêmea tem continuado a postura sem problemas. Espero que o macho tenha galado a postura.
Já tinha visto na Internet a sugestão que apresentas. A minha dificuldade foi a concretização desse projecto, pois furar o fundo do ninho em vime destrói a sua estrutura. Por outro lado não sei se a fêmea iria aceitar o ninho com um pequeno furo no revestimento feito de pêlo de cabra e outras fibras.

Alguns criadores aconselham a colocar ovos chocos para terem mau gosto e mau cheiro quando picados.

Também aconselham fornecer casca de ostra fina e outros minerais.

Finalmente depois de a fêmea ter o ninho pronto, a noite separar o macho da fêmea. De manhã depois de ver se há ovo juntar novamente o macho depois de retirar o ovo posto nesse dia.

Obrigado pela sugestão.
Um cordial abraço.

AM