quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Portefólio - Andorinha das chaminés

Autor: Osvaldo Manuel Moreira Duarte Sereno, morador em Coimbra, com idade para saber o que gosta, levaram-me a fazer um dos melhores trabalhos fotográficos dos meus quase 12 anos de fotografia.

Para contar esta historia recorri a algum matéria de fotografia: maquina compacta "FUJIFILM,modelo Fine Pix S602 ZOOM" , NIKON CORPORATION, Nikon D 80, com lente 35mm/300mm - 2.8, quase todas as fotos foram feitas sem flash.
O gosto pelas aves levou-me a acompanhar um casal de andorinhas desde 5 de Julho de 2010 até 31 de Agosto do corrente ano.

Para a realização desta historia foi nessecario muito tempo, paciência, percistência , dedicação e muito gosto pelo trabalho que realizei.
Aqui fica uma historia fotográfica de 3 andorinhas.

Sarapintados de pequenas manchinhas castanhas aqui estão os 3 ovinhos, muita esperança para o dia do seu nascimento.

A mama é a principal responsável pelo choco.

Já com dias de vida, estas pequeninas andorinhas, têm pela frente uma aventura grande, crescer, crescer, para ser adulto, para depois preparar a longa viagem que as aguarda a aventura das suas vidas.

O mínimo movimento pode ser alimentação, quem quer ser o primeiro?

O calor aperta, as crias tentam alivia-lo esticando-se no ninho, 3 crias em repouso, em poucos dias as penas vão aparecer e os olhos vão abrir para ver a luz e o local que já mais esqueceram.

A limpeza do ninho para evitar praga de piolhos, fungos é uma preocupação dos progenitores.

A vigilância , estava sempre presente na vida dos pais, eu era o estranho que de alguma forma apresentava perigo para a prole, o piar ajudo do pai avisava os filhos e a fêmea que havia perigo.
Ir e voltar, num ritmo frenético para que os filhos se desenvolvam o mais rápido possível, havia que aproveitar a luz do dia o mais que possível.

"epá lá vem a mama com paparoca!"

Os primeiros dias de aventura fora do ninho, alimentação dos pais em voo.


Está na altura de mudar a pena, agora vamos preparar a "roupa" para a longa viagem até África.



Informação retirada da Wikipédia.
As andorinhas são um grupo de aves passeriformes da família Hirundinidae. A família destaca-se dos restantes pássaros pelas adaptações desenvolvidas para a alimentação aérea. As andorinhas caçam insectos no ar e para tal desenvolveram um corpo fusiforme e asas relativamente longas e pontiagudas. Medem cerca de 13 cm (comprimento) e podem viver cerca de 8 anos.

Sem comentários: