terça-feira, 6 de abril de 2010

Será que o "clique" é agora?

Que ano complicado este para muitos criadores!!
Falei com alguns criadores amigos e muitos deles estão como eu "zerados" ou com muitos poucas aves nascidas nesta altura, outros estão a dar-se bem mas, a maior parte refere uma grande quebra em relação ao mesmo período do ano transacto.
No meu caso, mantenho os meus canários com luz natural e não tenho aquecimento, a alimentação é a mesma para todos, mistura para canários da Versell Laga, papa com germinado e cus-cus, gritt sempre à sua disposição e verduras sempre que posso, vacinei-os contra os ácarus e piolho à mais de 2 meses e tenho colocado "caniaves" nos ninhos feitos.
Tenho 8 casais de canários (7 de glosters/1 de fifes), foi com alegria que vi 3 fêmeas fazerem os ninhos, as posturas não foram muito grandes (11 ovos no total) isto foi no início do mês de Março, isso aconteceu à quase um mês, só 4 estavam galados, nasceram 3 mas, morreram no mesmo dia, a sua morte deveu-se talvez a vários factores: o facto de terem nascido em dias em que a parte da noite foi muito fria para esta altura do ano, os dias muito chuvosos e a pouca luminosidade ocorrida, tenham tido influência para a sua pouca sorte.
Como as coisas não estavam a correr como eu pretendia, alterei todo o plantel para 2010, apostando em fêmeas minhas (2009), menos uma, a mãe das minhas melhores fêmeas, que tenho mantido com muito carinho e cuidado, não é nova mas, gostaria de obter ainda este ano, 2 ou 3 crias dela, por ser talvez o seu último ano como reprodutora.

Penso que as criações estarão atrasadas pelo menos 2 meses, digo isto porque , perto de minha casa costuma nidificar um casal de Milheiriços/Milheiras todos anos no mesmo limoeiro e só esta semana vi o macho cantar no seu poleiro predilecto, a antena de TV da vizinha.

Curiosamente foi nestes dias com mais sol em que esteve um pouco mais de calor durante o dia que as canárias lhe deu um "clique" e fizeram os ninhos em 2/3 dias, ficando só duas sem ir aos respectivos ninhos, neste momento devem estar com posturas, ao mesmo tempo os machos parecem mais activos e vigorosos cantando ao despique uns com os outros.

Não estando com uma dinâmica vencedora como o Benfica, o que conta é a segunda parte!!!
Se ao menos, os machos fossem como o Cardoso ou Falcão, "caraças" haviam lá canários nascidos que até metia medo!!!!
Vai ficando tarde para depois as aves fazerem as mudas necessárias para as exposições, isto se o tempo não nos pregar mais nenhuma partida.
Vamos levar isto na desportiva!!!

1 comentário:

José Cavalheiro disse...

Boas
Eu estou um pouco mais modesto na criação de canários ....
hehehehe
Pois só este ano reeniciei a criação com dois casais, 1 de gloster + 1 fêmea, e 1 casal de mosaicos vermelhos + 1 macho.
Mas nos gloster optei por manter até ao fim da criação o mesmo casal que está a nidificar.
Fizeram o ninho e puseram os ocos em fins de Março, e nasceram na 2ª semana de Abril, estão a crescer a todo o vapor ....
O casal de mosaicos está mais atrasado pois anda á muito a fazer o ninho e nada ....
A unica alteração que fiz foi a de colocar luz artificial na garagem porque a luz que entrava pela janela era insuficiente para manter uma imagem de realidade para as aves.
Bem já me contento com meia dúzia de avezinhas ....
Boas criações