quinta-feira, 3 de julho de 2008

Entre Amigos com António Oliveira

Criador: António Oliveira

Associado: A.O.C.

Criador de canários de cor - STAM-160D

Morada: Lousã – Coimbra
Mail: 70oliveira@sapo.pt

A história deste criador começa como a de muitos. Desde miúdo viveu rodeado de aves, o seu pai era columbófilo e ao mesmo tempo também criava canários (sem raça definida). O Sr. Oliveira começou então por influência a sua criação, paixão que ainda hoje mantém. Aos 16 anos ficou com o plantel do seu pai, começou então a ler e a falar com algumas criadores, estes foram lhe dando dicas no que diz respeito ao cruzamento e criação de algumas raças específicas.

Em 1987, resolveu então começar a sua criação, optou por canários de cor.
Os seus primeiros reprodutores foram adquiridos ao senhor Reis, criador de Leiria, realça a ajuda do Sr. Augusto Reis e Rui Carolino.

Criadores com grande experiência e com muitos bons resultados em concursos internacionais (mundial de canários de cor).

Reconhece que fruto da sua inexperiência cometeu alguns erros, mas nunca desanimo, tendo ganho os seus primeiros prémios em 1988/89.
O seu plantel é hoje constituído por 48 casais, dispostos em gaiolas de criação, contando ainda com 2 voadeiras de apoio.

As classes que o Sr. António Oliveira cria são: Branco Recessivo e Albino, Amarelo intensivo nevado e lútinos, marfim, negro vermelho mosaico, castanho vermelho mosaico e Phaeo vermelho mosaico, de todas as classe o canário negro opala vermelho mosaico é a sua classe preferida, por que é a que lhe proporcionou as suas primeiras pontuações numa exposição ornitológica.
Sempre acompanhado pelo criador fui guiado numa visita pelas suas novas instalações. Estas são: amplas, bem proporcionadas, com uma boa circulação de ar e uma boa luz natural durante quase todo o dia.

Prefere alimentar as suas aves com sementes da “Pet Cup” profissional e usa por norma papa seco/húmida da marca “Canary”.
Probioticos – Sim
Antibioticos – Sim
Vitaminas – Sim
Minerais – Sim
Este criador tem um sistema básico de tratamento, começa por disparatisar as suas aves antes da época de reprodução, depois segue com um plano de vitamínico durante todo o ano, fazendo alguns intervalos de descanso.

Aos novos aconselha.
Procurar informação sobre as aves pretendidas, comprar os seus reprodutores a criadores que já criem as mesmas classes e trabalhe bem a linhas genéticas a alguns anos, procurar algumas referências sobre o criador escolhido, evitar os negociantes de ocasião (pessoas sem escrúpulos que visam o lucro rápido). Por último, ter cuidado com os AJUNTADORES DE PASSOS.

Sem comentários: