domingo, 13 de janeiro de 2008

Entre amigos com Armando Rodrigues

FICHA DO CRIADOR
Nome: Armando Simões Rodrigues
Clube ou Associação: Associação Ornitológica de Coimbra (A.O.C.) e Clube Ornitológica da Figueira da Foz (C.O.F.F.)
Espécies que cria: Canários de porte – Glosters e Norwich
Morada: Moita- Lousã
Contacto: 962 012 783


Tudo começou quando um amigo lhe ofereceu um casal de canários vermelhos.
Este foi o inicio de um hobby que dura até hoje.
Manteve os canários de cor durante 4 ou 5 anos, em 2003 optou por uma nova classe de canários, os canários de porte (Glosters).

O interesse por está classe de canários foi crescendo de dia para dia a ponto de hoje contar com um plantel de: 26 casais de glosters 1, 4 casais de Pheus, 2 casais de Norwichs e 1 voadeira total de 32 gaiolas .

Para este criador o gloster é sem dúvidas de entre as outras classes de canários o mais espectacular.
São aves: meigas, calmas, bonitas, de fácil tratamento e manutenção.

Este tipo de aves é só para quem gosta mesmo deste tipo de canário, não é uma ave muito comercial (tem épocas, como tudo) este ultimo ano (2007) muitos criadores voltaram a procurar está ave espectacular.Uma das muitas particularidades destas aves é a cabeça do gloster e a sua forma "redonda" quase sem pescoço.

Os canários de poupa desta raça são chamados coronas, e as aves sem poupa os canários consort.
Estas aves nos últimos anos também se apresentam em cores menos vistas (canela, branco, amarelo e cinzento/azul) já que o verde era a cor dominante nos concursos e exposição, com a abertura de novas classes nos glosters estas “novas cores” passaram a ganhar outra importância, diz este criador.

Reconhece no entanto que para conseguir um bom exemplar não é só uma questão de sorte, há que trabalhar muito, os resultados demoram alguns anos.
Tem participado em algumas exposições e está contente com os resultados obtidos, claro que espera melhorar a performance das suas aves este ano (2008).

Probióticos: sim
Vitaminas: sim
Minerais: sim
Antibióticos: sim


O criador segue um esquema de: prevenção, preparação e criação, este plano é gerir e ajustado conforme as necessidades das aves.

Conselhos aos novos criadores:
Devem este conhecer o melhor que poderem o standard e tudo o que está associado a raça que pretendem criar, procurar ler (inter net, livros) e falar com os criadores mais experientes, começar por aves se poderem de boa linhagem, mas puderam optar por aves mais baratas para ganhar mais experiência e conhecimento no modo como se tratam as aves durante todo o ano.
Visitar algumas exposições e feiras de aves e fazerem-se associados de um clube ou associação.


O meu muito obrigado por me ter recebido em sua casa.
Muito boas criações para 2008.

Sem comentários: