quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Aves silvestes - Fauna Europa. LUGRE - Carduelis spinus - Pintassilgo do Norte

Características: O Macho tem um género do “boina preta” e quando adulto pode ter um pequena “gravata “ também preta por debaixo do bico, a coloração amarela é mais intensa do que as fêmeas, as suas cores verdes e amarelas variam de indivíduo para indivíduo, as fêmeas são menos coloridas e não possuem preto na parte superior da cabeça.
Comprimento: O seu porte anda entre os 11,5 a 12,5 cm. Os Lugres são muito dóceis, fáceis de domesticar, em poucos meses de adaptação chegam a comer da mão do dono.

Habitat: O Lugre é comum nestes países: Europa, África Setentrional e Ásia. Esta ave silvestre pode ser vista a vaguear em: jardins, bosques, matas, charnecas das aldeias e cidades.


Híbridos: É uma ave que se adapta com alguma facilidade ao viveiro, sociável com outras aves silvestres e não só, há muitos criadores que os põem a criar com Canárias obtendo assim magníficos híbridos e excelentes cantores, estes são capazes de reproduzir tanto o canto do canário como canto do lugre, podendo em muitos caso fazer variantes dos dois tons.

Alimentação: Na natureza alimenta-se de um número grande de sementes, os pulgões das roseiras, hortaliças e arvores de fruto, a sua dieta vai variando com a época do ano, Primavera, Verão, Outono, e no Inverno para poder sobreviver migrar para outros países mais quentes.



Criação: Está ocorre durante os meses de Abril-Maio.
O Lugre quando está bem de saúde é um bom cantor, tem cantos diferentes, para os mais atentos devem ouvir como é diferente o seu canto na altura da corte e copula com a fêmea é uma coisa quase aflitiva.
O seu ninho é feiro de: musgo, penas, pelos de animais, em forma de taça num ponto alto de uma conífera, cedro, ou árvore de fruto, a incubação ou choco leva aproximadamente, 11-14 dias as suas posturas variam 4- 5, a sua coloração é azul-claros, com manchas avermelhadas, esta ocorre no período da sua nidificação.


Nota: O Lugre é uma espécie protegida por lei (como todas as aves silvestres) em Portugal, mas espera-se que a sua criação em cativeiro seja regulamentada pela Assembleia da República no presente ano 2008.
Noutros países onde já é permito a sua captura e criação em cativeiro, podem já ver-se mutações de fauna europeia de grande espectácularidade (F1,F2 entre outras).

Sem comentários: